Com dois pódios, Sargo retoma a vice-liderança do Paulista de Marcas e Pilotos

Piloto supera problemas de baixo rendimento do motor e escapa de grave acidente na etapa
A terceira etapa do Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos aconteceu no último domingo (8), em Interlagos, São Paulo. Batizado de GP Celso Miranda, em homenagem ao jornalista e apresentador, a competição teve 39 carros formando o grid de largada da primeira bateria.

Com uma deficiência de performance do motor durante todo o final de semana, o paulista Ricardo Sargo (Engebras Compressores / JP Salva / Fast Racing / Colinha) não conseguiu o resultado que esperava no treino classificatório, largando apenas do 10º posto.

“Não tivemos o melhor conjunto para a classificação, mas em condição de corrida a coisa é diferente, podemos ser constantes e buscar um resultado melhor.” dizia o piloto antes das provas. E foi o que aconteceu. Na primeira bateria, Sargo ganhou três posições na largada, mas não conseguiu avançar mais. Após diversas trocas de posições, terminou a prova em nono na classificação geral, o que lhe deu o sexto lugar na classe Super, a principal do certame.

A segunda bateria foi marcada por um grave acidente logo na primeira volta, envolvendo cinco carros, e três pilotos tiveram que ser removidos para hospitais da região. A prova seguiu com o Safety Car liderando o pelotão por mais seis voltas, até que a pista fosse liberada.

Retomada a corrida, Sargo travou intensa disputa com Aldo Piedade Jr. pela quarta posição na prova, que lhe daria o segundo lugar na classe Super. Sargo chegou à frente do adversário, e comemorou o resultado. “Foi bem difícil essa etapa, tínhamos um problema de performance bem sério. Mudamos o mapa do motor várias vezes desde os treinos, mas hora o problema era na retomada, hora em alta rotação. Então sempre havia uma faixa de rotação do motor em que eu perdia muito.” disse o piloto, e completou: “Conseguir dois pódios em uma situação dessas é algo que tenho que comemorar.”

O vencedor das duas baterias foi o mineiro Wanderson Freitas, que disparou na liderança do campeonato. Freitas tem 114 pontos, conquistados após cinco vitórias em seis corridas disputadas. Além dele, o único piloto a vencer este ano foi exatamente Sargo, que conquistou o lugar mais alto do pódio na prova de abertura do campeonato.

Com os resultados do final de semana, Ricardo Sargo volta a ocupar o segundo lugar na tabela de classificação – posição que havia perdido após a segunda etapa -, com 67 pontos conquistados. Logo atrás dele estão Caio Clemente, com 65 pontos, Aldo Piedade Jr., com 62 e Claudio Roscoe, o campeão de 2011, com 48 pontos.

O Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos terá a quarta etapa realizada ainda no mês de abril, no dia 22, com provas às 10 e 13 horas, em Interlagos.