Última corrida do piloto na pista italiana aconteceu em 1º de maio de 1994 na Fórmula 1
O paulista Christian Fittipaldi é um dos pilotos brasileiros que mais categorias já disputou. Da Fórmula 1, à Fórmula Truck, Copa Fiat, 24 Horas de Le Mans, Stock Car, entre muitas outras. Também é o único piloto do país a ter corrido até hoje nos três principais campeonatos do automobilismo mundial (F-1, Indy e NASCAR).
Fittipaldi se prepara agora para mais um desafio, a Superstars Series Internacional. O brasileiro foi convidado para disputar três etapas e vai correr pela equipe Swiss Team, a bordo de uma Maserati Quattroporte de 470 cavalos. Sua primeira participação acontece neste final de semana (dias 21 e 22), no circuito de Ímola, na Itália, quando será realizada a 2ª etapa da temporada.
“Vamos fazer um teste em Varano na quinta-feira e será o meu primeiro contato com a equipe e o carro. Mas não acredito que terei muitas dificuldades para me adaptar. Claro, que por ser a minha primeira corrida, fica sempre um ponto de interrogação, mas a expectativa é a melhor possível e espero ser competitivo”, comentou o brasileiro.
Retorno a Ímola 18 anos depois
A prova marca o retorno de Fittipaldi a Ímola, 18 anos depois sua última corrida no circuito Enzo e Dino Ferrari. “Foi justamente no dia 1º de maio de 1994, dia da morte do Ayrton (Senna). Eu corria pela Arrows na Fórmula 1. No ano seguinte, fui para a Indy e nunca mais voltei a competir em Ímola. Nunca andei no traçado com as mudanças que foram feitas, após o acidente com o Senna”, lembrou.
Fittipaldi vai “dividir” o carro com outro ex-piloto de F-1, o finlandês Mika Salo. “Vamos nos revezar na equipe. Ele fez a primeira etapa e estarei em algumas provas”, declarou o brasileiro, que vai correr também as etapas de Algarve, em Portugal (16 de setembro) e Vallelunga, na Itália (7 de outubro).
Na 1ª etapa da temporada, no início do mês, em Monza (Ita), Salo foi o sexto na primeira prova e terminou em 16º na seguinte. Os vencedores foram os italianos Max Pigoli (Jaguar) e Vitantonio Liuzzi (Mercedes). A abertura da temporada teve grande público no autódromo (mais de 30 mil pessoas) e mais de 20 carros no grid.
Em Ímola, o treino classificatório acontecerá às 10h10 (de Brasília) do sábado (21). No domingo (22), as provas terão suas largadas às 6h15 e 11h15 (também pelo horário brasileiro). As corridas têm a duração de 25 minutos, mais uma volta.
Acompanhe o piloto Christian Fittipaldi pelo twitter: @fittitweet
Mais informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves
Tel. 11 3473.4845
Cel. 11 8245.4511
fernanda@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br