Festival Rotax do Brasil: Garoto de 11 anos de idade vai fazer duas maratonas e meia.

Thiago Lopez Oliveira fará oito corridas em dois dias e tentará o título de Campeão Brasileiro do Rotax Max Challenge nas categorias Mini Max Rotax e Rotax Junior.

Uma verdadeira maratona. Aliás, mais do que duas maratonas olímpicas e meia. É isto o que Thiago Lopez Oliveira (Kapci Coatings/Mega Cores/Reex) vai enfrentar no próximo fim de semana (27 e 28/9). Mais difícil e cansativo do que correr a pé, o garoto de apenas 11 anos de idade vai percorrer uma distância superior a 100 km disputando oito corridas de kart válidas pelo Festival Rotax do Brasil, no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP).

“Vai ser cansativo, mas é o que eu quero. Vou tentar o título de Campeão Brasileiro do Rotax Max Challenge nas categorias Mini Max Rotax e Rotax Junior. Por isso, além dos treinos e tomadas de tempo, vou fazer quatro corridas em cada modalidade” conta Thiaguinho.

O campeonato será disputado em quatro baterias para cada categoria, com distâncias e sistema de pontuação diferenciados, com as duas primeiras com o mesmo número de pontos e as duas seguintes com pontuações cada vez maiores. As duas primeiras baterias da Mini Max terão aproximadamente 6 km, a terceira aproximadamente 9 km e a última aproximadamente 14 km. Na Rotax Junior as duas primeiras corridas terão aproximadamente 12 km, a terceira com aproximadamente 18 km e a última será a mais longa, com 25 km.

“Sei que será difícil. Só que eu tenho bom preparo físico, porque além de treinar bastante de kart, eu jogo bola e treino luta também. Então, eu dou conta, porque também vou estar fazendo o que eu mais gosto, que é correr de kart”, justificou o franzino ‘maratonista’. “Vai ser importante também guardar energia e pneus para a última bateria de cada categoria, que são as mais longas e com pontuação maior”, ensina o pequeno representante da Kapci Coatings/Mega Cores/Reex/Kart Mega.

A tomada de tempo definirá o grid de largada para a primeira bateria, e o resultado dela define o grid da segunda bateria. O piloto largará na mesma posição na terceira e quarta baterias, de acordo com a somatória de pontos nas duas primeiras baterias.

“Será importante ter regularidade e economizar pneus, principalmente nas primeiras baterias na sexta-feira, para largar bem nas duas corridas de sábado e começar a definir o campeonato”, define Thiaguinho.

Esse Festival irá coroar os pilotos que representarão o Brasil nas Olimpíadas do Kart em New Orleans (EUA), em novembro próximo. Os pilotos campeões ganham um kart completo, três jogos de pneu slick, dois de chuva, gasolina, óleos, uniforme da delegação brasileira, ferramentas, inscrição e espaço de box para a utilização durante as Olimpíadas.

“Como eu tenho só 11 anos, não poderei participar da Olimpíada mesmo que eu seja campeão da Rotax Junior, onde também tenho pouca experiência, pois participei só de três corridas. Por isto, vou dar prioridade para a Mini Max Rotax”, explicou Thiago Oliveira, que é o atual vice-campeão da categoria. O campeão da Mini Max ganhará a participação na primeira etapa do Florida Winter Tour 2014, nos Estados Unidos, já que a CIK/FIA não permite campeonatos mundiais para os pequenos pilotos abaixo de 13 anos.

O Festival Rotax do Brasil terá as categorias Mini Max, Junior Max, Max, Max Masters, DD2 e DD2-Masters.