Uma das mais tradicionais corridas de endurance do automobilismo brasileiro completará 65 anos de existência e 38 edições. Realizados pela primeira vez em 1957, os 500 Km de Interlagos de 2022 acontecerão no dia 4 de setembro, com os treinos livres e classificatórios acontecendo nos dois dias anteriores. No ano passado o evento aconteceu no Autódromo de Londrina (Foto de abertura)/Automóvel Clube Paulista)A grande novidade neste ano será o lançamento, dentro dos 500 Km, de uma nova categoria do automobilismo paulista, a Historic Race GT, que terá uma classe à parte além das destinadas a carros de turismo e protótipos nacionais com motor de até 2,1 litros. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Automóvel Clube Paulista pelo e-mail 500km@500kmdesaopaulo.com.br.
Competirão na Historic Race GT carros de construção e mecânica atuais, mas com carenagens que remetem a modelos de corrida ou de rua de outras épocas, não sendo necessariamente réplicas exatas. Seis já estão prontos e dois remetem ao Fusca, um deles aos “Fitti-Fusca” construídos no fim da década de 1960 pelos irmãos Emerson e Wilsinho Fittipaldi. Outro carro pronto para competir na Historic Race GT é o Fúria, inspirado em um carro de corrida concebido por Toni Bianco em 1970. Vendido para vários pilotos, o modelo recebeu motores Chrysler, Chevrolet, BMW, Alfa Romeo e Lamborghini. Suas linhas eram tão avançadas que anos depois Toni Bianco passou a construi-los com o nome Bianco S, um carro esporte de rua com motor Volkswagen apresentado no Salão do Automóvel de 1976 e que fez muito sucesso. Bino Mark I (construído pela equipe Willys na década de 1960 e pilotado, entre outros, por Luiz Pereira Bueno), Ford GT 40 (vencedor das 24 Horas de Le Mans entre 1966 e 1969) e Aurora (esportivo brasileiro com linhas inspiradas na Ferrari F40 de 1987, fabricado no começo da década de 1990) “vestem” os outros carros da Historic Race GT que já estão prontos.
Além da nova Historic Race GT, os 500 Km de Interlagos terão as outras cinco categorias adotadas desde 2019: Turismo 1.6, Turismo 2.0, Turismo Força Livre, Protótipos P3 e Protótipos P2. Até o momento, 45 automóveis confirmaram inscrição ou pediram reserva de entrada nos 500 Km. “O regulamento atual foi muito bem aceito e dá oportunidade de participação de carros de corrida para os quais não existem categorias específicas atualmente. Isso permite que os preparadores e mecânicos tenham um certo grau de liberdade para tornar seus carros mais competitivos e torna a competição muito interessante em termos técnicos”, explica Silvio Zambello, presidente do Automóvel Clube Paulista, organizador dos 500 Km de Interlagos.