Granja Viana – Thomas Kühne: O início de uma saga que quer chegar na F1

No último sábado (22/03) o Kartódromo Internacional Granja Viana abriu suas portas para a segunda rodada da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, o maior certame regional da modalidade no Brasil e que reúne e a cada etapa cerca de 200 pilotos nos grids de suas categorias.

Porta de entrada para esse mundo maravilhoso da velocidade, a categoria Cadete é a efetiva escola de competição e em qual se dão as primeiras cinzeladas na lapidação da técnica e habilidade de pilotos que podem se tornar no futuro brilhantes de grosso quilate.

E nesta rodada o certame regional paulista apresentou um novo combatente na classe Cadete. Um estreante na categoria, mas que já deixou uma ótima impressão e o “feeling” de que pode ser, em pouco tempo, um de seus guerreiros de ponta: Thomas Kühne, novo pupilo da festejada equipe Espanhol Racing Team.

Nascido no Brasil e criado na Alemanha – Kühne tem dupla nacionalidade -, Thomas sempre demonstrou paixão por carros e pela velocidade e pedia a seus pais para andar de kart. A oportunidade surgiu através do convite de um piloto amigo de seu pai para conhecer a Granja Viana. Foi paixão à primeira vista e o start para a realização de um sonho.

Dez anos de idade e convenientemente franzino para um piloto de competição, Thomas é um garoto sorridente e fã confesso de Ayrton Senna e, claro, Michael Schumacher. E Thomas deixa claro o motivo dessa preferência, bem como algumas de suas características pessoais e seus objetivos de futuro: “Eles corriam bem na chuva, eram inteligentes e muito determinados”.

Determinação e combatividade são atributos que afloram à primeira vista ao se acompanhar o desempenho em pista do kartista teuto-brasileiro. Inteligência é um atributo natural da garotada de sua geração.

A habilidade para conduzir em pista molhada e escorregadia começou a ser desenvolvida neste final de semana, já que a chuva foi uma das constantes desta etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana.

Experiente na formação de campeões, o preparador de karts Luciano “Espanhol” Piñeiro é também um ás na “preparação” de jovens talentos e, para isso, criou ao longo dos anos um eficiente programa de aprendizado.

Durante os treinos livres da semana o laureado preparador colocou em prática parte do programa que desenvolveu para coadjuvar a aprendizagem: Pneus velhos e desgastados, o kart sem o set-up ideal e com lastro de peso extra. “O piloto não aprende corretamente andando só com equipamento perfeito. Tem de encontrar dificuldades e aprender a lidar com elas, pois isso é o natural das corridas, sempre repletas de surpresas”, esclarece Piñero.

No último treino, Espanhol instalou pneus novos, retirou o lastro de peso excedente e com os ajuste que sabia ser o ideal para o traçado escolhido pela organização para esta segunda etapa do campeonato. Imediatamente Thomas passou a estabelecer tempos de voltas competitivos e dentro da média dos pilotos do pelotão intermediário da categoria Cadete Rookie, sub-classe reservada aos pilotos menos experientes, que ainda não disputaram uma temporada completa na categoria.

Na prática classificatória de sábado, que definiu a ordem de largada dos micromonopostos para a primeira das duas corridas que integram cada etapa do campeonato, Thomas Kühne estabeleceu o 13º melhor tempo na classificação geral – três classes competem juntas, a Cadete, Cadete Rookie e Mirim – e a P3 de sua categoria, a Cadete Rookie.

Bólidos alinhados e foi autorizada a largada da primeira bateria. Thomas, conservadoramente, buscou manter sua posição, todavia, no “hair-pin” na Curva 1 do circuito, o kart #46 de Valter Sestari foi tocado e rodou bem na sua frente. Kühne freou forte e tentou desviar, mas era impossível, já que havia kart emparelhados em ambos lados. A batida foi inevitável e Thomas viu o pelotão inteiro passar e distanciar-se. Kühne conseguiu voltar à competição, mas sem qualquer chance de aproximação.

