O KantanKart inicia a terceira temporada de sua história com o objetivo de consolidar-se como um dos principais campeonatos de kart do Brasil. Seguindo o conceito de “muito fácil”, o Kantan apresentou, no fim do ano passado, seu novo formato com a criação de novas categorias e a presença de importantes nomes do kartismo como parceiros. Além disso, a organização do campeonato estabeleceu o Kartódromo Arena Brasil Kirin, em Itu (SP), como sede das seis etapas programadas para a temporada 2015.
“Será uma nova fase do KantanKart. Nos dois últimos anos, conseguimos colocar o campeonato no mapa do kartismo brasileiro e atraímos diversos pilotos, que gostaram muito do conceito que criamos. Agora estamos ajustando algumas partes e identificamos a falta de uma categoria de início, que será a Cadete. Teremos quatro categorias no total a um custo baixo para os padrões do kartismo brasileiro”, afirmou o promotor do evento, Walter Savaglia. “Neste ano, teremos também o apoio de nomes consagrados do kartismo do país e profissionais renomados que têm bastante experiência no esporte a motor, como o Ricardo Tedeschi, o Lua e o Eduardo Gozzano”, continuou.
Além da Cadete, o campeonato manterá as categorias U-13 e Top e colocará a Sênior para pilotos com mais experiência. “Acredito muito no crescimento do campeonato. O Kantan já demonstrou que veio para ficar. A categoria Cadete é de extrema importância para os jovens que querem entrar no kartismo. A U-13 e a Top já mostraram que deram certo e a Sênior abre possibilidades para pilotos experientes. Além disso, os novos chassis serão nacionais e isso facilitará muito o trabalho da organização, tanto do ponto de vista de custos quanto de logística”, disse o piloto Dennis Dirani, que colaborará na parte técnica ao lado do irmão Danilo Dirani, de Danilo e Daniel Ramalho, Dibo, Zé Bolão e Walter Travaglini.
Para este ano, os chassis serão da linha KantanKart Bravar da fabricante Birel Sudam, que substituem os equipamentos italianos da PCR. Ao contrário do ano passado – os pilotos alugavam os karts -, os competidores inscritos para o campeonato serão donos de seu próprio chassi. O piloto compra o equipamento no início do ano e correrá com ele durante toda a temporada, mas a manutenção e posse do chassi ficará a cargo da organização até o fim do ano.
“A Birel Sudam é uma marca renomada no mercado. Através de nossos parceiros, conseguimos viabilizar o modelo Bravar/Birel Sudam, que é excelente e tem um custo muito acessível”, disse Savaglia. Os motores também serão modificados. Na categoria U-10, serão os Honda RBC. Na U-13 e Top, os propulsores serão Iame MY RBC, e na Senior, Iame Tag. “A RBC é uma das melhores empresas fornecedoras de motores do Brasil. Com ela como parceira, vamos reduzir ainda mais os custos para os pilotos e a atratividade, já que os motores serão homologados”, explicou.
A premiação também continuará fazendo parte do campeonato. No ano passado, os vencedores de cada etapa da classe K2 (Top) ganharam um dia de testes na F4 Sul-americana. Neste ano, haverá prêmios e descontos especiais para aqueles que optarem por correr na categoria continental. O objetivo é criar um plano de carreira para jovens talentos. “Essa parceria tem dado muito certo. Vejo a F4 Sul-americana como a melhor opção para quem está iniciando no automobilismo e o Tato, organizador da categoria, tem o mesmo pensamento que o nosso. A ideia é criar uma escada do kart para o automobilismo. Queremos preparar novos pilotos da melhor maneira possível”, afirmou o promotor.
Para cumprir essa meta de desenvolvimento de pilotos, a organização do KantanKart baixou ainda mais os preços. Na categoria Cadete, o custo será de R$ 850,00 e inclui motor, inscrição e combustível. Os chassis serão fornecidos gratuitamente pela Birel Sudam aos pilotos até o fim do ano. Nas categorias U-13 e Top, o valor para cada etapa é de R$ 4.650,00 e inclui aluguel de motor, carburador e escapamento, parcela da compra do chassis, inscrição e combustível. Na Sênior, o custo é de R$ 4.850,00 e inclui aluguel de motor, carburador e escapamento, parcela da compra do chassis, inscrição e combustível. A apresentação oficial da nova temporada do KantanKart será no dia 8 de fevereiro durante a Copa Verão, que será realizada no Kartódromo Arena Brasil Kirin, em Itu (SP).
O KantanKart é promovido pela MMKT Sports Marketing, conta com supervisão da Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP), patrocínio da Gluby Fair Trade and Fashion, PlayTV, fornecimento de chassis Bravar/Birel Sudam, motores da RBC e apoio da Cartone Design, X-Trax, Wurth do Brasil, Ituano Motor Sport Club, F4 Sul-americana e MediaOne Communications, agência de comunicação do KantanKart.
Calendário KantanKart 2015:
28 de março – 1ª etapa
19 de abril – 2ª etapa
17 de maio – 3ª etapa
14 de junho – 4ª etapa
16 de agosto – 5ª etapa
20 de setembro – 6ª etapa
25 de outubro – 7ª etapa (Copa Bravar)
21 e 22 de novembro – 8ª e 9ª etapas (Copa RBC)
13 de dezembro – 10ª etapa (Copa MMKT)