Dupla de pilotos da equipe Car Racing venceu na categoria Pro 500 e Pro 500 Light e a gora lidera o certame nas duas classes
No ultimo sábado (15/02) 0 Kartódromo Granja Viana abriu suas portas para a etapa de abertura do maior certame regional de kart do Brasil, a Copa São Paulo de Kart Granja Viana, reunindo mas de duas centenas de competidores nos grids de suas vinte e cinco classes.
Mas, certamente, este foi um sábado atípico deste verão que está sendo marcado pelo sol intenso e forte calor. O dia amanheceu chuvoso e até com um friozinho mais típico da época invernal.
O que não mudou foi a extrema competitividade da tradicional categoria Pro 500, sempre marcada por provas recheadas de renhidas disputas por centímetros de espaço e por milésimos de segundo, com seus belos micromonopostos four stroke carenados. Para garantir a isonomia a categoria é subdividida em três classes distintas: A Pro 500 propriamente dita, a Pro 500 Master – reservada aos pilotos com mais de 37 anos de idade – e a Pro 500 Light, para pilotos com licença CBA das categorias Novato e Sênior B, que, todavia, não tenham terminado entre os três primeiros da Pró Light do ano anterior.
Nesta temporada o campeonato será disputado em dois turnos, com quatro etapas cada e suas provas terão duração de 1:20h (uma hora e vinte minutos), com uma volta obrigatória no tempo mínimo de cinco minutos. Assim, além da velocidade e da regularidade, a estratégia das equipes torna-se um fator preponderante para a conquista de bons resultados.
Para garantir ainda mais emoções, as corridas são divididas em duas partes, com neutralização da prova após 50 minutos de disputa, realinhamento do bólidos e uma nova largada com as “macchinas” reagrupadas. Um verdadeiro show, que faz lembrar a F. Truck e a Nascar norte-americana.
No comando do veloz #391 Car Racing, os kartista paulista Leandro Reis e Marcello Galvão competem pela classe Pro 500 Light foram os protagonistas da rodada. Não apenas em sua classe, mas também na categoria “geral”, em qual travaram intensa disputa com o experiente piloto do #71 MV.
Partindo da segunda posição do grid, tradicionalmente alinhado em 45º, ao estilo Le Mans, Marcello Galvão conseguiu, ao final da segunda volta, superar o kart #028 MV/ PCR que estabelecera a pole position e conseguira manter a ponta após a largada. Em terceiro seguia o #013 R. Dantas/ W. Philip, com o #71 MV na quarta colocação.
Com forte ritmos, em poucas voltas o #71 MV já tomara de assalto a P3 e, em seguida a P2, aproximando-se perigosamente do líder #391 Car Racing. A partir de então a corrida tornou-se um verdadeiro jogo de gato e rato, com Galvão voando pela pista na liderança e o #71 em sua cola, esperando qualquer oportunidade.
E a oportunidade surgiu, ainda na primeira “fase” da corrida. O #391 Car Racing fez seu pit stop regulamentar, com Galvão entregando a “barata” na primeira posição para Leandro Reis, que saiu dos boxes já de pé embaixo, decidido a manter a dianteira da corrida. Todavia, no contorno da veloz Curva 2 do circuito, Leandro Reis encontrou pela frente uma grande poça d’agua. Com a pista extremamente escorregadia, pneus frios e andando no limite da aderência, Reis não teve com escapar e, de resultado, acabou rodando na pista. Foi o suficiente para o atento adversário tomar a ponta da corrida, deixando o micromonoposto de Reis e Galvão na P2.
Foi nessa exata ordem que receberam a bandeirada de neutralização, que encerrou a primeira fase da corrida. A chuva voltara forte e com os karts alinhados em fila indiana, foi autorizada a largada para a segunda parte da prova, o verdadeiro sprint final que define a posição de chegada na bandeira a quadros.
E Leandro Reis fez a sua parte. Com um pé pesadíssimo e muita habilidade, partiu para cima do duro e experiente concorrente. Com a faca nos dentes conseguiu retomar a dianteira ainda na primeira volta, posição que não mais perdeu até ser tremulada a checkered flag. De quebra, Leandro Reis cravou em seu stint com o #319 Car Racing a volta mais rápida da corrida.
