Sem chuva, pilotos disputam a pole das 500 Milhas de Indianápolis neste sábado


Castroneves, Kanaan, Meira, Giaffone, Medeiros e Daré buscam a
quinta pole-position brasileira na prova mais tradicional do mundo

Uma semana depois do que
determinava a programação oficial, atraso decorrente da
chuva constante que levou à suspensão de várias sessões
livres e oficiais de treinos, a 90ª edição das 500
Milhas de Indianápolis dará início neste sábado
(20) à definição das posições de largada.
A corrida do próximo dia 28 terá as 22 primeiras posições
do grid determinadas no Pole Day. As outras 11 terão seus ocupantes
conhecidos na tarde de domingo (21).

Entre os 33 pilotos que
deverão participar da corrida há seis brasileiros. Hélio
Castroneves, Tony Kanaan, Vitor Meira, Felipe Giaffone, Thiago Medeiros
e Aírton Daré têm a meta comum de conquistar a quinta
pole-position do Brasil na prova. A primeira foi obtida em 1990, por Emerson
Fittipaldi, da Penske. Bruno Junqueira, pela Newman-Haas, foi pole em
2002. Castroneves, com a Penske, fez a pole em 2003. Kanaan, da Andretti-Green,
no ano passado.

A definição
do grid de largada nas 500 Milhas de Indianápolis apresenta inúmeras
particularidades. A mais perceptível ao público determina
a posição de largada de cada piloto pela média horária
verificada em uma série de quatro voltas consecutivas, e não
pelo tempo de uma volta isolada, como acontece em todas as demais etapas
da Fórmula Indy. Cada piloto vai à pista uma vez e vários
deles estão inscritos em dois carros, podendo empreender duas tentativas.

Em circunstâncias
normais, sem os adiamentos que marcaram a edição de 2006
em função dos vários dias de chuva em Indianápolis,
o grid é definido em três fases distintas. O Pole Day determina
as 11 primeiras posições. Os titulares da 12ª à
22ª saem um dia depois, no segundo treino classificatório.
As demais se definem uma semana depois. Diante do regulamento distinto,
nem sempre o piloto mais rápido dos treinos classificatórios
é o que larga na pole.

Os pilotos que obtiveram
pole sem o melhor tempo nos treinos foram Gil Anderson (1912), Caleb Bragg
(1913), Jean Cassagne (1914), Russ Snowberger (1931), Bill Cummings (1937),
Floyd Roberts (1938), Cliff Bergere (1946), Rex Mays (1948), Duke Nalon
(1951), Fred Agabashian (1952), Jerry Hoyt (1955), Pat O’Connor
(1957), Eddie Sachs (1960), Johnny Rutherford (1976), Bobby Unser (1981),
Rick Mears (1991), Scott Brayton (1996) e Kanaan (2005).

Brayton protagonizou uma
tragédia em 1996. O norte-americano largaria da pole pela segunda
vez consecutiva, mas morreu num acidente no último treino de aquecimento
e o grid acabou liderado por Tony Stewart. Antes dele, outros oito pilotos
haviam obtido duas poles consecutivas: Ralph DePalma (1920/21), Rex Mays
(35/36), Eddie Sachs (60/61), Parnelli Jones (62/63), Mario Andretti (66/67),
A.J. Foyt (74/75), Tom Sneva (77/78) e Rick Mears (88/89).

Rick Mears, considerado
rei dos circuitos ovais pela mídia dos Estados Unidos, é
o recordista de poles nas 500 Milhas de Indianápolis. Comandou
o grid seis vezes, em 1979, 1982, 1986, 1988, 1989 e 1991. A segunda colocação
nesta estatística traz dois pilotos. Rex Mays obteve a pole quatro
vezes, em 1935, 1936, 1940 e 1948. A.J. Foyt igualaria sua marca quase
três décadas depois, liderando o grid nas corridas de 1965,
1969, 1974 e 1975.

A ordem pré-definida
de entrada dos pilotos na pista neste sábado para as séries
de quatro voltas rápidas, segundo anuncia o site oficial da Indy
Racing League, é a seguinte:

