20ª Sul-Brasileiro de Kart agitou a cidade de Caçador, em Santa Catarina.

20ª Sul-Brasileiro de Kart agitou a cidade de Caçador, em Santa Catarina.

O belo Kartódromo Tutas Olsen, em Caçador (SC), recebeu no último fim de semana quase 100 pilotos de para a disputa da 20ª edição do Campeonato Sul-Brasileiro Kart, um dos mais importantes eventos da modalidade no país. Com boa organização e estrutura impecável foram definidos os campeões de 12 categorias após vários treinos oficiais, tomada de tempos e três equilibradas baterias, das quais a última tinha um peso 50% maior que as primeiras.

O primeiro campeão saiu da categoria Júnior Menor e o título foi para São Paulo. Pedro Aizza largou na pole na última bateria depois de vencer as duas primeiras provas, mas foi surpreendido por Ricardinho Gracia, que logo nas primeiras voltas assumiu a ponta para mantê-la até o final, ainda que pressionado em alguns momentos pelo adversário.

Na decisão seguinte, válida pela Júnior, o paranaense José Muggiati Neto repetiu seu bom desempenho do primeiro dia, quando vencera as duas primeiras provas, e dominou também a corrida em Caçador, conquistando assim seu quarto título na competição.

A Novatos, terceira categoria a conhecer seu campeão, teve José Victor Backes na pole da corrida decisiva. O catarinense manteve a ponta, mas foi muito pressionado por Luiz Otávio Floss. A definição do título só se deu a poucas voltas do final, quando Backes conseguiu uma distância mais razoável de seu adversário para atingir o momento da comemoração.

A Mirim teve uma disputa intensa pelo título entre Heitor Dall’Agnol e Lucas Zanella. Heitor, que chegava à decisão como favorito, por ter dominado a pontuação no dia anterior, sofreu forte pressão de Zanella e, com muitas variações de diferença entre eles, a última volta foi tensa, com Dall’Agnol sagrando-se vencedor e bicampeão Sul-Brasileiro na categoria.

Uma das melhores provas desta edição do Campeonato foi a corrida decisiva da Cadete. Com diversas trocas de posição na mesma volta Antonella Bassani, Enzo Marins, Gabriel Malucelli e Gabriel Moura fizeram duelos de “gente grande” e o campeão foi definido apenas nas curvas finais, com Marins repetindo o feito de 2014 e comemorando seu segundo título.

Na Super Sênior o título de campeão ficou com Alexandre Rigon em uma prova com várias alternativas. Fernando Pastro, o pole position e vencedor das duas primeiras corridas, abandonou quando liderava, deixando a disputa para Rigon e Júlio Pires, que fizeram um belo duelo pelo lugar mais alto do pódio.

A Graduados, por sua vez, também ofereceu lindas disputas ao público. O primeiro líder foi Pedro Gurgacz, que dominou a prova decisiva por várias voltas até a chegada de Henrique Basso. O representante de Caçador não demorou muito a superar o piloto paranaense e partiu para o bicampeonato, não sem antes Gurgacz, Gabriel Sereia e Jeam Morlo participarem de uma bela disputa pelo vice-campeonato, que se definiu a favor de Sereia.

Campeão em 2012 pela Sênior B, Daniel Rotta repetiu a dose em Caçador e conquistou o título, desta vez na Sênior A, depois de vencer a segunda prova e terceira provas, descartando o terceiro lugar da primeira. Pela Sênior B, outra mostra de recuperação, agora com Fernando Túlio. Ele obteve dois terceiros lugares nas primeiras provas e depois venceu a corrida mais valiosa, superando Gonçalo Allage, que dominara o dia anterior.

A F4 teve três divisões e na primeira delas, a Graduados, o campeão foi Paulo Rosseti. O paranaense repetiu a campanha de Fernando Túlio, conquistando dois terceiros e sagrando-se vencedor na prova mais importante em Caçador. Na F4 Sênior o título ficou com Gabriel Goetten, vencedor da última corrida e que conquistou também um segundo e um terceiro lugar. O último campeão, da F4 Super Sênior, foi o caçadorense Ronaldo Riedi, dono de uma recuperação impressionante na última prova. Depois de largar em penúltimo, ele venceu e partiu para a comemoração de seu primeiro título no Sul-Brasileiro.

Confira todos os resultados: http://bit.ly/2q7ymmj

“Estou muito feliz em ter podido acompanhar, pessoalmente, as atividades desta histórica edição do Campeonato Sul-Brasileiro. Quero parabenizar a FAUESC e, também, ao Caçador Kart Clube, pelo excelente trabalho e cuidado com todos os detalhes. O pessoal está de parabéns e mostraram capacidade para realizar um representativo campeonato do kartismo nacional”, comentou Pedro Sereno, presidente da Comissão Nacional de Kart.

A organização do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart fica à cargo das federações de automobilismo do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Conforme o rodízio determinado por elas a próxima edição do Sul-Brasileiro, que comemorará 21 anos de sucesso ininterrupto, será em 2018, no Paraná.

Texto: Erno Drehmer | Foto: Flávio Quick
quick@quickcomunicacao.com.br