Devido ao longo intervalo entre as provas da F3 Brasil Light, piloto de 18 anos mantém a forma nas corridas de kart. Quarta etapa do campeonato acontece neste fim de semana, no kartódromo de Interlagos
A grande distância de datas entre a segunda e terceira etapas da F3 Brasil levou o líder da classe Light, o paulista Guilherme Samaia, a voltar às competições de kart. O piloto de 18 anos disputará neste fim de semana, na categoria Shifter, a quarta etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, que será realizada no kartódromo de Interlagos. Os primeiros treinos livres aconteceram nesta quinta-feira e o piloto aproveitou o dia para acertar o equipamento e retomar a forma após alguns dias longe das pistas.
“O calendário da F3 Brasil está muito atípico e temos sempre um intervalo enorme entre uma prova e outra, pelo menos no primeiro semestre. Como as corridas acontecem depois de quase dois meses, encontrei no kart uma forma de manter a preparação, já que o Shifter é um equipamento que exige reações rápidas e traz a sensação de velocidade”, disse Samaia. “Nosso trabalho hoje consistiu no acerto do kart. Fomos para o primeiro treino com pneus velhos, depois colocamos os novos. Ainda temos o que melhorar para amanhã”, complementou.
Em março, também como forma de preparação para a F3 Brasil Light, Samaia disputou a segunda etapa da Copa SP Granja Viana, no kartódromo localizado na cidade de Cotia, e conquistou um importante terceiro lugar. “Foi um bom fim de semana, já que lideramos todos os treinos livres e classificamos em segundo lugar, mesmo com um erro na calibragem. A corrida foi muito disputada e terminamos em terceiro lugar”, relatou o piloto, que desde então vem intensificando os treinos no simulador e na academia.
Para esta etapa, o piloto elogiou as características da pista e destacou como ponto positivo o novo asfalto de Interlagos. “Vamos correr no traçado original, que é bastante técnico. É um circuito que me traz boas lembranças. Ganhei corridas e campeonatos por aqui, como o Super Kart Brasil, e o novo asfalto proporciona mais aderência. Com isso, os tempos estão baixando quase um segundo e isso também muda um pouco o acerto do kart. As expectativas para o fim de semana são muito positivas”, concluiu Samaia.
Os treinos livres começaram nesta quinta-feira. Outras sessões livres estão programadas para acontecer na sexta-feira, quando será realizada também a tomada de tempo da Shifter. A única prova da categoria tem largada prevista para sábado.