Em dia de aprendizado Paulo Nobre e Edu Paula conheceram as artimanhas das estradas geladas do Principado e ficaram na 27ª posição entre os 67 carros participantes
Duro, tenso e cheio de dificuldades. Assim foi o primeiro dia dos brasileiros Paulo Nobre e Edu Paula no Rally de Monte Carlo, competição que abre o calendário 2012 do Campeonato Mundial de Rali, o WRC. Nesta quarta-feira (18/01), os competidores enfrentaram quatro Especiais e o gelo nas estradas monaguescas foi o principal problema de todos, inclusive de Nobre/Paula.
Os dois trechos que foram percorridos duas vezes pelos participantes apresentavam condições distintas. O primeiro deles tinha pouco gelo na estrada, enquanto que o segundo possuia uma parte significativa do piso coberta por neve. Dessa maneira, pilotos e chefes de equipe quebraram a cabeça para escolher o tipo de pneu correto para usar ao longo do dia. Os brasileiros optaram em usar pneus supermacios no primeiro trecho e levaram dois pneus com pregos (de 1,8mm de altura) como estepes para serem usados do lado direito do seu Mini Cooper WRC durante o segundo trecho. “As duas vezes que passamos na Especial 2 foram ruins de acelerar, pois nos trechos com neve não tinhamos um bom “grip” devido aos dois pneus de asfalto, e na parte de asfalto não tinhamos “grip” devido aos pneus com pregos”, explicou o piloto Paulo Nobre, o Palmeirinha.
O gelo e a neve acabaram sendo mesmo os grandes vilões dos brasileiros neste primeira dia de aprendizado, pois a pista muito escorregadia pregou alguns sustos na dupla. “Meu Deus do Céu, ainda bem que acabou essa tortura! A primeira Especial era super longa, quase 37 quilômetros, muito sinuosa, super estreita e com uns dois quilômetros de gelo. Nestes pontos tinha que frear muito antes, se não o carro saia reto, bem complicado. Já a segunda Especial tinha pouco mais de 30 quilômetros mas em uns 10 quilometros tinha uma camada fina de neve que parecia sabão! Mesmo com dois pneus pra neve, escorregava demais. Logo início dessa parte com gelo, fomos para a vala em uma curva aberta a direita e só saímos com a ajuda do público. Depois, a 30 km/h o carro começou a escorregar em uma descida, bati na mureta e fiquei na contra-m&atild e;o, um pesadelo!!! E pra completar segurei por seis quilômetros o Thierry Neuville, da Citroen Jr, que eu não vi no retrovisor pois estava tenso e prestando atenção na estrada branca gelada”, lamentou Nobre.
Na segunda passagem dos carros pelos trechos que formaram o dia de hoje, a condição melhorou um pouco. “Não foi fácil, nem muito menos prazerosa a parte da manhã. Já a tarde, a primeira Especial estava quase toda seca e acabou sendo um rali de asfalto normal. A segunda Especial tava um pouquinho melhor e fomos mais conservadores e sobrevivemos ao primeiro dia desse rali”, contou Nobre, que justamente no último trecho cronometrado teve o melhor resultado da dupla da equipe Palmeirinha Rally nesta quarta-feira, 24º entre os 67 carros que seguem na prova.
Na classificação geral, Nobre e Paula aparecem na 27ª posição, enquanto que a liderança do rali está com a dupla francesa Sebastien Loeb/Daniel Elena com um Citroen DS3. Líder de boa parte do dia, a dupla finlandesa Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila também foi vítima da neve e gelo em Monte Carlo e capotou seu Ford Fiesta durante o último trecho cronometrado e abandonou a prova.
Resultado do Rally de Monte Carlo após quatro Especiais
1º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Citroen DS3), 1h31min30s1
2º Dani Sordo/ Carlos Del Barrio (Mini Cooper), a 1min04s
3º Petter Solberg/Chris Patterson (Ford Fiesta), a 1min05s2
4º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Skoda Fabia S2000), a 2min21s1
5º Evgeny Novikov/Denis Giraudet (Ford Fiesta), a 2min25s5
6º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Citroen DS3), a 2min30s0
7º François Delecour/Dominique Savignoni (Ford Fiesta), a 2min49s9
8º Pierre Campana/ Sabrina de Castelli (Mini Cooper), a 4min09s7
9º Ott Tanak/Kuldar Sikk (Ford Fiesta), a 4min14s0
10º PG Andersson/ Emil Axelsson (Proton Satria S2000), a 4min33s8
27º Paulo Nobre/Edu Paula (Mini Cooper), a 16min00s1
Siga Paulo Nobre no twitter @palmeirinharali.