Após mês de preparação, Guilherme Samaia foca no título da F3 Brasil Light

Após mês de preparação, Guilherme Samaia foca no título da F3 Brasil Light

Líder do campeonato aproveita novembro para intensificar a preparação para a última etapa do ano em Interlagos.

[Samaia andou bastante com o carro da F3 Light em novembro]
O longo intervalo entre as duas últimas etapas da temporada 2015 da F3 Brasil fez com que o piloto Guilherme Samaia, líder da classe Light com 156 pontos e sete vitórias no ano, intensificasse sua preparação para a derradeira rodada dupla do campeonato. As provas finais serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro no autódromo de Interlagos, em São Paulo, e Samaia tem 27 pontos à frente do vice-líder, Matheus Muniz. Com 30 pontos em jogo, o paulista de 19 anos necessita de apenas três para conquistar o título.

Piloto que mais venceu no ano, Samaia aproveitou o mês de novembro para treinar bastante com o carro da F3 Light e também de kart. O paulista esteve nos circuitos de Tarumã (RS) e de Cascavel (PR) com o objetivo de se manter na ativa, trabalhar o preparo físico e testar novos acertos para o chassi Dallara F301. “É sempre importante estar dentro do carro, não apenas do ponto de vista da parte técnica, mas também para melhorar o condicionamento físico. O trabalho na academia não é 100% fiel às condições que encontramos em uma corrida”, disse Samaia.

À parte, o piloto disputou a décima etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana na categoria Shifter e também destacou a corrida como fator importante no cronograma de treinos. “O kart ajuda muito na preparação porque tem reações rápidas, trabalhamos o tempo todo na pista e aprimoramos o reflexo, que é muito importante. Não é à toa que pilotos de várias categorias do automobilismo mundial treinam de kart quando estão de folga”, afirmou.

Samaia nunca disputou uma corrida no tradicional traçado paulistano, mas realizou sessões de treinos em agosto e não vê a hora de acelerar. “É um circuito bem seletivo, que proporciona boas corridas por apresentar curvas de alta e de baixa velocidade. Tem duas longas retas que também deixam as corridas bem emocionantes. Além disso, o asfalto é de primeiro nível e temos bastante aderência. Vamos manter o foco na preparação e chegar preparados para disputar o título”, finalizou.

Classificação do campeonato (pilotos):
1) Guilherme Samaia – 156 pontos
2) Matheus Muniz – 129 pontos
3) Igor Fraga – 83 pontos
4) Pedro Cardoso – 48 pontos
5) Andreas Visnardi – 45 pontos
6) Renan Pietrowski – 16 pontos
7) Felipe Ortiz – 9 pontos

Classificação do campeonato (equipes):
1) Prop Car – 219 pontos
2) Cesário F3 – 192 pontos
3) RR Racing – 75 pontos
4) EMB Racing – 0 ponto