Rodrigo Calaça (foto de abertura/Franklin da Silva) conquistou o primeiro título paulista da Fórmula Evolution. Em um ano marcado pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento mecânico de uma categorias que teve em 2022 sua primeira temporada completa, Calaça vivenciou uma agenda
com vários desafios:
“Foi um ano bem interessante. Em comparação com k F-1600, onde fui campeão da categoria Light em 2020, o F-Evo tem uma suspensão dianteira mais complexa e que permite mais variações de set-up. Tivemos um bom início de temporada , mas durante o ano tivemos que solucionar problemas de refrigeração e de câmbio.”
A disputa com Gustavo Acosta foi, sem dúvida, a mais interessante: os dois terminaram o ano separados por apenas cinco pontos. A definição São ocorreu na ultima etapa, em Interlagos, quando Calaça terminou em terceiro e Acosta venceu.
O início de Rodrigo Calaça foi no kart, onde auxiliava seu irmão mais velho, Jorge, em provas estaduais e nacionais. Os dois sempre foram muito incentivados pelo pai, Jorge Tom Calaça, “ um apaixonado pelo automobilismo” segundo Rodrigo. Seus planos para a temporada de 2023 ainda estão em fase de definição, mas é praticamente certa sua participação nas Mil Milhas Chevrolet Absoluta em um protótipo AJS, o qual ele e seu irmão dividirão com um terceiro piloto.
“
Sua