Corrida 20/03/1949: IV GP Cidade de S.Paulo..

Corrida 20/03/1949: IV GP Cidade de S.Paulo..

Os Preparativos da Organização:
Graças ao esforço e dedicação do Sr.Arnaldo Borghi, grande animador do esporte a motor, foi idealizado o III GP da Cidade de São Paulo, disputado no autódromo de Interlagos em 20/03/1949, domingo.

Foi a inauguração da Temporada Internacional de 1949, administrada pela COTI, “Comissão Organizadora da Temporada Internacional”, que com antecedência planejada recebeu as inscrições, na Rua Maria Tereza 96, tanto para a preliminar quanto para a prova principal de domingo, pelo Sr. Pedro Santalucia. Já na sede do Automóvel Clube Brasileiro (ACB) foi o “Barão” Wilson Fittipaldi que recepcionou os inscritos. Ambos eram membros da Comissão Esportiva do ACB.

A comissão organizadora trabalhou muito para impressionar os estrangeiros que viriam correr.

Providências para não ter nenhuma falha de ordem interna e também pública foram tomadas.

Arquibancadas e gerais de Interlagos foram reformadas e ampliadas.

Na pista removeram a terra e tiraram os desníveis e buracos.

Ofícios e requerimentos foram entregues às autoridades locais e da subprefeitura de Santo Amaro, para que tudo estivesse em ordem para a realização da corrida.

As “estradas” que ligam o bairro Santo Amaro ao autódromo foram recapeadas.

Uma linha de ônibus especial da CMTC iria partir do Anhangabaú até o autódromo por Cr$ 3,00, desde às 9 horas. Outra de Santo Amaro custava Cr$ 1,00.

As entradas ao autódromo foram reparadas permitindo fácil acesso dos veículos que se destinavam à pista.

Os Ingressos à Venda – Preço Corrida e Treinos:
80 Camarotes especiais (com lugar para automóveis) Cr$ 500,00.
384 Camarotes descobertos Cr$ 300,00.
Arquibancadas Cr$ 50,00.
Gerais Cr$ 20,00.
Treinos de sábado Preço único de Cr$ 10,00.

Nos treinos, os portadores de ingresso do dia 20 (corrida) podiam freqüentar qualquer um dos lugares.

Inscritos:
Primeiro piloto a se inscrever para a prova, o português Antonio Fernandes da Silva tinha uma Maserati doada pela colônia lusa do Rio de Janeiro, onde era radicado.

Os outros estrangeiros esperados estavam na Argentina onde disputaram 4 provas: Giuseppe (Nino) Farina (vencedor da Corrida de Mar Del Plata), Alberto Ascari (vencedor do GP Buenos Aires, Palermo e 3º no Circuito de Rosário), Luigi Villoresi e Juan Manuel Fangio.

Foram convidados, mas não vieram: o príncipe tailandês Bira, o inglês Reg Parnell e o argentino Fangio.

O principal brasileiro inscrito era o paulista Chico Landi campeão sul-americano e considerado o 3ºpiloto do mundo em 1948.
Os outros inscritos foram Moacir Carlos Leite, Jaime Neves, Francisco Marques, Hans Ravache, Francisco Credentino, Antonio Parra e Osmar Fernando Lage.

Entre os pilotos cariocas eram esperados Henrique Casini (Alfa Romeo 3000), Anuar de Góis Daquer (Maserati 1500), Gino Bianco (Maserati 3000 alugada do Chico Landi) e Aloísio Fontenelli (Alfa Romeo 2300) mas nenhum deles correu.

Rodrigo Valentim, revelação do automobilismo carioca em 1941, adquirira uma Maserati de Villoresi e também não correu preservando assim, seu carro para a Gávea, corrida do domingo seguinte.

Rodrigo Miranda foi substituído por Hans Ravache e Rubens Abrunhosa também não correu.

Estrangeiros – Recepção e Fatos:
Os carros de Villoresi, Farina e Ascari chegaram a São Paulo, na 2ª.feira, dia 14 e a maioria dos bólidos que estavam no Rio, chegaram de avião no dia 15.

Villoresi foi o primeiro italiano a chegar ao Rio de Janeiro. Ascari, Farina, o jornalista italiano Felipini e o mecânico Bertochi chegaram juntos, no mesmo vôo, dois dias depois.

Recepcionados pelo Sr.Pedro Santalucia, eles viajaram juntos para São Paulo, dia 11, na 6ªfeira.

Na chegada, a Comissão Esportiva do ACB, dirigida por capitão Eugenio Menescal Conde, saudou os estrangeiros com um coktail no restaurante do aeroporto.

Houve também um jantar no Restaurante Spadoni, na Avenida João Santo Mauro, promovido pelo volante JABURU (João Sauto Mauro), homenageando Villoresi, Farina, Ascari e os cronistas especializados em automobilismo afiliados ao ACB.

