Pedro Muffato conquista em Fortaleza sua primeira vitória na Fórmula Truck

Valendo-se da
pole, paranaense controla pressão de Beto Monteiro e Wellington
Cirino para dominar a segunda etapa da temporada 2006

Fortaleza – Com uma
das atuações mais convincentes de sua carreira, Pedro Muffato
teve um fim de semana perfeito na segunda etapa do Campeonato Brasileiro
de Fórmula Truck. Largando pela primeira vez da pole-position,
o piloto paranaense de 63 anos dominou todas as 36 voltas da prova deste
domingo (16) em Eusébio, na região metropolitana de Fortaleza,
para comemorar sua primeira vitória na categoria, onde compete
desde 2000.

Tal qual nos treinos livres
e classificatórios do sábado (15), a instabilidade climática
deu o tom à corrida, disputada no remodelado Autódromo Internacional
Virgílio Távora. A probabilidade de chuva forte durante
a corrida levou as equipes a estratégias diferenciadas no uso de
pneus. Alguns pilotos largaram para a prova calçando seus caminhões
com pneus slick, para pista seca. Outros adotaram os pneus frisados, mais
apropriados para piso molhado.

Muffato assumiu uma postura
intermediária diante da ameaça de chuva. Pôs pneus
slick na frente e quatro unidades tipo “biscoito” nas rodas
traseiras do Scania eletrônico número 20, em que ostenta
as cores e logomarcas de Autotrac, Italy, FAG, Coopavel e Metusa. A combinação
lhe permitiu manter a liderança da primeira à última
volta pelos 1.780 metros da pista cearense. E, apesar de liderar de ponta
a ponta, não teve vida fácil em nenhum momento.

Na largada, o pernambucano
Beto Monteiro, segundo no grid, começou a pressionar Muffato numa
disputa em que ambos se distanciaram do restante do pelotão. “Ele
não deu fôlego nenhum”, reconheceu Muffato. A pressão
durou até a sexta volta. Ao mesmo tempo em que a chuva tornava-se
mais forte, obrigando o paranaense a acionar o limpador do pára-brisa,
o Ford do pernambucano sofria o estouro de uma das mangueiras do sistema
de refrigeração.

Mesmo com o problema, Monteiro
manteve-se na disputa até a 13ª volta, instante em que abandonou
com problemas de motor. O Pace Truck foi acionado para remoção
de seu Ford, que ficou parado em posicionamento perigoso. Na 15ª
volta, era Débora Rodrigues, terceira no grid, quem tentava buscar
aproximação em relação ao líder para
entrar na disputa direta pela vitória. O resultado também
seria inédito para a piloto da Volkswagen.

As pretensões de
Débora caíram por terra na 23ª volta. Com uma volta
de desvantagem, Roberval Andrade, que fazia uma prova de recuperação
para estar na mesma volta do líder, a ultrapassou. O paranaense
Wellington Cirino, que saíra do 13º lugar no grid para estar
em terceiro àquela altura, aproveitou a manobra do paulista e,
seguindo seu traçado, assumiu a vice-liderança e passou
a representar a maior ameaça à primeira vitória de
Muffato.

A situação
de Pedro na corrida tornou-se dramática na 30ª volta, quando
Roberval o ultrapassou e passou a figurar na mesma volta. Os dois caminhões
se tocaram no final da reta dos boxes. Com o impacto, parte da carenagem
dianteira do líder se desprendeu e ficou suspensa, a poucos centímetros
do pneu dianteiro direito. A essa altura, Wellington imprimia um ritmo
mais forte, reação capaz de reduzir de seis para um segundo
a diferença entre os dois.

Na 34ª volta, um acidente
entre Vignaldo Fízio e Clodoaldo Monteiro levou a direção
de prova a devolver o Pace Truck à pista, para limpeza do traçado.
“Eu quase me envolvi naquela batida, foi bem na minha frente”,
descreve o vencedor. “Tive tempo de aliviar o pé e escolher
por onde desviar”. A intervenção durou três
voltas. Havia tempo para apenas mais uma volta. Muffato manteve uma vantagem
segura para impedir a ultrapassagem de Cirino.

