Pilotech: Treinamento para vencedores

Pilotech: Treinamento para vencedores

Única clínica para desenvolvimento psicofísico de pilotos no Brasil fica próxima ao Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Inspirada em projetos internacionais, mas devidamente adequada ao cenário brasileiro e atendendo à necessidade dos pilotos de um dos países que mais conquistaram títulos na Fórmula 1, a Pilotech foi criada pelos empresários-pilotos Luca Milani e Luiz Nicolaci Santos, junto com o renomado preparador físico José Rubens D’Elia, que atua como Diretor Técnico. A base de atuação deste espaço exclusivo e pioneiro é o treinamento psicofísico, já que ao passo que o piloto se desenvolve fisicamente, a parte psicológica também é trabalhada.

“É uma exclusiva clínica de alta performance para desenvolvimento psicofísico, com toda a tecnologia que o piloto de competição ou aprendiz de pilotagem precisa. Além da capacidade técnica e física, a Pilotech desenvolve o lado psicoemocional. É o primeiro centro de formação de novos campeões do Brasil, onde pilotos e futuros pilotos se preparam para vencer competições”, explica José Rubens D’Elia.

Para o treinamento físico a clínica Pilotech conta com uma área funcional totalmente equipada com equipamentos Movement estudados para as necessidades físicas dos pilotos, que treinam de macacão e capacete. É uma simulação real em tudo o que existe neste espaço exclusivo. Vai desde o vestiário até a academia, passando pelas duas salas com isolamento acústico que acomodam simuladores sofisticados para treinamento e avaliação para qualquer tipo de pilotos de todas as idades e categorias, sempre acompanhados por profissionais experientes e altamente qualificados.

“O piloto tem que ser forte, flexível e resistente. Tanto no corpo como na mente. Isto é muito importante. Então, quando ele chega aqui no treinamento, ele tem um trabalho em que o seu corpo é desafiado exaustivamente e a sua capacidade mental é estimulada e desenvolvida simultaneamente”, comenta o Diretor Técnico. “Sem um treinamento físico e mental é muito difícil você conseguir fazer o seu melhor dentro do carro”, atesta Luca Milani, um dos sócios e que também é piloto.

PERSONALIZAÇÃO AO EXTREMO

A Pilotech trabalha com o conceito de personalização, desenvolvendo seus produtos de acordo com a necessidade de cada cliente. O principal treinamento é o Full, em que o cliente tem à sua disposição todos os espaços da clínica, tanto da academia de preparação física quanto das duas salas de simuladores. O acompanhamento dos técnicos é total, inclusive em atividades externas, possibilitando um desenvolvimento mais efetivo.

“O corpo humano é uma máquina feita para vencer. Durante nossa existência criamos métodos e ferramentas para transpor obstáculos, superando nossas limitações de força e tamanho. Criamos máquinas para ir mais alto, mais rápido e mais longe. O piloto de competição é um atleta de alta performance. Seus músculos têm que estar condicionados e fortalecidos para suportar movimentos repetitivos. Seu cérebro precisa estar bem oxigenado para calcular com clareza o momento certo de frear ou dividir uma curva. Precisa estar focado para conseguir aquela fração de segundo que será a diferença entre o primeiro e o último lugar do grid. Simulando em um ambiente controlado as situações de stress físico e mental, conseguimos otimizar e treinar as reações para os momentos adversos. Na Pilotech o cliente é treinado para vencer”, reforça D’Elia.

Outro tipo de treinamento é o Projeto SIM, em que o cliente recebe aulas somente nos simuladores de alta tecnologia, que favorece um treinamento mais próximo da realidade. A ideia não é substituir, mas minimizar os custos de treinamentos de pista dos pilotos, utilizando os mais atuais e sofisticados simuladores disponíveis, e ainda com esforço físico.

O equipamento serve desde para aprendizado e memorização de traçado e onde acelerar e frear, como para aprender a ler uma telemetria ou até mesmo o que os ajustes de vários set-ups influenciam na performance do carro. Desta forma, o cliente também tem a liberdade de utilizar o equipamento com a orientação de seu coach, engenheiro ou chefe de equipe.

“Os nossos simuladores são utilizados com o acompanhamento de um especialista – Mike dos Santos, campeã mundial de simuladores -, que colabora na realidade do set up do carro utilizado pelo piloto. Por isto, uma sessão nos simuladores é muito mais barata do que um treino na pista”, explica Luiz Nicolaci Santos.

“Temos casos em que kartistas já começam a treinar no simulador, com carros e em pistas que ainda conhecerão, antes mesmo de cursarem uma escola de pilotagem. Isto antecipa e acelera a sua adaptação, pois muitos são menores de idade e não podem ter sua primeira experiência em carros nas ruas”, complementa o piloto e sócio da Pilotech.

Nesse caso, o cliente é instruído em sua pilotagem e tem o seu desenvolvimento físico pontual desenvolvido através da articulação mecânica que imita as forças impactadas no volante do veículo e no pescoço do piloto. Portanto, as sessões no simulador são pensadas e estruturadas como se fossem testes reais nas mais diversas pistas do Brasil e do mundo.

Um dos simuladores é específico para karts, de diversos tipos e com centenas de circuito mundo afora. O outro é de carros – Monoposto e Turismo -, também de diversas modalidades e com dezenas de pistas do mundo inteiro.

“O piloto tem que ser um atleta profissional. Quando ele entra em um carro, ele e o equipamento tem que ser uma unidade. O mais importante é que ele vai ter que desenvolver cada vez mais o foco e o reflexo. É isto que vai fazer dele um vencedor”, encerra José Rubens.

SERVIÇO:

Pilotech

Horário de funcionamento: 8h às 20h
Endereço: Av. Quarto Centenário 1532 – Jardim Luzitania – São Paulo (SP)
Telefone: +55 (11) 4280-5960
E-mail: contato@pilotech.com.br

Site: http://www.pilotech.com.br/
Facebook: www.facebook.com/Pilotech
Instagram: https://www.instagram.com/pilotechbr

AGENDE A SUA VISITA