Porém, com poucas voltas de corrida, a chuva chegou forte e obrigou a Direção de Provas determinar a paralisação da corrida com a apresentação da “red flag”, já que os pneus slick tornavam absolutamente impraticável (e perigoso) o prosseguimento da corrida.

Bólidos parados no grid e freneticamente os mecânicos trabalham para substituir os pneumáticos por jogos próprios para pista molhada. Para Thomas uma novidade, mas, também, uma chance de andar novamente próximo aos demais competidores para aprender mais ainda com as referências e, claro, tentar conquistar algumas posições.

Carros alinhados em fila indiana e novamente autorizada a partida. Thomas Kuhne fez uma ótima largada, conquistou posições e fechou a primeira passagem ocupando a P10 na “geral” e vice-líder de sua categoria.

Mas os pneus ainda frios, a pista escorregadia e sua pouca experiência cobraram um preço alto. Thomas rodou na pista e, novamente, perdeu muitas posições. Aguerrido, não desistiu e com bom ritmo de prova conseguiu superar alguns concorrentes, completando a corrida na 15ª colocação.

A ordem de chegada da primeira corrida determina o grid de largada da prova final. Thomas estava determinado a não envolver-se em mais acidentes para fazer uma prova divertida e de bom aprendizado.

Mas (existem sempre essa partícula no condicional), um dos concorrentes envolvidos no acidente de largada da primeira bateria certamente acreditava que a “culpa” daquele acidente era do rookie Thomas, pelo que, nitidamente, resolveu dar a desforra. Mais experiente e largando atrás, conseguiu aproximar-se do kart de Thomas em uma das curvas de baixa velocidade no miolo do circuito e, ao invés de buscar a ultrapassagem, atingiu propositadamente o kart de Kühne. Ambos karts rodaram na pista e quedaram-se inertes.

Certamente essa foi mais uma lição aprendida. Thomas voltou à corrida. Novamente longe do pelotão, mas colado na traseira do kart de seu algoz, que não conseguiu distanciar-se até a bandeirada final. Thomas Kühne (Espanhol Racing Team), terminou sua participação de estreia na Cadete Rookie ocupando a P17 geral e P6 de sua classe. Na soma dos resultados obtidos, Thommy ficou com a 14ª posição geral e com o honroso quinto posto de sua classe.

O resultado final estava longe do pretendido, mas as lições aprendidas certamente serão de grande valia no futuro. “War schwieriger wegen unfälle die mich behindert haben, Rennen war lustig und gut”. (“Foi difícil por causa de acidentes que me atrapalharam, mas as corridas foram divertida e boas”), explicou Thomas Kühne ao final de um dia de competições. Uma corrida mais perto de seu sonho de um dia chegar na F1!

A próxima etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana será no dia 5 de abril, em seu palco fixo do Kartódromo Internacional Granja Viana.

Confira os resultados da Cadete na segunda etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:

Cadete Rookie:

Prova 1 – 14:20
1.- #170 Pedro Braga, com 15 voltas em 15m11s699 (ADV)
2.- #5 Ricardo Gracia, a 4s694
3.- #17 Pedro Henrique, a 6s754
4.- #37 Miguel Fernandes, a 13s563
5.- #241 Thomas Kühne (Espanhol Racing Team), a 14s437
Pole: #170 Pedro Braga, com 48s318
Melhor Volta: #177 João Vitor Barcelos, com 48s637

Prova 2 – 15:15
1.- #170 Pedro Braga, com 15 voltas em 12m25s211
2.- #5 Ricardo Gracia, a 22s643 (+0s279)
3.- #17 Pedro Henrique, a 36s390 (+13s441)
4.- #37 Miguel Fernandes, a 39s215 (+2s825) -3S
5.- #241 Thomas Kühne (Espanhol Racing Team), a 44s248 (+0s407)
Melhor Volta: Pedro Braga, com 48s231

