Nova categoria no automobilismo br asileiro, Fórmula Inter estreia neste final de semana

Nova categoria no automobilismo br asileiro, Fórmula Inter estreia neste final de semana

Primeira categoria de monopostos nacionais com sistema “seat and drive”, baixos preços e com extenso pacote promocional, de entretenimento e de mídia.

Tão aguardado pelo automobilismo brasileiro, finalmente o esporte voltará a contar com uma categoria de monopostos para pilotos de todas as idades e experiências que desejam prosseguir suas carreiras, preparando-se para as grandes modalidades nacionais e internacionais, através de uma oferta baseada em excelente carro e relação custo-benefício. A Fórmula Inter, a mais inovadora categoria do país terá início neste final de semana (16 a 18/12), no Autódromo de Interlagos, integrante da programação oficial do Campeonato Paulista de Automobilismo. A prova com 40 minutos de duração terá largada a partir das 14 horas do domingo (18/12).

A categoria adota o modelo “seat and drive”, ou seja, o piloto paga pelo aluguel do equipamento e dos serviços, e ao chegar à pista para competir encontra o carro pronto para sentar e pilotar. Todos os monopostos são propriedades da Formula Inter, e portando, são mantidos pela mesma, garantindo qualidade, segurança. E para garantir ainda mais equilíbrio, todos os carros são sorteados entre os competidores a cada corrida. A modalidade oferece a todos os seus participantes acesso à Academia F.Inter, que ministra aulas de mecânica, dados, pilotagem, media training, marketing, entre outras disciplinas complementares para quem deseja se aprimorar na profissão. Com tudo incluso, inclusive transmissão e reality show em televisão, o custo da temporada é equivalente a R$ 13.990 por prova.

O F-Inter MG-15 foi projetado e construído por José Minelli, com a experiência de mais de 45 anos no automobilismo brasileiro, e certificado por engenheiros de universidade nacional, que se valeram das melhores práticas construtivas e dos mesmos softwares utilizados pelos principais fabricantes de veículos de competição em todo o mundo, e dos mais resistentes e avançados materiais, privilegiando a segurança, performance e competitividade. Cerca de 95% dos componentes do carro foram desenvolvidos e produzidos na fábrica da Formula Inter na região do Autódromo de Interlagos, e foram adotadas soluções sustentáveis como combustível etanol e tinta à base de água.

O Fórmula Inter utiliza rodas de fabricação própria em magnésio de aro 13 polegadas, com tala 8″ na dianteira e 11″ na traseira, que recebem pneus Pirelli PZero Slick, 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros. O Power train é composto por motor 2.0, quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta, que gera 191 hp e torque máximo de 21 kgfm a 6.000 rpm, alimentado por etanol, acoplado a caixa de câmbio nacional com 4 marchas em “h”. A velocidade máxima projetada em Interlagos é de 240 km/h.

Programação oficial Fórmula Inter:

Sexta-feira
8h05 às 8h45 – Treino livre
1h10 às 13h40 – Treino livre

Sábado
13h40 à 14h05 – Tomada de tempo

Domingo
14h – Largada – 40 minutos de prova

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FICHA TÉCNICA – FÓMULA INTER

Monoposto: F-Inter MG-15
Construtor: Minelli Racing
Chassis: Construção tubular semi-monocoque, crash box frontal removível e side pods laterais estruturais em plano inclinado
Suspensão dianteira: ‘push rod’ mono shock, triangulo superior e inferior com uniballs e rótulas Aurora espec Race e barra estabilizadora.
Suspensão traseira: ‘push rod’ bishock, triangulo superior e inferior com uniballs e rótulas Aurora espec Race e barra estabilizadora.
Amortecedores e molas: Com bump e rebound fixos, molas com carga variável.
Freios: 4 discos ventilados, calipers espec race de 4 embolos, distribuição de carga dianteira e traseira regulável no cockpit.
Mangas de eixo: em magnésio com cubo rápido.
Rodas: Fabricação própria em magnésio, aro 13, tala 8″ dianteira e 11″ traseira
Pneus: Pirelli PZero Slick – 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros
Caixa de Direção: Minelli Racing
Tanque de combustível: de borracha, capacidade 30 litros
Pintura: Sherwin Williams à base d’água
Habitáculo: em fibra de carbono, extrator de banco
Banco de segurança: em fibra, removível
Anel de segurança: Protetor de cabeça em material compósito
Volante: Fibra de carbono com sistema de retirada rápida e painel eletrônico embutido
Carenagem: Fibra de vidro em vacuum bag, 8 peças
Aerofólio: Fibra de carbono, com 1.000mm regulável de 0 a 11 graus.
Asa: Fibra de carbono, com 1.800mm externo fixo em 11 graus
Flaps: em fibra de carbono, dianteiro 4 unidades reguláveis de O a 35 graus, traseiro com 1.000mm regulável de 0 a 35 graus.
Extrator Traseiro: em fibra de vidro, fixo
Dimensões:
Comprimento total: 4.320mm
Largura total: 1.800mm
Altura máxima: 1.000mm
Entre eixos: 2.465mm
Bitola dianteira externa aos pneus: 1.800mm
Bitola traseira externa aos pneus: 1.750mm.
Peso: 520 kg sem combustível.

Motor: 2 litros, 4 cilindros em linha, 16válvulas
Coletor de admissão e escape: Minelli Racing
Refrigeração: 2 radiadores laterais de alumínio para água
Sistema de Gerenciamento Eletrônico: Pro Tune Eletronic Systems
Potência: 191 hp a 6000 rpm
Torque: 21 kgfm a 6000 rpm
Câmbio: Minelli Racing de 4 marchas em H

A Fórmula Inter tem parceria com a Unica – União da Indústria de Cana de Açucar, Bosch do Brasil, Sparco e Pirelli.

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CREDENCIAMENTO

Os jornalistas interessados em conhecer mais detalhes técnicos, desportivos, empresariais da FÍnter, e entrevistar os promotores da categoria, favor informar até sexta-feira pelo e-mail mastermidia@terra.com.br, para que seja providenciada a credencial para o camarote da categoria.