Brasileiro termina o curso da Academia de Pilotos da Ferrari

Brasileiro termina o curso da Academia de Pilotos da Ferrari

http://cba.org.br/_img/dinamics/destaques/academia_ferrari.jpg

O brasileiro Murilo Della Coletta, campeão brasileiro de kart indicado pela Confederação Brasileiro de Automobilismo (CBA), e um dos quatro jovens pilotos escolhidos para a sexta edição do Campus of Ferrari Racing Academy, desembarcou na noite de domingo no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) acompanhado do presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão, Giovanni Guerra. Os dois estiveram durante três dias dentro da sede da Ferrari, em Maranello, na Itália.

O grupo escolhido pelo Santander, patrocinador da Ferrari tinha, além de Coletta , os espanhóis Marta Garcia e Javier Cobián, e o inglês Jack McCarthy, todos de idade entre quinze e dezessete anos. Após uma avaliação completa psicológica e física, os quatro kartistas participaram na quinta-feira (22) de um dia destinado à prática no circuito de Fiorano na Itália.

Seguindo o formato desenvolvido nesses seis anos de existência do curso, os kartistas, que por regra da equipe de Maranello não podem ter disputado campeonatos de fórmulas, depois de serem submetidos a um exame médico e físico passaram a uma extensa sessão no simulador.

O treinamento mental no segundo dia consiste em mostrar métodos de concentração e raciocínio, aguçando os reflexos de cada participante. “Não é uma disputa entre eles, o que vale na parte psicológica é a espontaneidade e o potencial de desenvolvimento do piloto”, explica Guerra, que acompanha jovens pilotos brasileiros no exterior para participarem de eventos no exterior.

No último dia do curso, os pilotos foram para a pista de Fiorano e, com a supervisão do engenheiro chefe de pista do time de Fórmula 1 da Ferrari, Luca Baldisserri, realizaram um teste prático pilotando um Fórmula 4.

O objetivo deste curso de curta duração é passar informações importantes para o futuro desses jovens competidores: melhorar o estilo de pilotagem, aprender a avaliar as condições da pista e como estabelecer uma relação construtiva com seus engenheiros para obter o melhor desempenho possível.

“O Murilo é mais um talento jovem que merece toda nossa atenção. Ficamos felizes em poder, através da CBA, colocar um piloto brasileiro em contato com o meio profissional como é o time da Ferrari”, comemora o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro.

Foto: divulgação/Ferrari

Dinho Leme
imprensa@cba.org.br
011.30450836
011.983397897