De 21º para 6º, Gianluca Petecof faz grande corrida de recuperação no Europeu de Kart

De 21º para 6º, Gianluca Petecof faz grande corrida de recuperação no Europeu de Kart

Correndo pela primeira vez no Circuito Fernando Alonso, na Espanha, representante da Academia Shell Racing foi um dos destaques da prova final da 2ª etapa e está em 13º entre 70 pilotos na classificação geral do campeonato

A segunda etapa do Campeonato Europeu de Kart, disputada neste fim de semana, em Oviedo, na Espanha, teve um desfecho muito positivo para Gianluca Petecof, que comprovou um grande poder de reação. O paulista de 14 anos teve uma tomada de tempos difícil, mas conseguiu evoluir em todas as baterias classificatórias e garantir um lugar na final. Nesta corrida, ele brilhou em condições traiçoeiras da pista úmida e saiu da 21ª posição para terminar em 6º, entre os 56 participantes da categoria OK.

Depois de conquistar sua primeira vitória na nova categoria, em uma das provas classificatórias da primeira etapa, na Itália, Gianluca chegou animado para a segunda rodada, com o desafio de correr em um circuito desconhecido. Essa foi a primeira vez que o Circuito Fernando Alonso – complexo do bicampeão de F1 – sediou um evento oficial da CIK-FIA (órgão responsável pelo kart na Federação Internacional de Automobilismo). Após três dias de treinos livres, Petecof teve uma boa adaptação e já estava entre os mais rápidos.

No sábado, os pilotos foram divididos em três grupos para a classificação, onde Gianluca não teve a performance esperada, ficando com o 35º lugar geral. Nas baterias classificatórias, ele ficou em 8º lugar em duas provas, além de um 10º e um 12º, e assim se garantiu na disputa da final, com o 21º lugar em um grid de 34 pilotos.

Na corrida final, disputada neste domingo (11), a chuva acabou tendo papel determinante. Na largada, com todos os pilotos de pneus slick e a chuva começando, Gian caiu de 21º para 29º, mas logo a chuva se intensificou muito, e ele conseguiu avançar 15 posições em duas voltas, superando as condições difíceis da pista. Com três voltas completadas, a organização interrompeu a corrida com bandeira vermelha, para que os pilotos pudessem colocar pneus de chuva. Porém, logo parou de chover e já se formou um trilho de pista seca, então eles permaneceram com os mesmos pneus, mas sabendo que fora do traçado ideal a pista estaria úmida e suja. Após a relargada, o piloto da Tony Kart veio com ritmo forte e ultrapassagens consistentes para completar as 22 voltas em 7º. Ele ainda herdou uma posição, pois outro piloto foi punido em 10 segundos por estar com o bico solto, e ficou com o 6º lugar na etapa.

Com o resultado, Gianluca Petecof já figura em 13º na classificação geral, entre 70 pilotos que participam do campeonato. O Europeu de Kart ainda terá mais três etapas, na França (Le Mans), Finlândia (Alaharma) e Suécia (Kristianstad).

Gianluca Petecof:

“Foi uma final cheia de emoções, mas deu tudo certo. A semana começou difícil, pois eu não conhecia a pista, nos treinos conseguimos evoluir, mas a classificação não foi boa. Depois, consegui recuperar bem em todas as corridas classificatórias, sempre ganhando 4 ou 5 posições em todas elas. Na final, estavam todos de pneus slick, mas começou a chover pouco antes da largada e se intensificou nas primeiras voltas, quando já tinha avançado boas posições. Depois da relargada, com a pista seca, consegui encaixar bem o ritmo e recuperar mais ainda, então o 6º lugar foi um ótimo resultado final. Foi uma corrida muito difícil, pois a pista estava suja, escorregadia, mas foi um saldo muito positivo para o nosso fim de semana. Estou a apenas cinco pontos do top-10 no campeonato, e agora vamos seguir trabalhando para estar mais perto de um pódio ou mesmo de uma vitória nas próximas etapas”.

Sobre a plataforma da Raízen em motorsport:

A Raízen, por meio da marca Shell, promove a maior plataforma de patrocínio em esporte a motor no Brasil, a Academia de Pilotos Shell Racing. A marca apoia oito pilotos entre as modalidades do kart, Brasileiro de Turismo, Stock Car e Porsche Império GT3 Cup. O projeto está em linha com a estratégia global da marca, que, além do mais longevo patrocínio do automobilismo mundial com a Scuderia Ferrari na F1, está presente na Nascar, Indycar, V8 Australiana e Campeonato Mundial de Endurance.
Na temporada 2017, a Raízen patrocina o piloto Gianluca Petecof por meio do projeto “Formando um verdadeiro campeão” (promovido pelo Kart Clube Granja Viana), incentivado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.

CONTATOS

Gianluca Petecof
Mariana Viegas
mariana.viegas@eversports.com.br
11 97175.9015

Academia Shell Racing
Luis Ferrari
press@luisferrari.com.br
11 98666.8307