No mês em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, uma jovem catarinense de 15 anos não se intimida, acelera e representa a classe feminina no automobilismo brasileiro, mostrando que o esporte é para todos
Elas estão por toda parte. Hoje já atuam em diversas áreas, e inclusive naquelas que eram, ou ainda são, predominantemente masculinas. Mas nem por isso as mulheres se intimidam. A kartista Bruna Tomaselli é uma das provas disso. A atleta de apenas 15 anos foi a única representante feminina na primeira etapa da Seletiva de Kart Petrobras, que aconteceu no último fim de semana (2 e 3) no kartódromo internacional Aldeia da Serra, em Barueri, SP.
Natural de Santa Catarina, Bruna contou que está acostumada a ser a única menina no grid das competições que participa, mas afirma que isso não é um problema. “Estou acostumada com isso, normalmente não tem mesmo meninas nas competições de kart. De vez em quando tem mais uma ou duas, mas eu não me incomodo. E sempre entro na disputa para brigar de igual para igual”, contou a piloto.
Bruna também falou que a presença da mulher no automobilismo ajuda a divulgar que o esporte é para todos. “Fico orgulhosa em representar as mulheres e mostrar que esse é um esporte para homens e mulheres”, disse.
A jovem, que ainda não conseguiu vaga para a final da Seletiva de Kart Petrobras, falou da importância do evento. “A Seletiva tem um prêmio importante e pode ajudar bastante na minha carreira. Quero brigar para chegar na final e quem sabe ser a primeira mulher a vencer”, finalizou.
A próxima etapa da Seletiva de Kart Petrobras acontecerá no dia 20 de abril, no kartódromo internacional da Granja Viana, em Cotia (SP).
Veja quem já está selecionado para a final de 2013:
Vitor Baptista (SP)
Bruno Bertoncello (RS)
Renato Silveira Jr. (RJ)
Para as TVs interessadas, o link do ftp para download da entrevista com Bruna Tomaselli é: http://videos.fgcom.com.br/Seletiva/Aldeia/
Para os sites, a entrevista está disponível no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=9iwwhxEGTSw
Os vídeos são liberados para uso jornalístico.
Seletiva de Kart Petrobras – Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva é composta por seis etapas classificatórias, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos são selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 14 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.
Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).
O campeão da Seletiva de Kart Petrobras de 2013 mais uma vez receberá o maior prêmio do kartismo nacional (123 mil reais). O vice-campeão ganhará 8,5 mil reais, e o terceiro, 3,7 mil reais. A premiação total da temporada (somando as quantias distribuídas nas etapas classificatórias) chegará a 145 mil reais.
O calendário completo da 15ª edição da Seletiva de Kart Petrobras será divulgado em breve.
Os campeões da Seletiva de Kart Petrobras:
1999 – Danilo Dirani (SP)
2000 – Júlio Campos (PR)
2001 – Sérgio Jimenez (SP)
2002 – Rafael Daniel (SP)
2003 – Rafael Daniel (SP)
2004 – Rafael Daniel (SP)
2005 – Guilherme de Conto (PR) – Graduados A e Gabriel Dias (PR) – Graduados B
2006 – Guilherme de Conto (PR) – Graduados A e Felipe Guimarães (DF) – Graduados B
2007 – Rafael Suzuki (SP)
2008 – Leonardo Cordeiro (SP)
2009 – Jonathan Louis (PR)
2010 – Felipe Fraga (TO)
2011 – Felipe Guimarães (DF)
2012 – João Vieira (TO)
Informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Caio Scafuro/ Paula Maia
Tel. 11 3473.4845
fernanda@fgcom.com.br/ beatriz@fgcom.com.br /caio@fgcom.com.br / paula@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br