Um pouco frustrante. Este foi o sentimento da equipe Via Italia na disputa da 6 Horas de São Paulo, prova válida pelo WEC – World Endurance Championship, que aconteceu neste sábado em Interlagos. O único time formado somente por brasileiros – Xandy Negrão, Chico Longo e Enrique Bernoldi – largou na pole position da categoria LMGTE Am e tinha grande expectativa para a corrida. Mas um acidente ainda na primeira volta atrapalhou o resultado final da equipe que competiu de Ferrari 458.
Enrique Bernoldi foi o responsável por largar. Largando em 23º na geral, pole na Am, Bernoldi se posicionou bem nas primeiras curvas e completaria a primeira volta em ótimas condições. Mas um acidente a sua frente – com dois protótipos – o obrigou a desacelerar e assim recebeu um toque por trás. A Ferrari foi lançada sobre o protótipo o que causou avarias. Bernoldi continuou na pista até a sua primeira parada. Quando veio para o boxe para entregar para Chico Longo, o time foi obrigado a fazer reparos no carro. Foram aproximadamente oito minutos de perca. A segunda saída da pista foi com Longo que pilotou mais de uma hora e entregou para Xandy Negrão. Mesmo com o problema o time mantinha esperanças para brigar pelo pódio. Mas outra contra tempo. O pneu traseiro direito furou e Xandy acabou rodando. O experiente piloto veio para o boxe para trocar o pneu. De volta a pista pilotou por mais uma hora e passou a Ferrari novamente para Bernoldi encerrar. O ex-piloto de Fórmula 1 assumiu o tentou tirar o máximo de desvantagem para as equipes a frente. Mesmo com a sequência de boas voltas, a equipe terminou na 4ª colocação na categoria Am. O vencedor na categoria foi o Corvette C6 ZR1 e na geral o Toyota TS030, que largou na pole.
Xandy Negrão confirmou que a equipe tinha potencial para brigar pela vitória e pódio. “Fui o terceiro a assumir o carro. Pilotei por quase duas horas e meia, nesse período o pneu traseiro direito furou. Fui obrigado a fazer um pit stop. Estávamos tentamos recuperar o tempo perdido, pois a batida no inicio da prova infelizmente comprometeu nossa corrida. Perdemos mais que oito minutos na troca do Bernoldi com o Chico, fazendo os reparos. Foi uma pena, pois tínhamos um bom carro e grandes chances de um resultado positivo”, disse.
Enrique Bernoldi ficou frustrado com o acidente logo no inicio. “Uma corrida para esquecer. Agradeço muito o Chico e o Xandy pelo convite de pilotar para a Ferrari. Houve uma confusão na largada e consegui desviar. Mas veio um adversário e me acertou por trás me lançando contra um protótipo. Uma pena. Perdemos muito tempo nos reparos. Ponto positivo foi o fato de estarmos competitivos por todo fim de semana com a Ferrari 458”, disse Bernoldi.
Chico Longo comentou a sua participação. “Um pouco frustrante o resultado final. O nosso objetivo era brigar pela vitória e depois do acidente na largada passamos a brigar apenas pelo pódio. Depois com o problema com o Xandy ficou praticamente impossível. Corridas de Endurance estamos sujeitos a tudo. Fica para a próxima”, comentou.
Resultado da prova:
1 – LMP1 – Alexander Wurz, Nicolas Lapierre – Toyota TS030 – Hybrid – 247 voltas
2 – LMP1 – Marcel Fässler, André Lotterer, Benoit Tréluyer – Audi R18 e-tron quattro – a 1min00s778
3 – LMP1 – Tom Kristensen, Allan McNish, Lucas Di Grassi – Audi R18 ultra – a 1min14s679
4 – LMP1 – Nicolas Prost, Neel Jani – Lola B12/60 Coupé – Toyota – a 5 voltas
5 – LMP1 – Nick Leventis, Danny Watts, Jonny Kane – HPD ARX 03a – Honda – a 7 voltas
6 – LMP1 – Andrea Belicchi, Harold Primat – Lola B12/60 Coupé – Toyota – a 7 voltas
7 – LMP2 – Vicente Potolicchio, Ryan Dalziel, Stéphane Sarrazin – HPD ARX 03b – Honda – a 13 voltas
8 – LMP2 – Luis Perez Companc, Nicolas Minassian, Pierre Kaffer – Oreca 03 – Nissan – a 16 voltas
9 – LMP1 – David Brabham, Karun Chandhok, Peter Dumbreck – HPD ARX 03a – Honda – a 17 voltas
10 – LMP2 – Jacques Nicolet, Matthieu Lahaye, Olivier Pla – Morgan – Nissan – a 17 voltas
11 – LMP2 – Christian Zugel, Roberto Gonzalez, Elton Julian – Zytek Z11SN – Nissan – a 18 voltas
12 – LMP2 – John Martin, Jan Charouz, Tor Graves – Oreca 03 – Nissan – a 19 voltas
13 – LMP2 – Vitantonio Liuzzi, James Rossiter, Kevin Weeda – Lola B12/80 Coupé – Lotus – a 19 voltas
14 – LMP2 – Nelson Panciatici, Pierre Ragues, Roman Rusinov – Oreca 03 – Nissan – a 20 voltas
15 – LMP2 – Thomas Holzer, Mirco Schultis, Luca Moro – Lola B12/80 Coupé – Lotus – a 21 voltas
16 – LMGTE Pro – Giancarlo Fisichella, Gianmaria Bruni – Ferrari F458 Italia – a 26 voltas
17 – LMGTE Pro – Stefan Mücke, Darren Turner – Aston Martin Vantage V8 – a 27 voltas
18 – LMGTE Pro – Marc Lieb, Richard Lietz – Porsche 911 RSR (997) – a 27 voltas
19 – LMGTE Pro – Andrea Bertolini, Olivier Beretta – Ferrari F458 Italia – 1min34s733 – a 28 voltas
20 – LMGTE Am – Patrick Bornhauser, Julien Canal, Fernando Rees – Chevrolet Corvette C6-ZR1 – a 31 voltas
21 – LMGTE Am – Christian Ried, Gianluca Roda, Paolo Ruberti – Porsche 911 RSR (997) – a 34 voltas
22 – LMGTE Am – Jean-Philippe Belloc, Christophe Bourret, Pascal Gibon – Chevrolet Corvette C6-ZR1 – a 36 voltas
23 – LMGTE Am – Francisco Longo, Alexandre Negrão, Enrique Bernoldi – Ferrari F458 Italia – a 37 voltas
24 – LMGTE Am – Joël Camathias, Markus Palttala, Paul Daniels – Porsche 911 RSR (997) – a 52 voltas
25 – LMP2 – Fabien Giroix, Keiko Ihara, Jean-Denis Deletraz – Lola B12/80 Coupé – Nissan – a 53 voltas
26 – LMP2 – Bertrand Baguette, Dominik Kraihamer, Alex Brundle – Morgan – Nissan – 5.416 – a 83 voltas
27 – LMP2 – Franck Mailleux, Olivier Lombard, Jordan Tresson – Oreca 03 – Nissan – a 151 voltas
28 – LMGTE Am – Tracy Krohn, Niclas Jönsson, Michele Rugolo – Ferrari F458 Italia – a 246 voltas
Contatos pilotos:
Xandy Negrão – Juliana Marques – producoeskvideo@gmail.com (15) 8133 9848
Francisco Longo – Nei Tessari/Via Italia – neitessari@viaitallia.com.br (11) 7808 9975
Enrique Bernoldi – Glauce Schutz – glauce@ms2comunicacao.com.br (51) 8142.2602