Uma ação inédita de sustentabilidade e proteção ambiental marca a disputa da penúltima etapa da Copa ECPA de Fórmula Vee (foto de abertura/Fernando Santos), neste sábado (3/12), em Piracicaba: a F-Promo (empresa organizadora e promotora da categoria) Vee e o Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), irão implantar o Ways8 no esporte a motor em parceria com a BR&Co., uma das principais gestoras ambientais do país. Sistema pioneiro na preservação e conscientização ambiental, o Ways8 é uma StartUp da BR&Co. que opera no sistema Aterro Zero e Carbono Neutro. Ë a primeira vez que uma categoria de fórmula no país realiza uma avaliação da emissão de CO2 durante uma competição com vistas à obtenção de créditos de carbono, que serão originados no plantio de árvores na área do autódromo.
“Entre treinos e provas, estimamos que a emissão de carbono nesta etapa corresponde ao plantio de 5 árvores. Mas vamos plantar 10. Além disso, iremos instalar um abrigo de resíduos para coleta de descarte de óleo, água de radiador, pneus, bloco de motor e outros materiais, além de tudo o que poderá ser reciclado em demais áreas do ECPA, como na lanchonete”, afirma o biólogo Leandro Henrique, fundador da BR&Co. Os cálculos realizados utilizam a metodologia do IPCC (sigla em inglês para Painel Intergovernamental para a Mudança de Clima), criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
Para isso, os carros da FVee serão equipados com um carbonômetro, que será instalado junto ao painel para determinar a quantidade de CO2 emitida, de acordo com a quilometragem percorrida e o consumo de etanol, combustível usado pelos F-Vee.
Para Flávio Menezes, CEO da F-Promo, este é mais um passo no processo de desenvolvimento e evolução da categoria:
“Nos últimos anos, melhoramos os carros, como a nova suspensão, câmbio, sistema de aquisição de dados e análise técnica, que resultaram em maior rendimento e eficiência, com menos quebras e desperdício de equipamento. E agora, junto com o ECPA, que nos cedeu o espaço para o plantio das árvores, iniciamos este programa de preservação e controle ambiental, que é não só uma prioridade nossa, mas de todo o planeta.”
Daniela Gianetti, presidente do ECPA, irá ainda reforçar a ação. “O nosso autódromo existe há 33 anos e sempre tivemos uma grande preocupação ambiental. Temos um espaço cercado por muito verde e ficamos felizes por poder contribuir com essa ação, tão importante para esta região e um marco para o automobilismo, que faz parte do nosso DNA”, diz. Além das árvores que serão geradas pela ação promovida pela FVee e pela BR&Co., o ECPA também irá promover o plantio de mais 90 mudas.
Como parte da ação de sustentabilidade, os troféus fornecidos pela empresa Aroni Troféus para esta etapa seguem o padrão da FVee e do ECPA: são fabricados em MDF, material criado a partir de fibras de madeira de reflorestamento, contribuindo assim para a redução do desmatamento de florestas.
Título em jogo
A penúltima etapa da Copa ECPA terá mais uma vez a disputa dos pilotos contra o principal candidato ao título na atual temporada. André Suenaga caminha para se tornar o primeiro piloto na história da competição a vencer em todas as classes. De ascendência oriental o piloto nascido em Brasília DF pilota o carro #79 e lidera a classificação na categoria Máster (para pilotos com idade superior a 40 anos) e nas séries Elite 1 e 2, que computam, respectivamente, os resultados da primeira e da segunda bateria de cada etapa.
Saulo Soares, o principal adversário de Suenaga na briga pelo título, ocupa o segundo lugar nas quatro divisões e afirma que seu objetivo para o fim de semana é a diferença para o líder, de olho na etapa decisiva. As provas deste sábado serão disputadas às 11h30 e às 16h30. Os treinos livres e classificatórios começam a partir das 8h30. A última e decisiva etapa será realizada no início de 2023, em data a ser definida.
Para saber mais sobre o ECPA, acesse www.ecpa.com.br
Programação da 7ª etapa da Copa ECPA de FVee, sábado (3/12), em Piracicaba:
Treinos livres e classificatórios a partir das 8h30.
Largada da Elite 1 (1ª bateria) às 11h30.
Largada da Elite 2 (2ª bateria) às 16h30.
Classificação geral da Elite 1 após 6 de 8 etapas:
1) André Suenaga, 116 pontos
2) Saulo Soares, 106
3) Vinas de Andrade, 82
4) Marcos Fortuna, 74
5) José Arrais, 63
6) Luiz Costa, 47
7) Rafael Costa, 22
8) Bruno Caravaggi, 12
9) Gérson Zarpelão Jr, 9
10) Gabriella Morais, 8
11) Augusto Santin, 2
12) Kevin Lima, 2
Classificação da Elite 1 Máster após 6 de 8 etapas:
1) André Suenaga, 98 pontos
2) Saulo Soares, 92
3) Vinas de Andrade, 76
4) Marcos Fortuna, 74
5) José Arrais, 64
6) Luiz Costa, 48
7) Augusto Santin, 0
Classificação geral da Elite 2 após 6 de 8 etapas:
1) André Suenaga, 120 pontos
2) Saulo Soares, 98
3) Vinas de Andrade, 68
4) Marcos Fortuna, 66
5) José Arrais, 58
6) Rafael Costa, 34
7) Luiz Costa, 24
8) Gérson Zarpelão Jr, 21
9) Edson Schmidt, 18
10) Kevin Lima, 14
11) Augusto Santin, 11
12) Ara Mendonça, 10
13) Bruno Caravaggi, 10
Classificação da Elite 2 Máster após 6 de 8 etapas:
1) André Suenaga, 100 pontos
2) Saulo Soares, 92
3) Marcos Fortuna, 72
4) Vinas de Andrade, 66
5) José Arrais, 66
6) Luiz Costa, 28
7) Augusto Santin, 12
8) Ara Mendonça, 10