Adrenalina e nervos à flor da pele. Neste sábado, dia 6, o grande campeão da Copa ECPA de Velocidade levantará o tão cobiçado troféu. O título está em aberto nas três categorias do certame de Marcas e Pilotos, Super, Light e Novatos e 12 pilotos têm chances reais de serem os vencedores.
A disputa pelo título envolvendo seis pilotos na Super, três na Light e três Novatos se deve as mudanças na regra deste ano. A inversão do grid de largada na segunda bateria da rodada dupla, com os seis primeiros colocados na primeira prova se mostrou um sucesso e deixou o campeonato mais equilibrado.
“É incrível chegar à última etapa de um campeonato com uma disputa tão acirrada. Na Super, temos os três primeiros colocados empatados tecnicamente e, com certeza, a decisão vai ser eletrizante e imprevisível”, afirmou dito Giannetti, organizador do evento.
Com a regra do grid invertido, os seis primeiros colocados na primeira bateria tem suas posições invertidas durante a largada da segunda bateria. Assim, o 1º largará em 6º lugar, o 2º em 5º lugar e assim por diante, até o 6º que largará na pole position.
A rodada acontece em duas baterias com duração de 15 voltas pelo circuito de 2001 metros, onde os competidores das três divisões entraram na pista juntos, formando um grid único, porém pontuando separadamente.
Entre os Novatos, Rafael Matta tem 236 pontos, mas capivarianos Mauricio Quagliato e Rodrigo Palace, com 152 e 146 pontos, tem chances matemáticas graças a lei do descarte que faz com que cada competidor descarte seus quatro piores resultados.
Na Light, a briga está praticamente polarizada entre os pilotos Alexandre Barbosa e Carlos Zilio, que estão separados por 26 pontos. Sendo que há 43 em jogo na etapa final. Neimar Barbosa, com chances matemáticas, ainda respira, mas depende de um milagre.
A disputa mais emocionante será travada entro os pilotos da Super, a categoria principal tem seis pilotos com chances de conquistar o título da temporada. A Liderança é de Neto Datti, com 181 pontos. Em segundo aparece Rodrigo Stefanini, que tem 178. A dupla formada por Gustavo Favoretto e Rodnei Mazieri, vem na terceira posição, com 175 pontos.
Quarto colocado, o piloto de Sertãozinho Lamartine Pinotti tem 169 e segue o pelotão da frente. Luiz Alves, de Sumaré, tem 130 pontos e possui chances remotas, precisando de uma improvável combinação de resultados.
Clássicos de Competições
Além do Marcas e Pilotos, os apaixonados por automobilismo poderão curtir ainda as provas dos Clássicos de Competições. Com a disputa de duas provas, essa categoria que agrega carros representativos das décadas de 1950, 1960 e 1970, forma um grid com veículos como DKW, Gordini, Fusca, Chevette, Fiat 147, Corcel, Puma, Miura, Bianco, Karmann Ghia, Doginho, Passat, Opala, Alfa Romeo, BMW, Porsche, Topolino e Carreteras V8.
Track Day
Além das provas decisivas, o autódromo do ECPA terá outro evento. Após as provas, haverá mais uma edição Track Day, com a pista aberta onde os proprietários de veículos comuns podem levar seus carros para o circuito e participar de uma divertida prova de regularidade.
Organizado pelo Crazy For Auto, o evento é voltado para quem curte emoção e alta velocidade. Neste track day, os pilotos de rua podem testar toda a potência e estabilidade de seus veículos com total segurança.
______________
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa ECPA
(19) 3302.0100
divulgacao@engenhodanoticia.com.br
Twitter: @Engenho_Noticia
Facebook: Engenho da Notícia