SCHOTTEN, CAMPEÃO DA F-DELTA, VAI INICIAR CARREIRA INTERNACIONAL

A rotina de Erick Schotten em 2022 deverá ser bastante alterada no ano que vem. Após conquistar o Campeonato Paulista de F-Delta, o catarinense de 16 anos deverá trocar abandonar as bases em Timbó (SC) e São Paulo (SP) e morar no Exterior, onde espera iniciar sua carreira internacional rumo à tão sonhada F-1. Após uma temporada na qual conquistou seis vitórias no certame estadual e mais duas pelo torneio paralelo da categoria, ambas no circuito de Potenza, em Lima Duarte (MG) ele está de malas prontas para competir no Exterios em 2023. A preparação para viver no Exterior já está bem encaminhada: ele é aluno da Escola Americana, onde estuda pelo sistema online.

“Quero ir para o Exterior no ano que vem e já pesquisei bastante para descobrir qual seria a melhor opção”, comenta Schotten, que em outubro fez um teste em uma categoria de base dos Estados Unidos.

Após conquistar o título paulista, Erick Schotten quer fazer carreira internacional (Edmar Salgueiro)

Oriundo do kart, modalidade onde defendeu a marca Bravar, ele admite que a maior dificuldade para se adaptar aos automóveis foi com relação aos freios:

“O F-Delta exige muita pressão no pedal. Quanto às mudanças de marcha não tive problemas: já tinha andado com o carro de turismo do meu pai e os treinos em simulador ajudaram muito nesse quesito.” 

O título foi conquistado no último final de semana, em Interlagos, na última etapa da temporada, a Super Final. Segundo colocado na tomada de tempos, ele não marcou pontos na primeira corrida por conta de uma batida. A recuperação veio na segunda corrida, no domingo, quando  largou das últimas posições, fez diversas ultrapassagens e chegou a estar em terceiro. Na reta final da última volta, porém, ele perdeu a posição devido ao vácuo e terminou em quarto, resultado suficiente para ser declarado o campeão da temporada.