Matheus Leist destacou-se em Spa-Francorchamps e assumiu vice-liderança da Fórmula 3 Britânica

Matheus Leist destacou-se em Spa-Francorchamps e assumiu vice-liderança da Fórmula 3 Britânica

Somando 74 pontos nas três provas da 6ª etapa, o brasileiro Matheus Leist (TMA Competições) assumiu a vice-liderança da Fórmula 3 Britânica quando faltam duas rodadas triplas – e mais uma prova – para o encerramento da temporada. Mas, mais do que isso, o piloto aproximou-se radicalmente da ponta da tabela e está apenas quatro pontos atrás do líder, Ricky Collard.

A 6ª etapa foi disputada em Spa-Francorchamps, na Bélgica, segundo o próprio Matheus Leist o autódromo mais esperado do ano pelos pilotos, em função da forte competitividade e história que o lendário traçado carrega. Na quinta-feira, primeiro dia de atividades, Leist liderou o primeiro treino, mas depois perdeu um pouco de ritmo.

A tomada de tempos mostrou que Leist e sua equipe reencontraram o ritmo perdido e que o piloto continuava candidato a lutar por vitórias na Bélgica. Quarto colocado na atividade, realizada na sexta-feira, o piloto de Novo Hamburgo (RS) esteve muito próximo de vencer a primeira bateria da rodada. “A prova terminou em bandeira vermelha, três voltas antes do previsto. Só que eu estava chegando rápido no ponteiro e isso atrapalhou o que poderia ter sido uma vitória. Mas, ainda assim, foi muito bom, pois eu estava assumindo a vice-liderança”, disse Matheus Leist.

No sábado Matheus Leist (TMA Competições) repetiu o desempenho e terminou a segunda prova da rodada, com grid invertido, em 5º, para depois conquistar outro segundo lugar na terceira prova, resultados que lhe permitiram aproximar-se de forma definitiva da liderança.

“Encontramos um bom acerto do carro para Spa, na verdade basicamente o mesmo acerto da rodada anterior em Silverstone. Mudamos algumas coisas, especialmente na parte aerodinâmica, já que aqui em Spa tínhamos mais retas. O carro está muito bom e minha equipe, a Double R Racing, está coesa em busca do título”, disse Matheus Leist, referindo-se ao time fundado por Kimi Raikkonen, campeão da Fórmula 1 em 2007.

Matheus Leist, que nas últimas cinco baterias – duas etapas – diminuiu de 48 para 4 pontos sua desvantagem em relação ao líder, mostra-se cada vez mais animado. “Fui o piloto que mais somou pontos nesta rodada, cheguei em Spa 22 pontos atrás do líder e saio daqui muito bem posicionado e totalmente na briga pelo campeonato. Temos duas etapas e seis baterias ainda, além da bateria cancelada em Silverstone por causa da chuva, quando largarei na pole. A próxima etapa é daqui a um mês em Snetterton e esperamos repetir as duas últimas para chegar em Donington, na última rodada em setembro, na liderança”, aposta Leist.

Confira os dez primeiros colocados após a rodada de Spa-Francorchamps:
1 Ricky Collard – 354 pontos
2 Matheus Leist – 350
3 Thomas Randle – 335
4 Toby Sowery – 321
5 Enaan Ahmed – 263
6 Lando Norris – 247
7 Tarun Reddy – 197
8 Enzo Bortoleto – 190
9 Thomas Maxwell – 190
10 Aleksanteri Huovinen – 188