Somatória da etapa:
1.- #170 Pedro Braga, com 89 pontos
2.- #5 Ricardo Gracia, 88
3.- #17 Pedro Henrique, 82
4.- #37 Miguel Fernandes, 80
5.- #241 Thomas Kühne (Espanhol Racing Team), 78
Cadete, Cadete Rokie e Mirim (Geral):

Prova 1 – 14:20
1.- #111 Leonardo Rufino, com 15 voltas em 15m05s443
2.- #128 (C) Waldner Bernado, a 4s448
3.- #32 (C) Enrico de Luca, a 5.867 (+1s419)
4.- #170 (C- R) Pedro Braga, a 6s256 (+0s389) ADV
5.- #50 (C) Nilo Mateus, a 6s580 (+0s112)
6.- #177 (C) João Vitor Barcelos, a 6s701 (+0s121)
7.- #78 (M) Gabriel Gomez, a 49s157 (+7s480)
8.- #4 (C) Pedro Baldy, a 8s080 (+0s600)
9.- #7 (C) Gabriel Crepaldi, a 6s468 (+0s212)
10.- #5 (C- R) Ricardo Gracia, a 10s940 (+2s860)
11.- #17 Pedro Henrique, a 13s010 (+2s070)
12.- #46 (C) Valter Sestari, a 13s164 (+0s154)
13.- #37 (C- R) Miguel Fernandes, a 19s719 (+6s555)
14.- #77 (M) Theo Manna, a 20s551 (+0s832)
15.- #241 (C- R) Thomas Kühne (Espanhol Racing Team), a 20s683 (+0s132) ADV
16.- #90 (M) Bruno Possenti, a 30s900 (+10s217) ADV
17.- #021 (C) Breno Forte, a 38s110 (+7s210)
Pole: #111 Leonardo Rufino, com 48s190
Melhor Volta: #32 Enrico de Luca, com 48s466

Prova 2 – 15:15
1.- #111 Leonardo Rufino, com 15 voltas em 12m24s893
2.- #170 (C- R) Pedro Braga, a 0s318
3.- #7 (C) Gabriel Crepaldi, a 2s398 (+2s080)
4.- #50 (C) Nilo Mateus, a 2s604 (+0s206)
5.- #32 (C) Enrico de Luca, a 2s918 (+0s314)
6.- #128 (C) Waldner Bernado, a 8s817 (+5s899)
7.- #78 (M) Gabriel Gomez, a 9s307 (+0s490)
8.- #4 (C) Pedro Baldy, a 9s453 (+0s146)
9.- #021 (C) Breno Forte, a 15s139 (+5s686)
10.- #177 (C) João Vitor Barcelos, a 18s816 (+3s677)
11.- #46 (C) Valter Sestari, a 22s364 (+3s548)
12.- #5 (C- R) Ricardo Gracia, a 22s643 (+0s279)
13.- #77 (M) Theo Manna, a 22s949 (+0s306)
14.- #17 (C- R) Pedro Henrique, a 36s390 (+13s441)
15.- #37 (C- R) Miguel Fernandes, a 39s215 (+2s825) -3S
16.- #90 (M) Bruno Possenti, a 43s841 (+4s626)
17.- #241 (C- R) Thomas Kühne (Espanhol Racing Team), a 44s248 (+0s407)
Melhor Volta: #170 Pedro Braga, com 48s231

Somatória da etapa:
1.- #111 Leonardo Rufino, com 91 pontos
2.- #170 Pedro Braga, 83
3.- #32 Enrico de Luca, 81
4.- #7 Gabriel Crepaldi, 80
5.- #128 Waldner Bernado, 80
6.- #50 Nilo Mateus, 78
7.- #4 Pedro Baldy, 73
8.- #177 João Vitor Barcelos, 72
9.- #5 Ricardo Gracia, 68
10.- #46 Valter Sestari, 67
11.- #021 Breno Forte, 66
12.- #17 Pedro Henrique, 66
13.- #37 Miguel Fernandes, 63
14.- #241 Thomas Kühne (Espanhol Racing Team), 60

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Texto: Claudio Reis
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