F-VEE: FRANCÊS GUERINAUD GARANTE O TRI NA ÚLTIMA ETAPA

Após as primeiras rodadas do Campeonato Paulista de Automobilismo muitos apostavam no final do reinado de Laurent Guerinaud (foto de abertura/Fernando Santos) na F-Vee, categoria escola que, c utiliza monopostos de concepção simples, mas que regularmente tem resultados definidos por diferenças de milésimos de segundo. O motivo era o bom desempenho do paulista Lucas Veloso, que liderou a maior parte da temporada e chegou à última etapa na liderança da competição, 20 pontos à frente do seu maior rival. No último fim de semana, porém, o piloto francês venceu as duas baterias disputadas no Autódromo José Carlos Pace e, ao superar Veloso na soma de pontos, garantiu o tri-campeonato na classificação geral, De quebra, também ficou com o título na classe Master, reservada a pilotos com 40 anos ou mais.

“Este foi sem dúvida o campeonato mais difícil de todos. Nestes três anos eu sempre cheguei em desvantagem na última etapa, mas nunca com uma diferença tão grande. Felizmente, eu consegui fazer a minha parte e contei também com um pouco de sorte, que faz parte de todo campeão”, comentou Guerinaud após a segunda e decisiva bateria do fim de semana. 

Guerinaud (1) e Veloso foram os destaques do Paulista de F-Vee (Fernando Santos)

Quando jovem ele disputou provas e campeonatos de kart na França e entre seus adversários estava Sebastian Bourdais, atualmente piloto da F-Indy. “Também corri contra o Alain Prost”, agrega Laurent, que foi obrigado a interromper a carreira por falta de recursos. Transferido para o Brasil para um emprego temporário, ele acabou optando por viver e criar família no País: casou-se com uma brasileira e com ela teve um casal de filhos. Após tries temporadas de sucesso na F-Vee, Guerinaud ainda não definou seus planos para 2023:

“Eu gostaria de disputar uma categoria de turismo, mas para isso preciso conseguir mais patrocinadores.”

Se ele continuar na categoria onde se consagrou, é bem provável que será um dos candidatos ao título do ano que vem. Se repetir a escrita de 2020/21/23 ele vai se igualar a Heitor Nogueira, que foi tetra-campeão em 2015/16/17/18.

Confira os 10 primeiros da F-Vee em 2022:

F-Vee Geral

1) Laurent Guerinaud, 282 pontos

2) Lucas Veloso, 268

3) Renan Casetta, 232

4) Augusto Santin, 206

5) André Suenaga, 168

6) Saulo Soares, 162

7) Kauan Morais, 129

8) Daniel Rienda, 124

9) Thiago Monteiro, 87

10) Levi Simões, 72

F-Vee Máster

1) Laurent Guerinaud, 294 pontos

2) Augusto Santin, 260

3) André Suenaga, 240

4) Saulo Soares, 192

5) Daniel Rienda, 166

6) Levi Simões, 84

7) Vinas de Andrade, 46

8) Rodrigo Pereira, 41

9) Júnior Dinardi, 18

10) Ara Mendonça e Carlos Norfini, 12