Fórmula GP2: Xandinho Negrão questiona eficácia das mudanças

Categoria anuncia pacote de novidades
técnicas para 2006

imagemSÃO
PAULO – Os organizadores da Fórmula GP2, principal categoria
de acesso à Fórmula 1, anunciaram nesta terça-feira
uma série de modificações para 2006, com o objetivo
de aumentar a competitividade em seu segundo ano de existência.
Um dos três brasileiros com presença garantida no campeonato,
Xandinho Negrão (Medley) põe em dúvida a eficácia
das novidades. “O carro ficará mais rápido, talvez
de dois a três segundos, mas não creio que tenha influência
nas disputas”, afirma.

O Dallara-Renault foi consideravelmente
alterado em relação ao carro utilizado na temporada passada.
Em relação à aerodinâmica, a asa traseira
passou a ser biplana, com duas lâminas, ao contrário das
três de 2005. Porém, a configuração antiga
poderá ser usada em Mônaco, circuito urbano que exige acerto
com o máximo de downforce. “Os três planos manteriam
o carro mais parecido com o Fórmula 1, obrigando as equipes a
pensar mais na escolha das regulagens. A idéia é tornar
o carro mais nervoso e difícil de pilotar, mas não acho
que isso tenha algo a ver com a competitividade. Por mim, deixaria como
estava”, diz Xandinho.

Na parte mecânica, a suspensão
será reforçada, como medida de segurança. Os freios,
desenvolvidos exclusivamente para a Fórmula GP2 pela Brembo,
ganharam novos discos e pinças com seis pistões. O motor
Renault-Mecachrome V8 preparado pela Mader recebeu atualização
eletrônica, além de novo duto de ar, e ganhou 500 giros,
subindo de 9.500 para 10.000.

No entanto, a principal novidade é
a introdução de pneus slicks da Bridgestone em substituição
aos modelos com ranhuras, antecipando a mudança que será
feita na Fórmula 1 ao final da temporada de 2007.

No que diz respeito ao regulamento desportivo,
o autor da melhor volta receberá apenas um ponto de bonificação
– no ano passado eram dois. No entanto, valerá a marca
registrada antes da parada obrigatória nos boxes para troca de
pneus.

O campeonato será aberto dia 8
de abril em Valência (Espanha), no único evento não
realizado em conjunto com a Fórmula 1. Serão 23 provas
em 12 etapas, todas na Europa. Mônaco será a única
no formato de rodada simples.

Antes, as equipes enfrentarão quatro
sessões de testes coletivos, o primeiro deles dias 22 e 23 de
fevereiro em Paul Ricard (França). Xandinho viajará para
a Inglaterra no dia 8. Ele mora em Oxford e, além de arrumar
a casa, acompanhará os trabalhos iniciais de montagem dos carros
da Piquet Sports em Silverstone. “Este é um momento importante.
A base de todo o ano será definida nessa época. É
bom estar por perto, acompanhando o trabalho”, explica. Os outros
brasileiros na Fórmula GP2 serão Nelsinho Piquet, seu
companheiro de equipe, e o estreante Lucas di Grassi, que ainda não
divulgou onde correrá.

Bruno Vicaria
MF2 – Serviços Jornalísticos

Ultimas Notícias:

FASP
Federação de Automobilismo de São Paulo

Rua Luiz Góis, 718 – Vila Mariana
São Paulo – SP – 0443-050
CNPJ: 62.501/0001-65

(11) 2577-0522

(11) 94790-7787

FASP