Como são atribuídos pontos para as duas partes da corrida, como se fossem provas distintas, haveria um efetivo empate entre o #319 Car Racing e o #71 MV na pontuação, já que ambos tinham vencido uma corrida cada e chegado na P2 na outra. Mas não houve necessidade de qualquer analise dos critérios de desempate, já que a volta mais rápida da corrida rendeu ao #319 Car Racing um ponto extra e esse “bendito” ponto extra decidiu, definitivamente, o pódio e a liderança do campeonato na Pro 500 “geral”.
“Essa foi uma prova atípica. Tínhamos uma ótimo carro, muito bem ajustado pelos competentes ‘mecas’ da Car Racing, o que nos dava uma boa expectativa de vitória na classe Light. O que não esperávamos era também vencer na Pro 500 ‘geral’, que tem pilotos e equipes experientíssimos e difíceis de serem batidos”, esclareceu Leandro Reis, ao final do dia de disputas. “Mas vamos continuar tentando dar trabalho para eles, principalmente se chover de novo”, concluiu o Team Owner na Car Racing.
Na tabua de pontos do campeonato, o #319 Car Racing lidera a classificação, com 108 pontos, conta 107 de #71 MV. Pela classe Pro 500 Light foram duas vitórias na etapa, o que rendeu ao #319 Car Racing a liderança isolada na tabela de classificação, com 113 pontos amealhados, doze a mais que o vice-líder do campeonato, o kart #23 Otto Razende, que garantiu a “dobradinha” da Car Racing na etapa e no campeonato.
Confira os resultados completos da categoria Pro 500 na primeira etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:
Pró 500 – P.Única PT1 – 16:35
1.- #071 (S) A.Camargo/ P.Farias/ MV, com 42 voltas em 50:09.943
2.- #319 (L) Car Racing, a 16.420
3.- #086 (S) Rodrigo Sein, a 25.786 (+9.366)
4.- #013 R. Dantas/ W. Philip, a 32.528 (+6.742)
5.- #072 (S) P.Nakamura/ V.Vasques, a 52.552 (+20.024)
6.- #021 L.Priester/ P. Martinelli, a 58.633 (+6.081)
7.- #100 (S) Stop Aço, a 1:02.875 (+4.242)
8.- #000 (L) KFF- PRÓ 500, a 1:07.134 (+4.259)
9.- #099 (L) KFF-PRÓ 500, a 1 Volta
10.- #023 (L) Otto Rezende, a 1 Volta (+2.043)
11.- #044 Stop Aço, a 1 Volta (+0.343)
12.- #051 Magalhães/ Luchetti, a 1 Volta (+26.821)
13.- #055 TNT Itaipava, a 1 Volta (+32.084)
14.- #088 (S) Ari Rancing, a 2 Voltas
15.- #070 (L) Elvys Janusz/ Paulo Salas, a 2 Voltas (+35.262)
16.- #017 (S) Scuderia PCR/ Bee Racing, a 3 Voltas
17.- #444 (L) Tecpep/ KGV/ Duplexx/ E-Casa, a 4 Voltas
18.- #003 (S) Celso Batista/ MV, a 5 Voltas
19.- #007 MV Racing/ Giulio Borlenghi, a 6 Voltas
20.- #078 (L) AG Competições, a 8 Voltas
21.- #053 Ari Racing, a 9 Voltas
22.- #073 A. Salmoria/ H. Rudge, a 10 Voltas
23.- #028 MV/ PCR, a 11 Voltas
24 001 (L) Scuderia PCR/ Jornalistas, a 21 Voltas
25.- #077 Keka/ Matheus, a 38 Voltas
Melhor Volta: #021 L. Priester/ P. Martinelli, com 1:02.417
Pró 500 – P. Única Pt2 – 18:50
1.- #319 (L) Car Racing, com 27 voltas em 30:25.141
2.- #071 (S) A.Camargo/ P.Farias/MV, a 4.762
3.- #013 R. Dantas/ W. Philip, a 8.895 (+4.133)