Treinos, Tempos e Grid:
Atraso do navio impediu que o primeiro treino –domingo dia 13- tivesse participação dos estrangeiros.

Para não frustrar o grande público presente, Villoresi, Farina e Ascari deram voltas nas pistas com os carros super-esporte da corrida preliminar.

Segundo o piloto Francisco Marques os brasileiros teriam chances de vitória devido ao equilíbrio da potência dos carros. Na verdade, os carros dos brasileiros, em atividade em mais de 2 anos, não sofriam manutenções periódicas eficientes como os bólidos dos italianos. Daí, a potência do Maserati 1500cc de Landi era inferior às dos italianos Villoresi, Ascari e obviamente à Ferrari 2000cc de Ascari.

O falecido Varzi vendera seu Alfa Romeo 3000cc para Chico Landi. O brasileiro, em algumas provas, chegou à frente de Varzi e Villoresi com esse Alfa. Mais tarde, o carioca Henrique Casini comprou este Alfa Romeo 3.000 de Chico Landi e baseado no prestígio de Landi, prometeu que o emprestaria para ele correr na prova. Em contrapartida, Chico cederia sua Maserati 1.500 cc para Moacir Carlos Leite que cederia seu carro para o estreante Felipe Carmona.

Animado por participar com a Alfa Romeo 3000 cc, Landi declarou no sábado “Estaremos em luta e espero que com a Alfa eu possa igualar os famosos volantes italianos. Acredito num amplo sucesso da corrida e creio que o espetáculo para o público será maravilhoso”.

Abaixo, segue alguns tempos dos treinos não classificatórios, realizados durante a semana da corrida (recorde da pista era de Chico Landi com 3’43”00):

Farina 3’51”00, 3’49”00, 3’50”00, 3’48”00 e 3’59”00; Ascari 3’59”00 e 3’56”10; Landi 4’00” 00; Credentino 4’31”00; Villoresi 4’40”00, 3’55”00, 4’20”00 e 3’59”00; Moacyr Carlos Leite 4’31”00; Antonio Parra, Osmar Lage e outros não tomaram tempo.

Abaixo os inscritos oficiais que participaram da prova:
Nº PILOTO CARRO
3 Francisco Landi Maserati 1500
4 Moacir Carlos Leite Maserati 1500
6 Jaime Neves Alfa Romeo 3000
8 Francisco Marques Maserati 1500
10 Hans Ravache Alfa Romeo 2300
12 Francisco Credentino Maserati 3000
14 Antonio Parra Alfa Romeo 3000
16 Antonio Fernandes da Silva Maserati 1500 (Portugal)
20 Osmar Fernando Lage Maserati 1500
22 Alberto Ascari Maserati 1500 (Itália)
32 Luigi Villoresi Maserati 1500 (Itália)
36 Nino Farina Ferrari 2000 (Itália).
Um calor grande e o início da chuva marcaram as eliminatórias para o grid da corrida, no sábado, às 16 horas (filas no formato 4-3-4-1) :
1 Farina 3’53”20 (10”20 além do recorde de Landi).
2 Ascari 3’57”40
3 Landi 4’06”00
4 Jaime Neves

5 F.Marques 4’06”00
6 F.Credentino
7 Villoresi

8 H.Ravache
9 A.Parra
10 Moacir C.Leite
11 Antonio F da Silva

12 Osmar F.Lage
A forte chuva repentina impediu que Villoresi, Jaime e Credentino fizessem melhores marcas, enquanto os demais concorrentes não marcaram tempo.

A surpresa decepcionante:
Muito do entusiasmo do Brasil por Chico Landi largando na 1ª.fila, “foi por água abaixo”, quando foi anunciado que ele largaria com sua fraca Maserati e não com seu ex-carro Alfa Romeo, emprestado.

Isso porque Henrique Casini mudou de idéia em ceder seu carro para Landi, em prol de conservá-lo para a corrida da Gávea, no dia 27; e nem viajou para SP!
Ele, que se prontificou a ceder o Alfa Romeo para Landi, não teve a dignidade de cumprir a palavra empenhada.
O coronel Santalucia foi testemunha do acordo entre Landi e Casini. Com isso, os organizadores da temporada internacional tomaram providências urgentes para transportar o carro por via aérea. No domingo da prova, um avião fretado ficou à disposição de Casini no aeroporto Santos Dummont. Casini simplesmente não apareceu e nem deu satisfações. Daí, não embarcou o Alfa para São Paulo…
Tal atitude repercutiu muito mal e falou-se até a uma punição do ACB para Casini.

Preliminares:
O jovem carioca Gilberto Machado (Citroen ) com o vidro do pára-brisa estilhaçado, venceu na Turismo até 2000cc.
Luciano Bonini (Allard) venceu na Turismo Super-esporte, Rafael Garginho (Ford) triunfou na categoria Turismo Carros Adaptados e o gaúcho Aristides Bertua (Chevrolet) na Turismo Força-Livre.
Como nostalgia da época, houve uma corrida de carros fabricados até 1921: o percurso foi uma volta na pista e o carro mais antigo ganhou uma medalha.

