Após dois dias super disputados a dupla brasileira Luís Tedesco/Raphael Furtado, trouxe o caneco de Campeã Sul americana 2011 na classe 9, o quinto de Luís Tedesco que retornou ao Sul americano após um intervalo de 8 anos.
O Rally del Atlântico, famoso pelo charme da cidade sede Punta Del Este, foi um dos mais difíceis para a dupla, que este ano não teve sossego desde a primeira etapa.
Com o pensamento de simplesmente completar a prova, uma vez que este resultado daria o título à dupla, eles largaram tranqüilos. Após a terceira especial a dupla não se conformou com o segundo lugar e a competitividade falou mais alto, acelerando forte e tentando a vitória.
No domingo, 48seg atrás da dupla anfitriã, eles conseguiram sacar 21seg na primeira especial do dia. Empolgados, ao largar a segunda especial de 12 quilômetros, logo na terceira curva bateram com a roda dianteira esquerda em uma pedra encravada no trilho da estrada. Esta batida forte causou um rasgo no pneu fazendo com que o mesmo fosse perdendo pressão. Faltando 8 quilômetros o pneu esvaziou por completo e eles suaram para chegar ao final da especial sem fazer a troca. Com isto perderam um minuto para os adversários.
Mas as surpresas ainda não haviam acabado. Após 5 quilômetros da quarta especial de domingo, um problema no câmbio, causado pela batida na pedra, deixou a dupla com apenas as primeira e segunda marchas. Mesmo assim a dupla conseguiu fazer mais duas especiais e mais 40 Quilômetros, dos 45, de deslocamento para a chegada à rampa. Com o carro parado, sem câmbio, a vontade de chegar foi mais forte que o cansaço e a dupla empurrou seu carro por 5 quilômetros, sem ajuda de ninguém por força do regulamento, cruzando a linha final exaustos.
“Já passei por diversos problemas em rallys, mas este, nunca esquecerei. Quando achei que poderia vencer a prova, uma pedra escondida nos tirou da disputa. Quando havia me conformado com o segundo lugar, o câmbio, pela panca na pedra, pediu água. Quando me conformei só em chegar, o carro parou. Uffaaa, não vou desistir pensei, agora vamos até o final e conseguimos” Conta Tedesco com seu quinto título sul americano nas mãos.
Para Raphael a conquista de seu primeiro título internacional também ficará marcado para sempre.
“Quando o carro parou a 5 Quilômetros do final eu não acreditava. Aí veio o espírito de competitividade do Tedesco que me disse; “Vamos empurrar e vamos chegar”. O mais empolgante era ver os aplausos das pessoas que passavam, os gritos de força do público uruguaio, que adora e entende de rally. Esta prova ficará marcada para sempre”, diz Raphael.
Tedesco, que teve um ano difícil por conta da falta de recursos financeiros, fez questão de agradecer sua equipe, família e amigos pela torcida e ajuda durante esta temporada. Agora ele busca novos parceiros para os projetos pretendidos para 2012 e 2013, que são; Sulamericano e Brasileiro de Rally, Rally dos Sertões e Dakar(este em 2013).
www.tedracing.com.br – Fone/Fax: (48) 3034-1212
Rua Independência, 1470 – Areias – São José – SC – Brasil – CEP 88.113-280