Sul-Americano & Copa Brasil: As corridas começaram para valer

Sul-Americano & Copa Brasil: As corridas começaram para valer

Após dois dias completamente dedicados aos treinos e preparação o Kartódromo RBC Racing recebeu nesta quinta-feira (15) o seu primeiro momento de definição. Todos os pilotos entraram na pista para realizarem as suas tomadas de tempo e, algumas classes, também já disputaram as suas primeiras baterias classificatórias.

Sob um escaldante calor e umidade do ar abaixo dos 20%, um dos grandes desafios dos pilotos e equipes foi o de encontrar o acerto ideal para condições tão extremas. Por volta das 14 horas termômetros estavam marcando 38º C de temperatura do ar e o asfalto cerca de 60º. Com isso, a pista está ficando cada vez mais emborrachada fazendo com que a cada entrada na pista os ajustes dos karts tenham de ser modificados.

Enquanto o clima ainda estava mais ameno, nas primeiras horas da manhã, as categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Sudam e Sudam Sênior fizeram suas tomadas de tempos. Assim como já se previa desde os treinos de ontem o recorde oficial do RBC Racing foi quebrado de forma bastante significativa. Na classificação da categoria Sudam o mineiro Lucas Nogueira registrou o tempo de 51s598 e, assim, baixou em quase três décimos o recorde anterior, estabelecido no Brasileiro de Kart de 2011.

Na categoria Mirim o pole-position foi o piloto Gustavo Reis, mas, na primeira corrida quem levou a melhor foi Vinícius Tessaro que, após grande duelo, venceu. Gustavo chegou em segundo e Matheus Ferreira, em terceiro.

Pela Cadete, que reúne o maior grid da competição, a pole ficou com o mineiro Lucas Staico. Em uma corrida de dez voltas muito equilibradas, com disputas de tirar o fôlego, Lucas conseguiu se garantir no primeiro posto e venceu. Gabriel Crepaldi chegou em segundo e Guilherme Figueiredo, na terceira posição.

O campeão brasileiro Diego Ramos foi o detentor da pole-position da Júnior Menor, que teve os três primeiros do grid separados por um diferença de menos de um décimo. Em uma disputa bastante equilibrada ele conseguiu se manter na primeira posição e venceu a corrida seguido por José Muggiati e Marcelo Daineze.

O também campeão brasileiro Marcel Della Coletta, com um tempo muito próximo dos registrados pelos mais velozes da Sudam, ficou com a pole da Júnior ao marcar sua volta com o tempo de 52s177. Após boa largada ele conseguiu construir uma larga vantagem na prova e venceu com Caio Collet em segundo e Gianluca Petecoff, em terceiro.

Como dito antes, na Sudam a pole foi de Lucas Nogueira que trouxe na segunda posição o também mineiro, Evandro Bambirra. Na corrida, porém, Nogueira acabou sendo envolvido no enrosco da primeira curva e caiu para a 13ª posição. Quem se deu melhor foi Olin Galli que soube aproveitar o momento, assumir a liderança, e seguir no primeiro posto até a bandeirada final. Dennis Dirani chegou em segundo e, em prova de recuperação, Nogueira ainda conseguiu terminar no terceiro lugar.

Encerrando a programação da manhã o paulista Danilo Ramalho estabeleceu a pole-position da Sudam Sênior, com diferença de mais 126 milésimos para o segundo colocado. Na corrida, com tranquilidade, ele conseguiu pouco a pouco abrir vantagem para os demais e, ao final das 11 voltas, recebeu a bandeirada da vitória. Alessandro Xavier chegou em segundo e Luiz Felipe Nicolau, em terceiro.

Passado o rápido intervalo as classes da tarde já tomaram a pista para suas sessões de tomadas de tempos e as primeiras corridas. Todas elas conseguiram realizar a classificação, mas, devido a um problema na rede elétrica que atende ao kartódromo, as atividades tiveram de ser interrompidas no início da noite, deixando para esta sexta-feira a complementação da programação de hoje, que seguiria até as 21 horas.

Conseguiram realizar suas primeiras corridas classificatórias apenas as categorias Super Sênior e Sudam Júnior. Pela Super Sênior mais um piloto da casa conseguiu se destacar. Flávio Costa Martins registrou a pole-position e liderou a corrida de ponta-a-ponta. O experiente piloto Renato Russo chegou a cinco segundos atrás do líder e Manoel Pinto Júnior foi o terceiro colocado.

Na Sudam Júnior, Caio Collet, qua há duas semanas ficou com a terceira posição no Mundial de Kart, fez a pole-position e venceu a primeira corrida seguido por Marcel Coletta e Sérgio Crispim.

Os resultados completos tanto das tomadas de tempo como das corridas classificatórias poderão ser acessados diretamente no site da cronometragem oficial da competição, através do link: https://goo.gl/oE7HHG

LIVE-TIMING

Todas as atividades que estão acontecendo no RBC Racing tem os tempos dos karts divulgados em tempo real, através do sistema de Live-Timing. O acesso às informações poderá ser feito pelo aplicativo Race Monitor, disponível para os sistemas IOS ou Android. Quem quiser poderá acessar também via computador, pelo endereço: http://rbcracing.com.br/live-timing-2/

Fotos: Flávio Quick

Assessoria de comunicação da Federação Mineira de Automobilismo – FMA
Assessoria de comunicação do Kartódromo RBC Racing
Jornalistas Responsáveis: Flávio Quick e Fabiola Cadar
Quick Comunicação e Marketing
Fone: +5531 9955-1420
E-mail: quick@quickcomunicacao.com.br

Av. Dep. Cristovam Chiaradia, 288 · conjunto 802 · bloco 01 · Bairro: Buritis
CEP: 30575-815 – Belo Horizonte – MG
Fones: (31) 3225-2236 / (31) 9955-1420 / ID Nextel: 88*2006
quickcomunicacao.com.br