Ozz Negri: “Nem sei dizer quantos carros ultrapassei”

Domingo, 16 de março de 2014) Uma prova de endurance é basicamente uma ocasião para superar desafios e ampliar limites. E foi justamente isso que o brasileiro Oswaldo Negri Júnior fez neste sábado, 15, na disputa da 62ª Annual Mobil 1 Twelve Hours of Sebring, segunda etapa do TUDOR United SportsCar Championship, no Sebring International Raceway. Se já não fosse o bastante uma maratona de 12 horas no histórico circuito misto da Flórida, Negri e seus parceiros da Michael Shank Racing tiveram de enfrentar uma dose cavalar adicional de dificuldades, pelo fato de o Ford EcoBoost #60 ter sido removido para o 64º e último lugar do grid.

Essa ocorrência foi devida à quebra do motor no treino noturno da quinta-feira, o que não permitiu que Negri pilotasse o mínimo exigido pelo regulamento sob luz artificial (três voltas). Diante disso, o chefe de equipe Michael Shank optou por aceitar a punição e largar atrás. De outro modo, até poderia largar na sua posição original (11º), mas não contaria com o brasileiro no trecho noturno, o que foi de pronto descartado.

Como essa decisão foi tomada antes do Qualifying, Negri foi para a pista sem se preocupar com tempo, apenas para continuar a programação de acerto do carro. Mesmo assim, o tempo de 1min54s062 o colocaria na 11ª posição. Coube a Negri conduzir o carro nas primeiras duas horas de corrida, promovendo uma escalada de posições de grande vulto, mesmo em meio aos riscos de fazê-lo diante de um grid cheio.

“Com tantos carros na nossa frente, o objetivo era avançar o mais rapidamente possível para não perder mais tempo do que o necessário em relação aos líderes. Então, fui pra cima com tudo, mas tomando todo o maior cuidado possível para não me envolver em acidentes”, disse o piloto. O esforço foi válido, mesmo com alguns sustos pelo caminho, pois nos stints seguintes os teammates John Pew e Justin Wilson puderam pilotar no grupo de vanguarda. Ozz, como é mais conhecido nos Estados Unidos, devolveu o carro entre os dez primeiros e o trio se manteve nessa posição até o fim, apesar de o câmbio ter travado em segunda marcha numa fase da prova.

Ao final de 12h00min50s553, com 291 voltas e na mesma do líder, o Ford EcoBoost Riley #60 cruzou a linha de chegada em 9º. “Olha, com o ritmo de corrida que conseguimos ditar, acho que nossa equipe teria chegado numa posição muito melhor posição. Mas o importante é que conseguimos chegar, apesar de todos os problemas, e para a Ford Racing foi uma ótima jornada”, disse Negri, ressaltando o fato de os três carros equipados com motores Ford EcoBoost terem completado a prova entre os dez primeiros, incluindo o trio vencedor, formado por Scott Pruett, Memo Rojas e Marino Franchitti.

A sequencia do TUDOR United SportsCar Championship será no dia 12 de abril, no circuito de rua de Long Beach, na California. Ozz Negri desembarca nesta segunda-feira no Brasil para disputar, no próximo domingo, a abertura da Stock Car como piloto convidado, ao lado do atual campeão Ricardo Maurício, da equipe Eurofarma-RC

Americo Teixeira Jr.
ozznegripress@gmail.com
19 9749-8111