Kart: João Pedro Maia comemora estreia promissora na categoria Júnior Menor

Kart: João Pedro Maia comemora estreia promissora na categoria Júnior Menor

Quando se fala em trocar de categoria no kart, o momento mais difícil para um piloto é, sem dúvida alguma, sair da Cadete e ingressar na Júnior Menor. Entre as principais dificuldades está a adaptação a um chassi bem maior e a um motor bastante mais potente, agora de 125cc. E foi este momento que o paulista João Pedro Maia (BPAM) enfrentou – com méritos – no último final de semana no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP).

João Pedro Maia estreou na nova categoria nas provas válidas pela etapa de abertura da Copa São Paulo Light, certamente um dos estaduais mais valorizados do kartismo nacional. E, além das dificuldades normais que esta adaptação pede, Maia enfrentou pista molhada na primeira bateria.

“Neste primeiro momento nada importava mais do que ver o João Pedro na pista, estreando em uma nova categoria, e poder incentivar e, especialmente, avaliar sua performance. Resultados vinham em segundo plano”, conta Roger Munerato, da Scuderia 200, equipe de Maia.

E a estreia foi bastante difícil, já que problemas de acerto no equipamento perduraram até pouco antes da largada da primeira bateria. Depois de conquistar a 7ª posição no grid de largada, João Pedro Maia (BPAM) teve uma atuação bastante segura e, mesmo com pista bastante molhada e muita chuva, finalizou a primeira prova em 7º depois de muitas disputas com seus adversários.

Na segunda bateria, já com pista seca, Maia fez ótima largada e pulou para a 4ª posição. Já pressionando o 3º colocado, ele recebeu um toque traseiro que o fez sair para a grama. Sem desanimar, ele voltou à pista, recebendo a bandeirada em 17º e, na soma de pontos, terminando sua estreia com o 12º lugar. “Se falarmos de resultado final, obviamente poderia ter sido melhor. Mas não era este nosso objetivo, e sim que ele pudesse fazer uma estreia consistente. E ele conseguiu, andando entre os primeiros colocados. E só não terminou por ali em razão daquele incidente. Então, avaliamos esta estreia como muito positiva e promissora”, diz Alain Sisdeli, campeão brasileiro de kart e “coach” de João Pedro Maia.

Alexandre Maia, pai de João Pedro, ficou extremamente animado com a estreia do filho em uma categoria com motores de 125cc. “Foi ótimo, ele pôde sentir a pressão da categoria, que reuniu 21 pilotos, e andou muito bem, na frente até mesmo de alguns competidores mais experientes que ele. Temos muito pela frente ainda, mas ficamos muito animados e satisfeitos. O importante é que o João Pedro saiu confiante da pista, sabendo que pode andar na frente”, finaliza.

João Pedro Maia terá dois compromissos em fevereiro. No dia 21 ele competirá em Itu, no Schin Kantan, e depois, no dia 28, correrá a abertura do Campeonato Bandeirantes, em Paulínia.

KG COM Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)