4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra.

4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra.

Nos dias 29,30,31 de julho, o Autódromo da Lagoa Trevisan, em Cuiabá/MT, recebeu os astros do automobilismo na terra. A 4ª etapa do Campeonato Brasileiro teve as provas realizadas no sábado e domingo.

Pilotos do estado de São Paulo, Bahia e Santa Catarina vieram engrandecer o espetáculo e o grid juntamente com os pilotos do mato grosso. Diversas cidades foram representadas pelos mato-grossenses, dentre elas Tangará da Serra, Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis, etc.

Os pilotos do Mato Grosso aproveitaram e realizaram as etapas do estadual com isso tivemos um espetáculo a parte já que em 2011 apenas as categorias Fórmula Tubular Injetada e Turismo 1600 participam de todas as etapas do Brasileiro. Como no estadual as categorias Mini Fórmula e Fórmula Carburada tem inúmeros participantes, pela união de todos tivemos um grande show.

A etapa foi organizada pela Associação Várzea Grande de Automobilismo e Motociclismo, Supervisionada pela CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo, CNVT – Comissão Nacional de Velocidade na Terra e pela FEMTAU – Federação Mato-grossense de Automobilismo.

Independentemente de qualquer fato que pudesse prejudicar o evento, tudo foi superado e a força de algumas pessoas, a persistência de outras, o carinho de mais algumas somado a boa vontade de vários, as provas foram realizadas com a benção de Deus e nenhum acidente grave pode impedir a concretização de mais uma etapa.

Bem vamos aos fatos. O local é muito bonito, tendo ao fundo a lagoa Trevisan, um grande ponto turístico de Cuiabá O circuito foi modificado com retas mais longas e um lago ficou propositalmente no meio de uma das curvas mais bonitas do novo traçado.

Na sexta-feira alguns pilotos foram sentir o novo traçado e já comentavam que seria eletrizante as provas e realmente foi o que aconteceu. No sábado devido alguns percalços só foi possível realizar os treinos livres, os classificatórios de todas as categorias, mas apenas a prova da Turismo 1600 pode ser concretizada.

A primeira prova da Turismo 1600, realizada no sábado, teve como vencedor o Catarinense Cristiano Rosa, seguido do mato-grossense Rafael Carrasqueira, em terceiro Rafael Bortoli, em quarto Junior Maggi e em quinto Jair Hilbig.

Domingo após alguns treinos livres, fizeram os classificatórios e vamos levantar poeira para para delírio do publico que prestigiava o espetáculo.

Dando inicio as provas do dia, na categoria na Turismo 1600, mesmo não tendo ganho a prova Cristiano Rosa que chegou em 3º continua líder do Campeonato. O lugar mais alto do pódio ficou o mato-grossense Rafael Bortoli, com Cláudio Veronese em seguida, Junior Maggi em 4º e Ricardo Luiz Matevi em 5º.

Na categoria Fórmula Tubular Injetada, considerada a F1 da Velocidade na Terra, e pelo fato da disputa do campeonato estar acirrada entre os três primeiros colocados foi uma emoção a cada volta começando pela classificação. Na Tubular Injetada após o primeiro treino classificatório os cinco primeiros colocados voltam a pista para a disputa da super pole.

Nos treinos classificatórios de sábado, Emerson Reck, fez o melhor tempo com 1:12.809, na Super Pole, Ricardo Basso, fez o melhor tempo com 1:10.799, Emerson em segundo fazendo 1:10.974, em terceiro Ricardo Fragnani com 1:11.332, em quarto Vanderley Reck com 1:11.463 e em 5º Waldir Roque com 1:12.754.

Na prova as ultrapassagens e as disputas tiravam o folego do publico e levantava a galera, pois os pilotos como sempre davam um show de pilotagem e administravam tudo com destreza de quem sabe muito bem o que faz.
Ricardo Basso manteve a liderança na prova e ganhou o lugar mais alto do pódio, tendo em seguida Emerson Reck, Ricardo Fragnani, Celso Meneghell, Alexandre Garcia, Celso Silveira, Vanderley Reck, Fernando Maggi, Itacir Carpenedo, Valdir Roque. A volta mais rápida da prova foi do Ricardo Fragnani com 1:09.466.

Na segunda classificação Vanderley Reck fez o melhor tempo, com 1.08.348, seguido dos demais participantes, todos na casa dos 1.08 até o sexto lugar. Na Super Pole Ricardo Fragnani levou a melhor e fez 1:07.087, diminuindo ainda mais seu tempo, em segundo Ricardo Basso 1:07.125, em terceiro Vanderley Reck com 1:07.937, Celso Meneghell com 1:08.585 e em quinto Celso Silveira com 1:08.838.

Na prova, dessa vez quem fez a volta mais rápida foi Ricardo Basso, que havia largado em segundo, mas devido a uma disputa durante a corrida, o pneu foi danificado tendo que voltar ao box perdendo algumas posições, chegando ao final da prova em sexto.

Ricardo Fragnani foi ao pódio em primeiro lugar, tendo ao seu lado Vanderley Reck e Celso Meneghell, seguido de Celso Silveira e Alexandre Garcia.

Na entrega dos troféus, além dos vencedores das provas que ocorreram no final de semana os pilotos Campeões e Vice Campeões de 2010 da Velocidade na Terra foram homenageados.

Pela Copa Brasil 2010, na categoria Turismo 1600 – Christiano Bornemann do Paraná, foi o campeão, seguido pelo mato-grossense Cláudio Veroneze. Na Mini Formula ou Kart Cross os mato-grossenses Clodoaldo e Evandro conquistaram campeão e vice. Na Fórmula Carburada Alexandre Garcia e Fernando Maggi também conquistaram campeão e vice para o Mato Grosso. Já na Formula Injetada, Ricardo Fragnani levou o troféu de Campeão para o estado de São Paulo e o de vice foi para a Bahia com Ricardo Basso.

No Campeonato Brasileiro, categoria Turismo 1600, Christiano Bornemann também foi o campeão de 2010 e Carlos Alberto Martelli ficou com o vice campeonato.

Na Formula Tubular Injetada a Bahia fico com o primeiro lugar pois Ricardo Basso, foi o Campeão de 2010 e outro paulista, dessa vez de Piracicaba foi o vice campeão da categoria, Celso Meneghell Silveira Mello.

Durante a semana vamos divulgar os tempos de todos os pilotos, dos treinos classificatórios e das provas.

As fotos também serão liberadas ainda essa semana e terão um álbum especial no link galeria.

Os resultados do Campeonato Estadual Mato-grossense também serão divulgados.

Agradecemos a todos os pilotos e equipes pela união e incentivo; juntos a Velocidade na Terra continuará uma Grande Família

Em breve novidades para o mês de outubro na Velocidade na Terra.

No link Campeonato, teremos a planilha com toda pontuação do Campeonato Brasileiro, pontuação total e simulação dos descartes.

www.allracing.com.br
Beatriz Melo
Ronie Melo