Brasileiro de Kart: Thiago Oliveira será um dos favoritos na Paraíba

Brasileiro de Kart: Thiago Oliveira será um dos favoritos na Paraíba

O resultado na rodada dupla da Copa Paladino de Kart, também chamada de Open do Brasileiro de Kart, animou o paulista Thiago Lopez Oliveira (Dolly Guaraná/Academia B9/Scudo Automotive/Box100) para a disputa do certame máximo do kartismo nacional. A competição será realizada pela primeira vez no novo Kartódromo Internacional Paladino, em Conde, na Paraíba, no próximo final de semana (14 a 16/7).

“Ficar em terceiro na Copa Paladino, sem ter me preparado antecipadamente, mostrou que posso brigar pelo pódio e até pelo título do Brasileiro de Kart. Então vou ficar aqui na Paraíba, treinar neste início de semana, pra chegar na tomada de tempos em condições de brigar pela pole position e pelas vitórias”, animou-se o garoto de 14 anos de idade.

Por ter priorizado os campeonatos da categoria Rotax, Thiago Oliveira não tem disputado regularmente os certames que utilizam outros tipos de motores, como o Campeonato Paulista e a Copa São Paulo Light, que permitem que se vá desenvolvendo o chassi e a unidade motriz para o grande momento do kartismo brasileiro. Desta forma, o garoto foi acompanhar a sua equipe RR Racing Team, que iria participar do Open em várias categorias, e de última hora acabou aceitando o convite de seu coach Renato Russo para disputar as provas da categoria Junior.

“Participei dos treinos e rapidamente me adaptei ao circuito. Ao mesmo tempo fui ajustando o chassi Techspeed e o motor preparado pelo Tibola e percebi que estava competitivo. Aí fui me animando cada vez mais”, contou Thiaguinho, que fez o terceiro tempo na tomada de tempos para a primeira bateria e a segunda volta mais rápida para a largada da segunda bateria, a apenas 24 milésimos de segundo do pole position.

Na disputa da primeira bateria Thiago Oliveira chegou a cair de terceiro para o quinto posto, em virtude das acirradas disputas. Mas na sua recuperação estabeleceu a volta mais rápida da bateria e recebeu a bandeirada em segundo. Na corrida complementar o piloto da RR Racing Team partiu da segunda posição, mas na largada ficou pelo lado de fora e enganchou com outro kart e caiu para sétimo. Depois veio se recuperando, para receber a bandeirada em terceiro.

“Nas duas baterias eu preferi fazer quilometragem do que me envolver em disputadas desnecessárias que poderiam me deixar fora. Optei ser mais cauteloso, pensando em preservar o equipamento e também me focando no acerto do kart, pois afinal o Open é feito pra isso”, explicou o representante da Dolly Guaraná/Academia B9/Scudo Automotive/Box100, que ficou em terceiro na somatória de pontos, logo depois de Gianluca Petecof e Vinicius Ponce.

Em virtude do excelente desempenho, Thiago Oliveira e a RR Racing Team vão participar do Campeonato Brasileiro de Kart, com o objetivo de conquistar o título máximo. “Neste começo de semana vamos treinar bastante, desenvolver todo o equipamento, pra chegar na quinta-feira brigando pela pole position. Mas o importante mesmo é ter um bom kart para a bateria final, que vai definir o campeão. Estou muito entusiasmado pra buscar este título”, encerrou Thiago Lopez Oliveira.

O formato das disputas do Brasileiro segue a determinação da tomada de tempos, realizada na quinta-feira para definir o grid de largada das duas corridas classificatórias, que serão disputadas na sexta-feira. A soma de pontos dos resultados destas classificatórias define o grid de largada da Pré-Final e, finalmente, o resultado da Pré-Final define as posições da largada da Final, ambas ocorrendo no sábado. O vencedor da bateria Final será declarado Campeão Brasileiro.