Cada vez mais frequente no esporte de alto rendimento, o Crossfit vem ganhando muitos adeptos em várias partes do mundo. O método de treinamento, criado nos Estados Unidos e que chegou ao Brasil recentemente, rapidamente se tornou preferência também entre pilotos de automobilismo. E um desses pilotos é Marcelo Vianna, que participará das 500 Milhas de Londrina, em dezembro, e utiliza o Crossfit para manter a forma física de olho na prova de longa duração.
“Estou há quatro meses treinando em uma academia de Crossfit e os resultados são muito bons. Acho que estou bem preparado e aguento com mais facilidade o desgaste de uma corrida. Trabalhamos diversas partes do corpo em exercícios que incluem barra, corda, pneu de trator, levantamento de peso e movimentos variados”, disse o piloto. “Na academia comum, trabalhamos músculos específicos e nem sempre dão o resultado esperado para determinadas atividades. No Crossfit sinto que tenho um desempenho melhor”, continuou.
Por utilizar um método diferente de uma academia tradicional, já que o atleta utiliza movimentos variados em todo o corpo, o treinamento ganhou espaço entre aqueles que não gostam de praticar movimentos repetitivos. O Headcoach Rodrigo Bonilha, da academia CrossfitVolk, explica que o objetivo do método é melhorar o rendimento do corpo como um todo e deixá-lo mais preparado para atividades de alto desempenho.
“O Crossfit é considerado hoje como o melhor condicionamento físico do planeta devido à proposta de ser bom em diversas tarefas. Nossa principal diferença para as academias é que não trabalhamos com máquinas em movimentos guiados e isolados. Nossa máquina é nosso corpo e trabalhamos de forma integrada (multiarticular). Resgatamos movimentos naturais do ser humano, onde depois de algumas sessões de treino nosso aluno sente a diferença no seu condicionamento físico”, afirmou Bonilha.
Devido às exigências de uma prova de longa duração, Vianna tem certeza que os resultados dos treinos físicos farão diferença na corrida. “São cerca de sete horas de prova e vamos guiar bastante em parceria com outros pilotos que dividirão o carro comigo. Estarei bem preparado para fazer uma boa prova e suportar o desgaste físico. Aprovo e recomendo o Crossfit”, finalizou o piloto.
Crossfit
O Crossfit é um treinamento funcional constantemente variado de alta intensidade, que tem como objetivo trabalhar as dez capacidades do corpo humano: resistência cardio-respiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. O método é aplicado em academias de polícia, grupos de operações táticas, unidades de operações especiais do exército americano e por centenas de atletas do mundo inteiro. No Brasil, o Crossfit chegou há cerca de quatro anos e rapidamente ganhou adeptos de todas as classes sociais.