Paulistas se destacaram no Exterior

Paulistas se destacaram no Exterior

201800911-IMSA-Derani

Derani (IMSA) e Collet (F-4) venceram, Morgatto (Kart) subiu ao pódio

O último fim de semana foi bastante pródigo para três paulistas que disputaram competições no Exterior: Pipo Derani venceu o Monterey Grand Prix, nona etapa do IMSA Weathertech Championship, Caio Collet ampliou sua liderança no Campeonato Francês de F-4, em Magny-Cours, com duas vitórias na antepenúltima etapa da temporada e Mateus Morgatto sagrou-se vice-campeão na categoria Júnior da Italia Rok Cup, evento que reuniu 150 kartistas em Adria.

A vitória de Pipo Derani em Laguna Seca foi conquistada com detalhes de superação: a troca de motor forçou o brasileiro e o seu companheiro Johannes van Overbeek a alinhar o Nissan DPI #22 no final do grid para uma competição que durou duas horas e quarenta minutos. Com uma hora de prova o brasileiro rodou após rodar em consequência de uma leve colisão com um adversário durante uma relargada; cabe destacar que Overbeek pilotou apenas nos primeiros 22 minutos da competição, decorrência de problemas de saúde. Outro ponto alto da atuação de Derani foi a ultrapassagem sobre Rick Taylor na curva do Saca-Rolhas, uma das mais icônicas e desafiadoras do automobilismo internacional.

 

A vitória aconteceu no fim da semana em que Pipo Derani foi anunciado como futuro piloto da equipe Weathertech para a temporada de 2019. O paulista fará dupla com outro brasileiro, o brasiliense Felipe Nasr, que lidera o campeonato deste ano. Os resultados completos do Monterey Grand Prix você encontra aqui.

 

Collet rumo ao primeiro título

Caio Collet domina a temporada de F-4 francesa (Divulga;ao)

Caio Collet domina a temporada de F-4 francesa

Uma das grandes esperanças do automobilismo brasileiro, Caio Collet teve motivos de sobra para comemorar sua primeira apresentação no circuito de Magny-Cours, traçado que durante vários anos foi sede do GP da França de F-1entre 1991 e 2008. Com duas vitórias, duas poles e três voltas mais rápidas na rodada tripla, o piloto ampliou sua vantagem na liderança da competição, onde agora soma 209,5 pontos, 57,5 de vantagem para o vice-líder Théo Pourchaire. Arthur Leclerc é o terceiro, com 148 pontos. O campeonato prossegue dias 5, 6 e 7 de outubro em Jerez de la Frontera (Espanha).

Collet já começou a sexta-feira (7) liderando os treinos livres e garantindo a pole position para as corridas 1 e 3; no sábado, largou venceu a primeira bateria de ponta a ponta, registrou a volta mais rápida e recebeu a bandeirada com mais de dois segundos de vantagem para o segundo colocado. Na corrida 2, com os 10 primeiros invertidos no grid, o brasileiro largou em décimo, fez a volta mais rápida da prova e terminou em quarto, cerca de um segundo do vencedor Arthur Leclerc. Na corrida 3 novamente vitória de ponta a ponta e volta mais rápida.

Mateus Morgado, vice-campeão da categoria Júnior Rok Cup Itália.

Mateus Morgado, vice-campeão da categoria Júnior Rok Cup Itália.

No Kartódromo de Adria, localizado próximo à cidade de Veneza, o destaque brasileiro ficou por conta do Mateus Morgado, que sagrou-se vice-campeão da categoria Júnior Rok Cup Itália, competição para karts equipados com motor Vortex. O paulista de 14 anos, inscrito pela equipe Parolim/A-M Engines) esteve entre os mais velozes em todo o final de semana e terminou a prova final na segunda colocação, garantindo ainda um prêmio de €600,00.