Marcas faz estreia em Cascavel e Zonta quer tomar a liderança da tabela no oeste do Paraná

Piloto da Toyota conta com o apoio da torcida local e aposta em preparação do carro para vencer neste final de semana.

Pela primeira vez em três anos de existência a Copa Petrobras de Marcas desembarca em Cascavel. Mas se o clima na cidade é de estreia, na pista o clima é de decisão. Faltando apenas duas etapas para o final do campeonato, a Toyota RZ quer recuperar a liderança do campeonato e os dois pilotos do time, Ricardo Zonta e Galid Osman, estão nesta briga.

A disputa, entretanto, promete ser acirrada. Principalmente porque ninguém ainda tem ideia do acerto ideal para o traçado do Autódromo Zilmar Beux. Por isso, Ricardo Zonta, paranaense que conta com o apoio da torcida local, acredita que os treinos livres de sábado serão de extrema importância. “O treino livre é quando você consegue melhorar o carro, mexer no acerto e evoluir para a classificação. Sempre são imprescindíveis. Mas aqui contará bastante. Quem souber usar melhor o tempo e conseguir achar e aperfeiçoar um bom acerto do carro se dará bem, pois isso será de extrema importância, já que os dois treinos livres e a classificação acontecerão todos no sábado”, analisou o piloto.

Zonta, que ocupa a terceira posição na classificação do campeonato, 28 pontos atrás do líder Ricardo Maurício, pode retomar a ponta da tabela neste final de semana. Na rodada dupla de Cascavel, 50 pontos estão em jogo.” A ideia é sair de Cascavel com vantagem na tabela. Serão duas provas extremamente importantes para o campeonato”, disse o paranaense.

Já seu companheiro de equipe na Toyota RZ, Galid Osman, espera voltar ao pódio da Copa Petrobras de Marcas. “Venci as duas corridas em Brasília e nas últimas corridas não consegui subir no pódio, então minha meta é conquistar outros bons resultados em Cascavel. É difícil dizer como será o carro e a adaptação na pista. Mas, pelo nível dos pilotos, isso não preocupa. Os treinos livres servirão para encontrarmos o melhor acerto dos nossos Corolla XRS, isso será bem importante para a classificação”, ponderou Galid.

No campeonato de equipes, o time liderado pelo ex-F1 Ricardo Zonta ocupa a liderança com 298 pontos, 22 pontos à frente da segunda colocada a JLM Racing. Entre as montadoras a Toyota está no topo com 385 pontos. A programação do sábado será reservada para os dois treinos livres às 9h50 e às 12h30, com a tomada de tempos às 16h10, com duração de 10 minutos. A primeira corrida acontece no domingo, às 9h05, com duração de 30 minutos e mais uma volta. A segunda disputa tem largada às 12h47, com a Band abrindo sua transmissão às 12h30, com o compacto da primeira prova e ao vivo na segunda corrida.