Apaixonado pelo automobilismo é uma definição das mais adequadas para Marcel Fachini, empresário de 49 anos que atua no ramo de automóveis: kartista desde os 13 anos, ele encontrou nas competições de automóveis radio-controlados uma forma de continuar ligado ao esporte enquanto consolidava suas duas empresas: a AMA Veículos e o Centro Automotivo M.Fachini, ambos em Amparo, interior de São Paulo. Há dois anos um amigo o convidou para acompanhar uma prova da F-1600 (foto de abertura/Marcos Pavan) e aí não teve mais volta:
“Eu comecei no kart, mas a vida não me deixou seguir carreira. Quando um amigo me apresentou a F-1600, o bichinho do automobilismo me picou forte e aí não teve jeito…”
Bi campeão Brasileiro e Paulista de automodelismo R/C nas categorias Buggy e Truggy 1.8, Fachini elogia o ambiente da categoria 1.600, que considera muito disputada e que tem custo acessível, “além de permitir que você acelere um fórmula, um verdadeiro carro de corrida”. Conquistar os dois títulos em 2022 foi uma jornada de altos e baixos e de grandes alegrias, como ele explica:
“Na segunda prova disputada no Velocitta eu e o Lucas Freitas no tocamos e acabei capotando. Como faltavam 15 dias para a prova final eu iria ficar de fora, porque não daria tempo de recuperar meu carro. Só consegui disputar a final por causa da generosidade o Alexandre Bonilha, meu colega de equipe. Ele já tinha garantido o título na classe Master e abriu mão de correr a final para me ceder seu carro.”
Assim como Bonilha, Fachini também deixa seu F-1600 aos cuidados de Juka Gandelin, que mantém sua oficina em Piracicaba.