Apesar dos problemas enfrentados na rodada dupla de Houston, o piloto do Team Penske Shell Pennzoil Chevrolet segue na disputa pelo título, que será decidido em Fontana
(Domingo, 5 de Outubro de 2013) – Problemas de câmbio nas duas corridas e a perda da liderança do campeonato. Esse foi o saldo para Helio Castroneves do Shell and Pennzoil Grand Prix of Houston, evento em rodada dupla que marcou a realização das etapas 17 e 18 do IZOD IndyCar Series, neste final de semana. Apesar dos contratempos, o brasileiro está na disputa direta pelo título, que será decidido na 19ª e última etapa do certame, no dia 19 no oval de Fontana, Califórnia.
Depois do 18º lugar obtido ontem (sábado, 5), quando perdeu dez voltas nos pits para sanar um problema no comando eletrônico da caixa de câmbio, o domingo começou aparentemente promissor. Pelo fato de o Qualifying ter sido cancelado em razão das chuvas na manhã de hoje, Castroneves largou na pole position, por sua condição de líder, e manteve a ponte da corrida por dez voltas. Foi quando o problema reapareceu. “Não sei explicar qual o motivo de eu ter tido problemas de câmbio nos dois dias, mas simplesmente não conseguia trocar as marchas”, disse ele.
Mesmo revelando um quadro mais complexo em relação ao dia anterior, o Team Penske não desistiu e o piloto pode retornar ao traçado urbano para o complemento da corrida, mesmo com 36 voltas de atraso. “É impressionante o trabalho desse meu pessoal, é gente que não desiste e trabalha duro até o fim. Tenho muito orgulho e admiração por minha equipe”, declarou após receber a bandeirada em 23º lugar.
Essa somatória de acontecimentos adversos resultou na perda da liderança do campeonato, posição ocupada por Castroneves ininterruptamente por 13 corridas. O novo líder é o neozelandês Scott Dixon, da Chip Ganassi. Vencedor no sábado e 2º neste domingo (a última disputa da rodada dupla foi vencida por Will Power, da Penske), Dixon tem agora 546 pontos, 25 de vantagem sobre Castroneves, agora com 521.
Apesar desse novo quadro, Helio Castroneves assegura que a batalha não está perdida e que há muito trabalho pela frente ainda. “Claro que fiquei desapontado com o que aconteceu aqui, mas confio muito na minha equipe, em qualquer circunstância sempre dou o meu melhor e não vai ser diferente em Fontana. Por isso, vamos com tudo para o oval da Califórnia, onde fui o mais rápido nos testes realizados na semana passada. Aqui ninguém desistiu, muito pelo contrário. Vamos com a maior garra buscar esse título”, completou.