Linneu
Linardi acredita que os pilotos são osprincipais responsáveis
pelo sucesso da categoria.
No comparativo com os gigantes
da Stock Car, as dimensões do Stock Jr. não chegam a impressionar.
A surpresa vem mesmo é quando o primeiro piloto entra na pista.
Aquele pequeno chassi, importado dos Estados Unidos, tem pouco mais de
500 kg, é equipado com motor Yahama de 130 cavalos de potência
e atinge a velocidade máxima de 200 km/h. O baixinho impõe
respeito. Nas duas primeiras rodadas do ano, em São Paulo (SP)
e Curitiba (PR), não foi só a força do carro que
chamou a atenção. As boas disputas entre os garotos da classe
Pró e os pilotos da classe Master, que empolgaram o público
nas preliminares da Stock Car, estão de volta neste fim de semana,
em Campo Grande (MS).
Será a primeira
exibição da Stock Jr. na capital sul-mato-grossense. A garantia
de sucesso é o formato da categoria, que oferece equipamentos absolutamente
iguais para todos os competidores e impede qualquer tipo de modificação
no acerto. Os pilotos estão autorizados somente a mexer na calibragem
dos pneus. Mesmo assim, dentro de um limite imposto por regulamento: duas
libras a mais ou a menos. É a formula da competitividade. O experiente
Linneu Linardi, com passagens pela Fórmula 3 Sul-Americana e Fórmula
2000 Canadense, escolheu a categoria para volta ao automobilismo, depois
de cinco anos afastado, e aponta outro motivo para as boas disputas.
“Acho que o principal
aqui é a vontade, a necessidade que todo mundo tem de andar na
frente. Na classe Pró, tem a garotada que veio do kart e outros
jovens pilotos que procuram se firmar de vez no automobilismo. Pela classe
Master, o nosso objetivo é concretizar tudo o que já fizemos
nas pistas. Ou seja, todo mundo anda o tempo inteiro no limite”,
afirma Linneu Linardi, de 36 anos, que venceu a etapa inicial da categoria,
mas sofreu uma quebra na rodada de Curitiba. Ele ocupa a terceira posição
na classe Master, liderada por Jason Oliveira.
Sobre a chegada da categoria
em Campo Grande, ele prevê o mesmo sucesso das etapas anteriores.
“O público vai se surpreender com a qualidade das corridas”,
comenta. “São poucos os pilotos que já conhecem a
pista. A maioria, como eu, vai precisar aprender o traçado durante
os treinos livres. Quem conseguir pegar o jeito mais rápido, tem
tudo para se dar bem”, analisa Linneu Linardi, que busca recuperar
os pontos perdidos com os dois abandonos das provas anteriores, realizadas
em Curitiba. A primeira prova da Stock Jr. em Campo Grande será
no sábado (20), às 14h20 no horário local. No domingo
(21), a largada está prevista para às 11h20.
Foto: Carsten Horst.
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