Fittipaldi e Barbosa são tricampeões do Campeonato Norte-americano de Endurance e vice no geral

Pneu furado tira chance de tri no geral do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, mas pilotos do Mustang Sampling Chevrolet Corvette parabenizam conquista dos companheiros de equipe Eric Curran e Dane Cameron, que ficaram com o título por apenas três pontos de vantagem
Dez horas de muita emoção no circuito de Road Atlanta e a equipe Action Express Racing é tricampeã do IMSA WeatherTech SportsCar Championship e do Campeonato Norte-americano de Endurance. Mas, ao contrário dos dois últimos anos, cada título ficou com uma dupla do time.

Os norte-americanos Dane Cameron e Eric Curran, a bordo do # 31 Whelen/Team Fox Corvette DP, que disputaram a décima etapa da temporada, neste sábado (dia 1), ao lado do francês Simon Pagenaud (atual campeão da Fórmula Indy), completaram a prova na quarta colocação e garantiram o título no geral por apenas três pontos de vantagem de Christian Fittipaldi e João Barbosa (314 a 311).

Mas a dupla do #5 Mustang Sampling Chevrolet Corvette, que foi campeã em 2014 e 2015 no geral, não ficou sem comemorar. Fittipaldi e Barbosa garantiram o tricampeonato no Campeonato Norte-americano de Endurance, que inclui as quatro provas de longa duração da temporada (24 Horas de Daytona, 12 Horas de Sebring, 6 Horas de Watkins Glen e 10 Horas de Petit Le Mans). Eles marcaram 43 pontos, contra 41 de Pipo Derani, Scott Sharp e Johannes van Overbeek, que ficaram com o vice.

Na prova deste sábado, Fittipaldi e Barbosa terminaram em quinto lugar e viram as chances de brigar pelo título no geral irem embora, quando faltavam menos de quatro horas para o final. Eles tiveram o pneu esquerdo traseiro furado, quando o português Filipe Albuquerque (que também correu com os pilotos em Daytona e Sebring) estava no comando do Mustang Sampling Chevrolet Corvette e ocupava a segunda posição. A parada nos boxes fez o trio perder duas voltas.

A vitória em Petit Le Mans ficou com Oswaldo Negri Jr., Olivier Pla e John Pew, que largaram da pole position. Fittipaldi partiu da quinta colocação e a equipe vinha entre os primeiros colocados até o furo no pneu.

“Óbvio que eu queria conquistar os dois títulos, mas se o nosso #5 Mustang Sampling Chevrolet Corvette não pode ganhar, eu sou o primeiro a torcer pelo # 31 Whelen/Team Fox Corvette DP e deixar tudo dentro da nossa equipe. Os últimos três anos foram fora do comum para a Action Express Racing. Ganhamos todos os campeonatos, então não poderia ter sido melhor”, comentou Fittipaldi.

O brasileiro lembrou que a partir da próxima temporada a categoria terá apenas carros LMP2 e mostrou-se motivado com a novidade. “No ano que vem, teremos carros novos na categoria e estamos bem animados. Um fato interessante é que eu corri a primeira corrida dos Daytona Prototype, em 2003, e agora a última, em 2016”, frisou.

“De uma maneira geral, estou terminando a temporada contente, de cabeça erguida e agora é trabalhar bastante na pré-temporada. Vamos virar a página e começar com o pé direito na corrida mais importante do ano, as 24 Horas de Daytona, no final de janeiro de 2017”, finalizou Fitipaldi, que subiu sete vezes ao pódio este ano, incluindo a vitória nas 6 Horas de Watkins Glen.

Em sua sétima temporada na categoria, a equipe Action Express Racing soma 16 vitórias e agora é tricampeã (2014, 2015 e 2016) do IMSA WeatherTech SportsCar e da Copa Norte-Americana de Endurance.

Veja os melhores em Road Atlanta (Top-5):*
1 J. Pew / O. Negri Jr. / O. Pla (Michael Shank Racing Honda HPD Ligier JS P2) 412 voltas em 10h00min30s023
2 S. Sharp / L. Derani / J. van Overbeek (Tequila Patron ESM Honda HPD Ligier JS P2) a 3s524
3 R. Taylor / J. Taylor / M. Angelelli (No. 10 Konica Minolta Corvette DP for Wayne Taylor Chevrolet Corvette DP) a 11s745
4 E. Curran / D. Cameron / S. Pagenaud (Action Express Racing Chevrolet Corvette DP) a 14s258
5 J. Barbosa / C. Fittipaldi / F. Albuquerque (Action Express Racing Chevrolet Corvette DP) a duas voltas

*Resultados sujeitos a verificações técnicas e desportivas

Confira a classificação da temporada 2016:
http://sportscarchampionship.imsa.com/standings/driver

Imprensa

Brasil
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
fernanda@fgcom.com.br /beatriz@fgcom.com.br
Tel. +55 11 4116.5509
www.fgcom.com.br

Ultimas Notícias:

FASP
Federação de Automobilismo de São Paulo

Rua Luiz Góis, 718 – Vila Mariana
São Paulo – SP – 0443-050
CNPJ: 62.501/0001-65

(11) 2577-0522

(11) 94790-7787

FASP