Isso tudo e mais a corrida principal foi filmado pelo Laboratório Regina Produtora Ltda. Onde estará esse filme hoje?

A Corrida:
Como celebridades estavam presentes o Sr. Francesco Borgonovo, Presidente do Automóvel Clube da Argentina, a convite do ACB e o conhecido Cônsul Manuel de Teffé, presidente da comissão esportiva do ACB.

Às 15:45 horas, diante de oitenta mil pessoas presentes no autódromo, foi dada a largada.

Farina pulou na frente seguido de Landi, Villoresi, Ascari e Fernandes

Ravache com falha no motor saiu em último.

Na reta oposta Landi levanta o público ao encostar-se a Farina e assumir a ponta, na entrada da Curva 3, numa ultrapassagem com grande perícia e arrojo, sobre a Ferrari do italiano.

Fechando a 1ªvolta a ordem era Landi, Farina muito perto, Ascari e Villoresi. Logo depois passaram Marques, Credentino, Fernandes e muito depois, os outros.

Landi, com muita perícia, ganhava vantagem nas curvas e perdia terreno para os italianos nas retas.

Na 2ªvolta, Villoresi assumiu a ponta.
Nessa volta, Moacir abandona a prova com vazamento de óleo, devido ao cano furado.

Na 4ªvolta Antonio Parra entra no Box com o cano de óleo partido e abandona.

Farina ultrapassa o líder Villoresi na 5ªvolta e abre uns 300m. do compatriota.
Ascari e Landi já não acompanhavam os dois ponteiros.

Chico Landi não correu da volta 8 até a 11 (confira no mapa da corrida, abaixo). Ele foi obrigado a desistir no início da 8ªvolta, quando ocupava o 4ºposto, com o mancal da biela fundido. Isso ofuscou o entusiasmo do público, mas depois…
Muito gentil, o piloto campineiro veterano Francisco Credentino, ocupando o 6ºposto, parou no Box na 11ªvolta e gentilmente, num belo gesto esportivo, cedeu seu carro para Landi, fato antecessor ao GP da Itália 1956, quando Fangio haveria de abandonar e, Collins concorrendo ao título pararia para trocar pneu e entregar seu Ferrari para Fangio dizendo-lhe: “Suba Maestro. Eu sou mais jovem e daí tenho muito tempo para ganhar um título”. Fangio chegou em 2º e conquistou seu 4ºtítulo mundial…

Voltando a Interlagos, tanto Landi, quanto a atitude glamorosa de Credentino, foram arduamente aplaudidas pelo público presente e também pelos assistentes da prova.

Jaime Neves desistiu logo depois.

Na 9ªvolta Farina entra no Box para trocar os pneus.

Ele volta em 5ºlugar e na 10ªvolta é o líder Villoresi que entra no Box para trocar os pneus. Ele volta em 2ºlugar.
Ascari assume a ponta por duas voltas e forçado a entrar no Box perde a liderança para Villoresi, na 13ªvolta, mantendo-a até o fim das 20 voltas.
Ascari entra novamente no Box na volta 14 por problemas mecânicos e Fernandes assume o 2ºposto. Com os problemas de Ascari, Marques assume o 3ºposto e ameaça seriamente a posição de Fernandes.
Na 15ªvolta, Farina vinha na 4ªposição e perde a roda direita traseira na Curva do Lago desistindo com seu carro bastante danificado.

As quatro voltas seguintes foram de uma perseguição implacável de Marques sobre Fernandes que ocupava o 2ºposto.
Francisco Marques e Antônio Fernandes da Silva fizeram o grande espetáculo da prova duelando pelo 2ºposto, decidindo justamente na última quando o brasileiro ultrapassou o português para chegar com ele “colado”.

Honrando a atitude de Credentino, Landi pilotou magistralmente e devido as péssimas condições de um dos pneus nas duas última voltas, terminou num honroso 5ºlugar.

O contratempo com Landi, os problemas de Ascari e o acidente de Farina facilitaram a vitória tranqüila de Villoresi e ele só perderia a prova se fosse obrigado a parar por 2 ou 3 minutos…

Largaram 12 carros e terminaram 6 na seguinte ordem.
1) L.Villoresi 1h20’30”90 118,636 km/h 20 voltas
2) F.Marques 1h22’50”80 115,297 20 voltas
3) Antônio Fernandes da Silva 1h22’51”70 115,276 20 voltas
4) Alberto Ascari 1h20’38”80 112,520 19 voltas
5) C.Landi 19 voltas
6) H. Ravache

Farina, por ter feito a melhor volta da prova (quando líder na 6ªvolta: 3’47”60 média 125,905 km/h), recebeu uma medalha de ouro oferecida pelo jornal “O Correio Paulistano”.

Fotos:Jornal “Correio Paulistano

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