Emoção até o fim na grande decisão do ECPA de Arrancada

Emoção até o fim na grande decisão do ECPA de Arrancada

Se uma palavra pode resumir como foi a grande final do Campeonato ECPA de Arrancada, que aconteceu neste último fim de semana (dias 7 e 8 de novembro), essa seria sensacional. A emoção, que tomou conta das provas finais, disputadas na reta do autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, foi intensa com a os pilotos chegando ao limite.

A quinta etapa do ano definiu os campeões em 10 categorias, das 19 que competiram, tendo sido disputada por 120 pilotos inscritos que entraram na pista no sábado e domingo. A pontuação dobrada nesta última prova do certame contribuiu ainda mais para esquentar a final, que não teve a decisão por mata-mata devido a chuva, e os competidores correram apenas as quatro baterias classificatórias.

“Não tenho palavras para definir o encerramento dessa décima temporada do ECPA de Arrancada. Foi um sucesso absoluto, tanto quanto a presença de pilotos como a emoção final em cada disputa”, definiu a organizadora Danny Giannetti. “O formato de disputa, que previa pontos em dobro no sistema de pontuação agradou a todos e deixou a decisão ainda mais empolgante”, completou.

Na Dianteira Turbo C, Marcelo Trigo liderou praticamente todo o campeonato, mas sempre por uma margem pequena e, mesmo fazendo um bom tempo, precisou esperar até a última arrancada da categoria para soltar o grito de campeão, pois poderia ser ultrapassado.

“Felizmente marquem um bom tempo no início da quarta bateria e ninguém mais me superou”, afirmou o empresário de 29 anos da cidade de São Bernardo do Campo. “Desde que comecei a competir, em 2009, sonhava com essa conquista”, disse sem modéstia o piloto da equipe Nicola Turbo.

Apesar de ser a categoria com maior número de participantes, apenas dois pilotos chegaram à última etapa com chances de título na Dianteira Turbo B e o líder da categoria, Michael Miyamoto, de Araçatuba, nem precisou fazer muita força, já que a segunda colocação foi suficiente para se consagrar.

“Comecei a correr no ano passado, mas o primeiro ano acabou servindo de aprendizado, mas planejei que correria em 2015 para tentar ganhar. E foi incrível, pois tudo saiu como planejado. Devo esse título a equipe Peninha Street, sem eles não ganharia”, disse emocionado o dentista que tem a arrancada como hobby.

Uma virada sensacional marcou a Dianteira Turbo A, Edvan Hilário de Menezes e Alexandre Mizukami entraram empatados na grande decisão, mas Edvan vinha mantendo a liderança da categoria, durante as três primeiras arrancadas.

“Sabia que tinha que ser uma puxada perfeita”, disse Mizukami que até então estava atrás de Edvan. O piloto campineiro entrou no carro e acelerou forte para marcar a segunda posição da categoria Turbo A e empurrar o adversário para baixo. “Acho que fui premiado pelo esforço. O carro teve vários problemas mecânicos ao longo do fim de semana, mas trabalhamos rápido e sempre de forma eficiente”, afirmou o piloto da equipe Kadu Racing.

Na Força Livre Dianteira, Sergio Roberto Caetano Ganga não deu sopa ao azar, marcou um tempo bem baixo logo na primeira bateria do sábado e, depois, só administrou os adversários para voltar a vencer no ECPA de Arrancada. “Nesse ano, tudo deu muito certo, depois de ganhar outros títulos no Paraná e em Santa Catarina, desejava muito conquistar Piracicaba, onde já detenho o recorde”, afirmou.

A decepção também fez parte das muitas sensações desta grande decisão. Mesmo sem vencer, Gylliard Tomaselli manteve primeira posição e se consagrou campeão da Dianteira Original. Fabiano Maldonado, que apesar de vencer e marcar o recorde da categoria, teve que se contentar com o vice-campeonato, por uma diferença pequena de pontos.

“Era uma tarefa difícil, pois o segundo lugar dava o título ao Gylliard. Então de pouco adiantou vencer, já que ele chegou logo atrás. O recorde acabou sendo um prêmio de consolação”, afirmou o piloto da equipe Autotec, que estabeleceu a marca de 6s912 na categoria DO.

