Thales mostra que tem futuro no Rally de Velocidade, acompanhando o ritmo dos veteranos e superando os obstáculos
Neste domingo foi disputada a 1º etapa do Rally Paulista de Velocidade em Itapetininga com 19 duplas largando em seis especiais (trechos crononometrados) programadas para a prova. O piloto novato Thales Cardoso, de apenas 19 anos, e o navegador Felipe Costa, de 26, representaram a Equipe Santista ACRT na categoria de entrada dos carros preparados, a A6 Light (motor 1.6, tração 4×2).
Na primeira especial do dia, a primeira passagem na especial de 9,4 Km, a dupla sofreu o primeiro susto. O extintor posicionado no inferior do banco do piloto, ítem de segurança obrigatório do Peugeot 207, acionou acidentalmente. Mesmo com a visão prejudicada e até sufocado, Thales manteve a calma e frieza, finalizando o trecho sem perder muito tempo.
Foi na segunda passagem nesta especial, visando a recuperação do prejuízo, que o piloto comprovou a sua evolução na pilotagem. Thales e Felipe foram os mais rápidos da categoria, baixando mais de 20 segundos o seu próprio tempo e superando as outras duplas. Foi a primeira vitória em especial do piloto que estreou em abril de 2014, superando competidores com muitos anos de rally.
Após o apoio mecânico no meio do dia a dupla partiu para as três passagens na especial de 14 Km. Na primeira, alguns erros e uma escapada da pista tirou as chances de liderança da dupla, somados ainda um furo de pneu no deslocamento. O contentamento era estar entre os cinco melhores na classificação geral e demonstrando o mesmo nível de competitividade dos concorrentes veteranos.
“Um rally rápido, bem divertido. O Thales ganhou a primeira especial da vida dele e estou muito feliz em fazer parte disso. Ele tem que subir alguns degraus, o primeiro era subir no pódio, alcançado no ano passado, depois vencer uma especial, o que conseguimos hoje. Os próximos passos seguem sendo vencer mais e mais especiais. Mas nesta etapa ele foi impressionante e está de parabéns”, parabenizou o navegador Felipe Costa, mais experiente e com a responsabilidade de formar o novo piloto.
Apesar dos sustos, o piloto também ficou contente com a evolução. “Hoje aconteceu de tudo. Extintor disparando sozinho, escapada, pneu furado e pra finalizar, deixamos o escapamento pelo caminho na última especial. Mas foi bom, estou mais tranquilo e acreditando mais. Agora quero manter este ritmo e continuar embolado com os concorrentes com mais bagagem”, disse Thales, apostando na fórmula.
O próximo compromisso da dupla já tem data marcada, nos dias 11 e 12 de abril e a cidade sede da próxima etapa será divulgada nos próximos dias. Confira os resultados e o calendário da temporada abaixo.
Agência Reflex
A dupla Felipe Khory/Nicolau Khoury tem patrocínio da Santa Rita Indústria Têxtil – O melhor e o mais moderno para o mercado de marcas próprias. A dupla Thales Oliveira/Felipe Costa tem o patrocínio da Suzaquim Indústrias Químicas – Preservando o meio ambiente. As duplas da Equipe ACRT contam com os os apoios da Cobreq – Tecnologia mundial no seu veículo e da Sparco – Líder Mundial em acessórios para amantes do Automobilismo.
Resultados do 2º Rally de Itapetininga – Categoria A6 Light:
1º Marcus Cotton/Eduardo Costa 29m59s1
2º Eduardo Pujadas/Alexandre Pujadas 30m03s1
3º Thales Oliveira/Felipe Costa 30m39s4
Calendário RPV 2015:
1ª etapa: 07 / 08 de Fevereiro – Itapetininga
11/04 a 12/04 – A definir
27/06 a 28/06 – A definir
18/07 a 19/07 – A definir
19/09 a 20/09 – A definir
12/12 a 13/12 – A definir
costinha2000@ig.com.br]