4.- #021 L. Priester/ P. Martinelli, a 9.517 (+0.622)
5.- #100 (S) Stop Aço, a 9.939 (+0.422)
6.- #072 (S) P.Nakamura/ V.Vasques, a 14.380 (+4.441)
7.- #007 MV Racing/ Giulio Borlenghi, a 15.024 (+0.644)
8.- #023 (L) Otto Rezende, a 27.038 (+12.014)
9.- #073 A. Salmoria/ H. Rudge, a 31.720 (+4.682)
10.- #099 (L) KFF-Pró 500, a 34.505 (+2.785)
11.- #044 Stop Aço, a 36.256 (+1.751)
12.- #000 (L) KFF-Pró 500, a 38.906 (+2.650)
13.- #055 TNT/ Itaipava, a 1 Volta
14.- #051 Magalhães/ Luchetti, a 1 Volta (+18.015)
15.- #017 (S) Scuderia PCR/ Bee Racing, a 2 Voltas
16.- #444 (L)Tecpep/ KGV/ Duplexx/ E-Casa, a 2 Voltas (+34.223)
17.- #086 (S) Rodrigo Sein, a 3 Voltas
18.- #001 (L) Scuderia PCR/ Jornalistas, a 4 Voltas
19.- #088 (S) Ari Rancing, a 8 Voltas
20.- #003 (S) Celso Batista/ MV, a 19 Voltas
21.- #077 Keka/ Matheus, a 22 Voltas
DQ.- #053 Ari Racing, IRT
DQ.- #078 (L) AG Competições, IRT
DQ.- #070 (L) Elvys Janusz/ Paulo Salas, IRT
Melhor Volta: #319 Car Racing, com 1:05.474
Categoria Pro 500 Light:
Pró 500 Light – P.Única PT1 – 16:35
1.- #319 Car Racing, com 42 voltas em 50:26.363
2.- #000 KFF-PRÓ 500, a 50.714
3.- #099 KFF-PRÓ 500, a 1 Volta
4.- #023 Otto Rezende, a 1 Volta
5.- #070 Elvys Janusz/ Paulo Salas, a 2 Voltas
6.- #444 Tecpep/ KGV/ DuplexX/ E-Casa, a 4 Voltas
7.- #078 AG Competições, a 8 Voltas
8.- #001 Scuderia PCR/ Jornalistas, a 21 Voltas
Melhor Volta: #023 Otto Rezende, com 1:03.072
Pró 500 Light – P.Única Pt2 – 18:50
1.- #319 Car Racing, com 27 voltas em 30:25.141
2.- #023 Otto Rezende, a 27.038
3.- #099 KFF-Pró 500, a 34.505
4.- #000 KFF-Pró 500, a 38.906
5.- #444 Tecpep/ KGV/ Duplexx/ E-Casa, a 2 Voltas
6.- #001 Scuderia PCR/ Jornalistas, a 4 Voltas
DQ.- #078 AG Competições, IRT
DQ.- #070 Elvys Janusz/ Paulo Salas, IRT
Melhor Volta: #319 Car Racing, com 1:05.474
Confira o resultado da Pró 500 na etapa e a classificação do campeonato:
Pró 500:
1.- #319 Car Racing, com 108 pontos
2.- #71 Camargo/ Farias, 107
3.- #13 Dantas/ Witold, 99
4.- #21 Luiz Priester/ Martini, 96
5.- #72 Peterson/ Vanderlei, 95
6.- #100 Stop Aço, 94
7.- #23 Otto Rezende, 88
8.- #99 KFF Pro 500, 87
9.- #0 KFF Pro 500, 86
10.- #86 Rodrigo Sein, 86
11.- #44 Stop Aço, 84
12.- #7 MV Racing/ Giulio Borlenghi, 80
13.- #55 TNT/ Itaipava, 80
14.- #51 Magalhães/ Luchetti, 80
15.- #73 Andre/ Heloy, 75
16.- #17 Scuderia PCR/ Bee Racing, 75
17.- #444 Tecper/ KGV/ Duplex, 73
18.- #88 Ari Racing, 39
19.- #70 Elvys/ Paulo, 38
20.- #1 Scuderia PCR/ Jornalistas, 35
21.- #3 Celso Batista/ MV, 35
22.- #78 AG Competições, 33
23.- #53 Ari Racing, 32
24.- #28 MV/ PCR, 32
25.- #77 Keka/ Matheus, 0
Pró 500 Light
1.- #319 Car Racing, com 113 pontos
2.- #23 Otto Razende, 101
3.- #0 KFF Pro 500, 101
4.- #99 KFF Pro 500, 100
5.- #444 Tecper/ KGV/ Duplex, 95
6.- #1 Scuderia PCR/ Jornalistas, 47
7.- #70 Elvys/ Paulo, 0
8.- #78 AG Competições, 0
PlanetKart Marketing Esportivo
Texto: Claudio Reis
Foto: Cris Reis/PlanetKart Images
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