A vitória no domingo
de Páscoa foi definida por Muffato como “motivo de satisfação
e orgulho”. “Vencer na principal competição
do automobilismo brasileiro é algo que me deixa ainda mais feliz,
mas não fico feliz só por mim. Fico feliz por Fortaleza,
que ganhou um autódromo novo. Eu conhecia o circuito antigo, o
que o Aurélio Félix (promotor da F-Truck) fez aqui para
deixar a pista em condições tão boas é uma
vitória de todo o automobilismo”, elogiou.

O tricampeão Cirino
fez questão de cumprimentar Muffato no pódio. “Para
mim, é uma honra participar de uma categoria em que o Pedro também
corre. Ele sempre foi um companheiro, desde o início da minha carreira
no automobilismo. A primeira vitória dele na Truck, considerando
todo o trabalho que ele fez, demorou muito para acontecer, mas está
aí e foi merecida”, elogiou o piloto da Mercedes-Benz. “O
Pedro provou que, na chuva, é o melhor piloto”, rendeu-se.

O resultado final da segunda
etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, considerando-se
entre parênteses a posição de largada de cada piloto,
foi o seguinte:

1º) (1) Pedro Muffato
(PR/Muffatão Motorsport), Scania, 1h03min00s796
2º) (13) Wellington Cirino (PR/ABF Competições), Mercedes-Benz,
a 0s713
3º) (3) Débora Rodrigues (SP/RM Competições),
Volkswagen, a 1s786
4º) (9) Geraldo Piquet (DF/ABF Competições), Mercedes-Benz,
a 2s399
5º) (11) Leandro Totti (PR/Londrina Truck Racing), Ford, a 6s402
6º) (16) Vinícius Ramires (SP/Ramires Rodobens Truck Team),
Mercedes-Benz, a 6s447
7º) (5) José Maria Reis (GO/Roberval Motorsport), Scania,
a 6s848
8º) (18) Roberval Andrade (SP/Roberval Motorsport), Scania, a 10s661
9º) (21) Djalma Fogaça (SP/DF Motorsport), Ford, a 10s845
10º) (6) Renato Martins (SP/RM Competições), Volkswagen,
a 11s789
11º) (14) Herberto Heinen (RS/RM Competições), Volkswagen,
a 14s243
12º) (8) Fabiano Brito (PR/ABF Competições), Volvo,
a 15s154
13º) (23) Clodoaldo Monteiro (SC/GH Racing), Volkswagen, a 1 volta
14º) (20) Vignaldo Fízio (SP/ABF Competições),
Mercedes-Benz, a 3 voltas
15º) (15) Eduardo Fráguas (SP/Londrina Truck Racing), Ford,
a 3 voltas

NÃO COMPLETARAM
(12) Fred Marinelli (SP/Marinelli Competições), Iveco, a
7 voltas
(4) Luiz Zappelini (PE/DF Motorsport), Ford, a 21 voltas
(2) Beto Monteiro (PE/DF Motorsport), Ford, a 24 voltas
(17) Beto Napolitano (SP/RM Competições), Volkswagen, a
24 voltas
(7) Diumar Bueno (PR/Bueno Race Truck), Volvo, a 32 voltas

DESCLASSIFICADOS
(10) João Marcos Maistro (PR/Clay Truck Racing), Scania
(19) Régis Boessio (RS/Boessio Competições), Iveco
(22) José Cangueiro (SP/ABF Competições), Mercedes-Benz
Melhor volta: Totti, 1min00s520, na 5ª, média de 105,88 km/h

CLASSIFICAÇÃO
A próxima prova da Fórmula Truck será disputada no
circuito paulista de Interlagos, no dia 14 de maio. Após duas etapas,
a classificação completa do Campeonato Brasileiro passa
a ser a seguinte: 1º) Totti, 37 pontos; 2º) Cirino, 32; 3º)
Muffato, 31; 4º) Andrade, 24; 5º) Rodrigues, 19; 6º) Ramires,
16; 7º) Piquet, 11; 8º) Cangueiro, 8; 9º) Maistro e Reis,
6; 11º) Boessio, Napolitano e Martins, 4; 14º) Brito, 3; 15º)
Fogaça, 2; 16º) Bueno, 1.

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