O importante é que falem de mim e fale bem

O grande dilema para quem procura patrocínio
é a visibilidade e conseqüente retorno que dará ao
patrocinador. Afinal, no frigir dos ovos, patrocínio é
uma atividade comercial que tem como objetivo o aumento das vendas de
alguma coisa.

Esse retorno é diretamente proporcional à
popularidade do evento esportivo em que se está participando
e ao destaque que o piloto tem no cenário esportivo geral. Daí
a relevância da seguinte frase: “O importante é que
falem de mim e falem bem”.

Com esse título, o Jornal Meio e Mensagem publicou
uma matéria com o Prof. Cees van Riel, fundador do Reputation
Institute na Holanda, especializado em construção de imagem
pública. Na entrevista, o Professor destaca a percepção
que o público tem da boa reputação de uma empresa
como fator fundamental para impulsionar as vendas e, ainda, que o contexto
geral do segmento onde a empresa está atuando, reflete em todas
elas. Por exemplo, o caso da má repercussão de um único
acidente aéreo para todas as companhias aéreas e de turismo.

E o que isso tem a ver com o Automobilismo atual?

É que, graças ao profissionalismo promocional
com que várias categorias nacionais e regionais contam atualmente,
a popularidade das corridas tem atingido patamares anteriormente restritos
apenas à “Fórmula 1 do Senna”.

A preocupação com o visual das equipes,
as promoções e a infra-estrutura oferecida para o público
são as bases do trabalho, mas é a divulgação
na mídia que mais populariza o esporte. Ou seja, o “contexto
positivo” em que as corridas de automóveis estão
inseridas hoje, beneficia a todas as categorias, principalmente as regionais,
que dispõem de menos visibilidade. Pode-se dizer que a modalidade
goza de boa reputação e tende a melhorar.

O espaço obtido pela Stock Car na principal mídia
do país em “volume de audiência”, a Rede Globo,
é inegavelmente o maior trunfo do automobilismo para sua credibilidade
comercial. As provas são “colocadas” na residência
de milhares de pessoas a cada etapa do campeonato transpondo o limite
dos fãs que procuram especificamente pelas corridas, atingindo
pessoas indistintamente.

A transmissão da Fórmula 1 também
populariza o esporte como um todo, mesmo com a dificuldade, para o público
comum, de perceber as disputas na casa de milésimos de segundo
e a alta tecnologia envolvida.

Nesse sentido, a Mil Milhas Brasil é um evento
estratégico para popularizar o esporte e aumentar a chance de
se obter patrocínios nas mais diversas categorias do país.
Além da audiência da TV Globo, conta com celebridades internacionais
e nacionais pilotando carros que podem, na teoria, serem usados na rua.
As Ferrari, Porsche, Mercedes, BMW etc., são marcas que habitam
o imaginário de grande parte da população brasileira.

Quanto mais categorias conquistarem seus espaços
na mídia, seja ela TV aberta ou por assinatura, internet, rádio,
revista ou jornal, mais viável fica a elaboração
de projetos que apresentem um retorno real para os investimentos dos
patrocinadores.

Marketing/FASP

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