500 Km: grid para a 36ª edição pode ultrapassar 30 carros

 

Programação do evento inclui prova para modelos históricos da Alfa Romeo

Uma das competições mais tradicionais do automobilismo brasileiro, a prova 500 Km de Interlagos (foto de abertura/Jorge Sá) chega em 2020 à sua 36ª edição, este ano confirmada para o sábado 21 de novembro. As inscrições para a corrida promovida pelo Automóvel Clube Paulista continuam abertas e segundo Silvio Zambello, presidente do ACP, a lista de pré-inscritos indica que o grid deste ano poderá ser superior ao de 2019, quando 31 carros alinharam para a corrida disputada no dia 21 de dezembro:

“Estou confiante que superaremos esse grid: até ontem (quarta,4) já tínhamos registrado 25 pedidos de inscrição, incluindo a presença confirmada da dupla vencedora de 2019: Jayme Pistilli e Deninho Casarini, que retornam com o protótipo Spyder melhorado.”

A primeira edição dos 500 Km de Interlagos foi disputada em 1957 e teve como circuito o anel externo de Interlagos, o que reforçou a proposta de emular o formato das 500 Milhas de Indianapolis e teve como vencedores Celso Lara Barberis e Ruggero Peruzzo, que pilotaram uma Maserati-Corvette. Naquela época era comum instalar motores americanos em chassis europeus usados na F-1, combinação que unia a facilidade de obter peças de reposição e custos mais reduzidos. Outra característica era o grid de largada limitado a 33 vagas, outra característica da Indy 500. Como consequência da reforma que alterou profundamente as características do autódromo paulistano, a partir de 1997 o anel externo não pode ser mais usado e a prova passou a ser disputado pelo traçado de 4.309 metros.

Durante muitos anos os 500 Km de Interlagos foram disputados no dia 7 de setembro e na década de 1960 foi a cereja de um bolo cuja receita incluía outras duas provas focadas no conceito de endurance: as 3 Horas de Velocidade (reservada para carros de turismo) e a Uma Hora de Calouros (reservada para pilotos estreantes e novatos). Essa combinação formou a “Semana da Velocidade” e movimentava pilotos de todo o País e regularmente contava com participantes estrangeiros. O retrospecto de vencedores dos 500 Km de Interlagos inclui nomes famosos como Fritz D’Orey (1928), que chegou a disputar provas de F-1, Roberto Gallucci, Ciro Cayres, os irmãos Bird e Nilson Clemente e Luiz Pereira Bueno. O alemão Reinhold Joest venceu em 1972 após um duelo antológico com Pereira Bueno. Confira a lista completa dos vitoriosos da prova:

1957 – Celso Lara Barberis/Ruggero Peruzzo (Maserati-Corvette)

1958 – Fritz D’Orey (Ferrari-Corvette)

1959 – Celso Lara Barberis (Maserati 300S)

1961 – Celso Lara Barberis/Ruggero Peruzzo/Emilio Zambello (Maserati 450S)

1962 – Roberto Gallucci (Maserati-Corvette)

1963 – Roberto Gallucci (Maserati-Corvette)

1964 – Ciro Cayres/Fernando “Toco” Martins (Abarth Simca)

1965 – Jayme Silva (Abarth Simca)

1966 – Luiz Pereira Bueno (Alpine A110 Renault)

1967 – Totó Porto (Aranae Fórmula Vê)

1970 – Luiz Pereira Bueno (Protótipo Bino MKII Renault)

1971 – Luiz Pereira Bueno/Lian Duarte (Porsche 908/2)

1972 – Reinhold Joest (Porsche 908/3)

1973 – Bird Clemente/Nilson Clemente (Ford Maverick)

1974 – Tite Catapani (Ford Maverick)

1982 – Luís Alberto Pereira/Nabil Khodair (Chevrolet Opala)

1997 – André Lara Rezende/Antônio Hermann (Porsche 911 GT2)

1999 – José Ney Fonseca/Antonio Chambel Filho (Protótipo Aldee Coupé VW)

2000 – Flávio de Andrade/Ruyter Pacheco (Protótipo Tango BMW)

2001 – Flávio de Andrade/Ruyter Pacheco (Protótipo Tango BMW)

2002 – Paulo Bonifácio/Max Wilson (Porsche 911 GT3 RS)

2003 – Alcides Diniz/Paulo Gomes/Pedro Gomes (Mercedes-Benz CLK)

2004 – Xandy Negrão/Guto Negrão (Audi TT DTM)

2005 – Frederico Canepa/Charles Rothschild/Álvaro P. Aguiar Neto (Protótipo Spyder Race)

2006 – Lucas Molo/Nelson Silva Jr. (Ferrari 550 GT)

2008 – Marcel Visconde/Max Wilson (Porsche 911 GT3 RSR)

2009 – Chico Longo/Daniel Serra (Ferrari F430)

2010 – Chico Longo/Daniel Serra (Ferrari F430)

2013 – Alexandre Finardi/Nelson Silva Júnior (Protótipo MRX)

2014 – Euclides “Kid” Aranha/Cláudio Capparelli (Radical SR8)

2015 – Ingo Hoffmann/Guilherme Spinelli/Leandro de Almeida (Mitsubishi Lancer)

2016 – Henrique Assunção/Fernando Fortes/Emílio Padrón (MRX)

2017 – Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Max Wilson (Porsche 911 GT3 R)

2018 – Chico Longo/Marcos Gomes/Victor Franzoni (Lamborghini Huracán GT3)

2019 – Sérgio Pistili/Deninho Casarini (Spyder 2.0)