Na Força Livre Traseira, vitória e título para Alexandre Cardoso Castanheira. Mesma situação na Traseira Original, com Ceusnik Martin da Silva, como também aconteceu na Extreme 10,5, com a vitória de Marcio Mendes Vieira acertando seu melhor tempo na última bateria do domingo. Na Drag Bike, Bruno Cunha venceu e é o campeão entre as motos. Na categoria Drag Junior B, Felipe Luna venceu e foi o campeão entre os pilotos mirins.

Viradas na Standart, com Wellington Batista Marcelino ficando em segundo lugar, mas fazendo o suficiente para conquistar o título; e na Tração Traseira B (TTB), com Marcio Silva Pereira, superando o até então líder Luiz Mario Girardi Júnior, por dois pontos.

Nas categorias de carros de rua, com 19 carros no grid, a Desafio 8.5 teve Fabio Ventura como o campeão com um simples quinto lugar.

Já na Desafio 9.0, com Edenilson José de Bessa venceu e superou Cleber Willi Pereira, que até então liderava, mas chegou apenas em terceiro. “Foi bacana ter conquistado o título. Quando resolvi fazer arrancada, escolhi essa categoria por ser de fácil acesso e pelo fato de existir uma competição, pois tenho noção do perigo de fazer isso na rua”, afirmou o competidor de Sumaré.

A próxima competição dessa categoria já tem data marcada, o Festival ECPA de Arrancada, evento que dá início a temporada deste esporte, está marcado para os dias 29, 30 e 21 de janeiro de 2016. Confira os primeiros colocados em cada categoria após a 5ª etapa do certame:

Desafio 9.0
1º Edenilson Jose de Bessa 9s045

Desafio 8.5

1º João Augusto Mellega Junior 8s543

Dianteira Original – DO
1º Fabiano Maldonado 6s918

Traseira Original – TO
1º Ceusnik Martin da Silva 7s971

Standart
1º Luiz Fernando Lopes 8s306

Traseira Street Turbo – TST

1º Alan Fontes 6s883

Dianteira Turbo C – DT-C
1º Marcelo Trigo 7s653
Dianteira Turbo B – DT-B
1º Leandro Henrique Paiano 7s183
Dianteira Turbo A – DT-A
1º Rafael Munhoz Pagliuca 6s171
Tração Traseira – B – TTB
1º Luiz Mario Girardi Junior 6s669

Traseira Turbo – A – TTA
1º Luis Eduardo Figueiredo 5s982

Força Livre Dianteira – FLD
1º Sergio Roberto Caetano Ganga 5s654

Força Livre Traseira – FLT
1º Alexandre Cardoso Castanheira 7s651

Extreme 10,5
1º Marcio Mendes Vieira 5s680

Drag Junior C
1º Bryan de Oliveira Sousa 12s726

Drag Junior B
1º Felipe Guedes Luna 8s030

Pro Mod – PM
1º Washington Silva 5s528

Drag Bike – DB
1º Bruno Cunha Ceglia 6s497

Dragster Light – DL
1º Toninho Leão 5s208

Conheça os campeões da temporada 2015 do ECPA de Arrancada:

Desafio 9.0
Edenilson Jose de Bessa

Desafio 8.5

Fabio ventura

Dianteira Original – DO
Gylliard Tomaselli

Traseira Original – TO
Ceusnik Martin da Silva

Standart
Wellington Batista Marcelino

Dianteira Super – DS
Sérgio Filippi Júnior

Street Tração Traseira – STT

Adriano Gomes dos Santos

Dianteira Turbo C – DT-C
Marcelo Trigo
Dianteira Turbo B – DT-B

Michael Miyamoto
Dianteira Turbo A – DT-A
Alexandre Mizukami

Tração Traseira B – TTB
Marcio Silva Pereira

Traseira Turbo A – TTA
Luis Eduardo Figueiredo

Força Livre Dianteira – FLD
Sergio Roberto Caetano Ganga

Força Livre Traseira – FLT
Alexandre Cardoso Castanheira

Extreme 10,5
Marcio Mendes Vieira

Drag Junior C
Bryan de Oliveira Sousa

Drag Junior B
Felipe Guedes Luna

Pro Mod – PM
Washington Silva

Drag Bike – DB
Bruno Cunha

Dragster Light – DL
Toninho Leão

Serviço

Mais informações pelo telefone (19) 3438.7901 e 3438.7174, site www.ecpa.com.br, e-mail ecpa@ecpa.com.br, facebook.com/ecpabrasil.

_____________

Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa ECPA
(19) 3302.0100
divulgacao@engenhodanoticia.com.br
Twitter: @Engenho_Noticia
Facebook: Engenho da Notícia