Nova categoria no automobilismo br asileiro, Fórmula Inter estreia neste final de semana

Primeira categoria de monopostos nacionais com sistema “seat and drive”, baixos preços e com extenso pacote promocional, de entretenimento e de mídia.

Tão aguardado pelo automobilismo brasileiro, finalmente o esporte voltará a contar com uma categoria de monopostos para pilotos de todas as idades e experiências que desejam prosseguir suas carreiras, preparando-se para as grandes modalidades nacionais e internacionais, através de uma oferta baseada em excelente carro e relação custo-benefício. A Fórmula Inter, a mais inovadora categoria do país terá início neste final de semana (16 a 18/12), no Autódromo de Interlagos, integrante da programação oficial do Campeonato Paulista de Automobilismo. A prova com 40 minutos de duração terá largada a partir das 14 horas do domingo (18/12).

A categoria adota o modelo “seat and drive”, ou seja, o piloto paga pelo aluguel do equipamento e dos serviços, e ao chegar à pista para competir encontra o carro pronto para sentar e pilotar. Todos os monopostos são propriedades da Formula Inter, e portando, são mantidos pela mesma, garantindo qualidade, segurança. E para garantir ainda mais equilíbrio, todos os carros são sorteados entre os competidores a cada corrida. A modalidade oferece a todos os seus participantes acesso à Academia F.Inter, que ministra aulas de mecânica, dados, pilotagem, media training, marketing, entre outras disciplinas complementares para quem deseja se aprimorar na profissão. Com tudo incluso, inclusive transmissão e reality show em televisão, o custo da temporada é equivalente a R$ 13.990 por prova.

O F-Inter MG-15 foi projetado e construído por José Minelli, com a experiência de mais de 45 anos no automobilismo brasileiro, e certificado por engenheiros de universidade nacional, que se valeram das melhores práticas construtivas e dos mesmos softwares utilizados pelos principais fabricantes de veículos de competição em todo o mundo, e dos mais resistentes e avançados materiais, privilegiando a segurança, performance e competitividade. Cerca de 95% dos componentes do carro foram desenvolvidos e produzidos na fábrica da Formula Inter na região do Autódromo de Interlagos, e foram adotadas soluções sustentáveis como combustível etanol e tinta à base de água.

O Fórmula Inter utiliza rodas de fabricação própria em magnésio de aro 13 polegadas, com tala 8″ na dianteira e 11″ na traseira, que recebem pneus Pirelli PZero Slick, 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros. O Power train é composto por motor 2.0, quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta, que gera 191 hp e torque máximo de 21 kgfm a 6.000 rpm, alimentado por etanol, acoplado a caixa de câmbio nacional com 4 marchas em “h”. A velocidade máxima projetada em Interlagos é de 240 km/h.

Programação oficial Fórmula Inter:

Sexta-feira
8h05 às 8h45 – Treino livre
1h10 às 13h40 – Treino livre

Sábado
13h40 à 14h05 – Tomada de tempo

Domingo
14h – Largada – 40 minutos de prova

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FICHA TÉCNICA – FÓMULA INTER

Monoposto: F-Inter MG-15
Construtor: Minelli Racing
Chassis: Construção tubular semi-monocoque, crash box frontal removível e side pods laterais estruturais em plano inclinado
Suspensão dianteira: ‘push rod’ mono shock, triangulo superior e inferior com uniballs e rótulas Aurora espec Race e barra estabilizadora.
Suspensão traseira: ‘push rod’ bishock, triangulo superior e inferior com uniballs e rótulas Aurora espec Race e barra estabilizadora.
Amortecedores e molas: Com bump e rebound fixos, molas com carga variável.
Freios: 4 discos ventilados, calipers espec race de 4 embolos, distribuição de carga dianteira e traseira regulável no cockpit.
Mangas de eixo: em magnésio com cubo rápido.
Rodas: Fabricação própria em magnésio, aro 13, tala 8″ dianteira e 11″ traseira
Pneus: Pirelli PZero Slick – 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros
Caixa de Direção: Minelli Racing
Tanque de combustível: de borracha, capacidade 30 litros
Pintura: Sherwin Williams à base d’água
Habitáculo: em fibra de carbono, extrator de banco
Banco de segurança: em fibra, removível
Anel de segurança: Protetor de cabeça em material compósito
Volante: Fibra de carbono com sistema de retirada rápida e painel eletrônico embutido
Carenagem: Fibra de vidro em vacuum bag, 8 peças
Aerofólio: Fibra de carbono, com 1.000mm regulável de 0 a 11 graus.
Asa: Fibra de carbono, com 1.800mm externo fixo em 11 graus
Flaps: em fibra de carbono, dianteiro 4 unidades reguláveis de O a 35 graus, traseiro com 1.000mm regulável de 0 a 35 graus.
Extrator Traseiro: em fibra de vidro, fixo
Dimensões:
Comprimento total: 4.320mm
Largura total: 1.800mm
Altura máxima: 1.000mm
Entre eixos: 2.465mm
Bitola dianteira externa aos pneus: 1.800mm
Bitola traseira externa aos pneus: 1.750mm.
Peso: 520 kg sem combustível.

Motor: 2 litros, 4 cilindros em linha, 16válvulas
Coletor de admissão e escape: Minelli Racing
Refrigeração: 2 radiadores laterais de alumínio para água
Sistema de Gerenciamento Eletrônico: Pro Tune Eletronic Systems
Potência: 191 hp a 6000 rpm
Torque: 21 kgfm a 6000 rpm
Câmbio: Minelli Racing de 4 marchas em H

A Fórmula Inter tem parceria com a Unica – União da Indústria de Cana de Açucar, Bosch do Brasil, Sparco e Pirelli.

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CREDENCIAMENTO

Os jornalistas interessados em conhecer mais detalhes técnicos, desportivos, empresariais da FÍnter, e entrevistar os promotores da categoria, favor informar até sexta-feira pelo e-mail mastermidia@terra.com.br, para que seja providenciada a credencial para o camarote da categoria.

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