Quebra de chassi tira Ferrari 458 da liderança da corrida no RS

Depois de assumir a liderança na largada, Rafael Derani leva um susto e abandona
GUAPORÉ, 2 DE SETEMBRO DE 2012 – Aconteceu neste domingo a décima corrida do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo em Guaporé. A dupla Rafael Derani e Claudio Ricci da equipe CRT partiu da segunda colocação e já na largada Derani pulou na frente, assumindo a primeira colocação. Impondo um ritmo forte, Derani foi abrindo mais de um segundo por volta para Fabio Ebrahim.

Na décima volta, quando estava com mais de 10 segundos de vantagem, uma quebra no final da reta dos boxes acabou com a chance de vitória da Ferrari 458. “Estava a 250 quilômetros por hora, pisei no freio e ouvi um estouro forte. Consegui frear, reduzi as marchas e quase não consegui fazer a curva. Espalhei e consegui segurar, por sorte não bati no muro. Achei que era pneu, mas na outra curva percebi que era um problema na direção”, disse Rafael.

O problema foi constatado na volta aos boxes. Uma quebra na parte dianteira do chassi da Ferrari 458 fez com que a caixa de direção se soltasse do carro. “Inacreditável. Nunca tinha visto isso na vida.”, contou Derani. Claudio Ricci, que não teve a oportunidade de correr neste domingo, estava confiante em mais uma vitória. Tínhamos tudo para repetir o resultado de ontem. O Rafa já tinha aberto muito e pelo ritmo dos vencedores, vimos que seria possível manter a vantagem”, comentou Ricci.

Ricci contou que a luta pelo título continua e lembrou que não terminar uma prova não estava nos planos. “Vamos continuar trabalhando para lutar pelo título até a última etapa. Foi assim nos últimos anos e vamos conseguir de novo. Não terminar uma prova é ruim, porque vamos queimar o descarte logo de cara, mas as chances são boas. Conhecemos melhor o carro, sabemos melhor seus pontos fortes e fracos e vamos incomodar”, finalizou Claudio.

Classificação final da corrida de domingo
1º) 105 – V.Faria/R.Guerra (MB, SP/SP), 43 voltas em 50:28.427 (média de 157,43 km/h)
2º) 30 – C.Faria/D.Rosa (MB , SP/RS), a 1.815
3º) 0 – C.Bueno/C.Dahruj (BM , SP/SP), a 2.095
4º) 1 – V.Brito/Constatino Jr (BM , PA/SP), a 21.348
5º) 16 – M.Hahn/A.Khodair (LA , SP/SP), a 54.577
6º) 22 – P.Bonifacio/S.Jimenez (MB , SP/SP), a 55.588
7º) 18 – A.Buneder/R.Sandoval (LA , RS/SP), a 57.116
8º) 20 – F.Ebrahim/W.Ebrahim (AU , PR/PR), a 1 volta
9º) 75 – H.Assunção/R.Kastropil (LA , SP/SP), a 1 volta
10º) 15 – F.Tozzo/R.Mascarello (FE , SC/MT), a 2 voltas
11º) 46 – C.Kray/A.Toso (LA , RS/RS), a 2 voltas
12º) 10 – C.Almeida/P.Ventura (LA , RS/RS), a 4 voltas

Não completaram
4 – F.Roso/V.Roso (FE , RS/RS), acidente
3 – R.Derani/C.Ricci (FE , SP/RS), mecânica

Classificação GT3
1 – Duda Rosa/Cleber Faria – Mercedes-Benz SLS AMG – 134 pontos;
2 – Cacá Bueno/Cláudio Dahruj – BMW Z4 GT3 – 125 ;
3 – Renan Guerra/Vanuê Faria – Mercedes-Benz SLS AMG – 113;
4 – Allam Khodair/Marcelo Hahn – Lamborghini LP600+ – 109;
5 – Sérgio Jimenez/Paulo Bonifácio – Mercedes SLS AMG – 95;
6 – Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim – Audi R8 LMS – 94;
7 – Cláudio Ricci/Rafael Derani – Ferrari 458 – 89;
8 – Valdeno Brito/Constantino Júnior – BMW Z4 GT3 – 83;
9 – Felipe Tozzo/Raijan Mascarelo – Ferrari F430 – 55;
10 – Andersom Toso/Carlos Kray – Lamborghini LP520 – 54;
11 – Ronaldo Kastropil – Lamborghini LP600 – 47;
12 – Fernando Poeta – Lamborghini LP560 – 37;
12 – Cristiano Almeida/Pierre Ventura – Lamborghini LP520 – 37;
14 – Roger Sandoval – Lamborghini LP560 – 35;
15 – Henrique Assunção – Lamborghini LP 600+ – 33;
16 – Guilherme Figueiroa/Júlio Campos – Lamborghini LP600 – 28;
17 – Felipe Roso/Vinícius Roso – Ferrari F430 – 21;
18 – Ramon Matias – Dodge Viper Competition Coupé – 20;
19 – Fernando Croce/Fernando G. Croce – Corvette Z06R – 19;
20 – Alexandre Buneder – Lamborghini LP560 – 17;
21 – Bruno Garfinkel – Lamborghini LP600 – 16;
22 – Popó Bueno/Marcelo Franco – Ford GT – 11;
23 – Walter Derani – Ferrari F430 – 11;
24 – Fernando Fortes – Dogde Viper Competition Coupé – 10
25 – Renato Cattalini – Dodge Viper Competition Coupé – 9;
26 – Lorenzo Varassin – Dodge Viper Competition Coupé – 8.