92 – Jeff Bucknum (EUA/Hemelgarn Racing), Dallara-Honda
90 – Townsend Bell (EUA/Vision Racing), Dallara-Honda
4T – Vitor Meira (BRA/Panther Racing), Dallara-Honda (reserva)
4 – Vitor Meira (BRA/Panther Racing), Dallara-Honda
25 – Marty Roth (EUA/Roth Racing), Dallara-Honda
31 – Al Unser Jr. (EUA/Dreyer & Reinbold), Dallara-Honda
7T – Bryan Herta (EUA/Andretti-Green Racing), Dallara-Honda (reserva)
1T – Michael Andretti (EUA/Andretti-Green Racing), Dallara-Honda (reserva)
5T – Buddy Lazier (EUA/Dreyer & Reinbold), Dallara-Honda (reserva)
7 – Bryan Herta (EUA/Andretti-Green Racing), Dallara-Honda
3 – Hélio Castroneves (BRA/Team Penske), Dallara-Honda
41 – Larry Foyt (EUA/A.J. Foyt Enterprises), Panoz-Honda
61 – Arie Luyendyk Jr. (HOL/Luyendyk Racing), Dallara-Honda
91T – P.J. Chesson (EUA/Hemelgarn), Dallara-Honda (reserva)
88 – Airton Daré (BRA/Sam Schmidt Motorsports), Dallara-Honda
9T – Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi Racing), Dallara-Honda (reserva)
55 – Kosuke Matsuura (JAP/Super Aguri Fernandez Racing), Dallara-Honda
2 – Tomas Scheckter (AFS/Vision Racing), Dallara-Honda
90T – Townsend Bell (EUA/Vision Racing), Dallara-Honda (reserva)
51 – Eddie Cheever Jr. (EUA/Cheever Racing), Dallara-Honda
55T – Kosuke Matsuura (JAP/Super Aguri Fernandez Racing), Dallara-Honda
52 – Max Papis (ITA/Cheever Racing), Dallara-Honda
15 – Buddy Rice (EUA/Rahal-Letterman Racing), Panoz-Honda
1 – Michael Andretti (EUA/Andretti-Green Racing), Dallara-Honda
9 – Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi Racing), Dallara-Honda
31T – Al Unser Jr. (EUA/Dreyer & Reinbold), Dallara-Honda (reserva)
10T – Dan Wheldon (ING/Chip Ganassi Racing), Dallara-Honda (reserva)
51T – Eddie Cheever Jr. (EUA/Cheever Racing), Dallara-Honda (reserva)
26T – Marco Andretti (EUA/Andretti-Green), Dallara-Honda (reserva)
6T – Sam Hornish Jr. (EUA/Team Penske), Dallara-Honda (reserva)
21 – Jaques Lazier (EUA/Playa Del Racing), Panoz-Honda
48 – a definir (A.J. Foyt Enterprises), Dallara-Honda
27 – Dario Franchitti (ESC/Andretti-Green), Dallara-Honda
93 – a definir (Hemelgarn Racing), Dallara-Honda
11 – Tony Kanaan (BRA/Andretti-Green Racing), Dallara-Honda
20 – Ed Carpenter (EUA/Vision Racing), Dallara-Honda
18 – Thiago Medeiros (BRA/PDM Racing), Dallara-Honda
8 – Scott Sharp (EUA/Delphi Fernandez Racing), Panoz-Honda
15T – Buddy Rice (EUA/Rahal-Letterman Racing), Panoz-Honda (reserva)
16 – Danica Patrick (EUA/Rahal Letterman Racing), Panoz-Honda
26 – Marco Andretti (EUA/Andretti-Green), Dallara-Honda
91 – P.J. Chesson (EUA/Hemelgarn), Dallara-Honda
2T – Tomas Scheckter (AFS/Vision Racing), Dallara-Honda (reserva)
11T – Tony Kanaan (BRA/Andretti-Green Racing), Dallara-Honda (reserva)
14T – Felipe Giaffone (BRA/A.J. Foyt Enterprises), Dallara-Honda (reserva)
27T – Dario Franchitti (ESC/Andretti-Green), Dallara-Honda (reserva)
22 – a definir (Vision Racing), Dallara-Honda
6 – Sam Hornish Jr. (EUA/Team Penske), Dallara-Honda
12 – Jon Herb (EUA/Playa Del Racing), Panoz-Honda
10 – Dan Wheldon (ING/Chip Ganassi Racing), Dallara-Honda
20T – Ed Carpenter (EUA/Vision Racing), Dallara-Honda (reserva)
17 – Jeff Simmons (EUA/Rahal-Letterman Racing), Panoz-Honda
21T – Jaques Lazier (EUA/Playa Del Racing), Panoz-Honda (reserva)
8T – Scott Sharp (EUA/Delphi Fernandez Racing), Panoz-Honda (reserva)
16T – Danica Patrick (EUA/Rahal Letterman Racing), Panoz-Honda (reserva)
5 – Buddy Lazier (EUA/Dreyer & Reinbold), Dallara-Honda
41T – Larry Foyt (EUA/A.J. Foyt Enterprises), Panoz-Honda (reserva)
17T – Jeff Simmons (EUA/Rahal-Letterman Racing), Panoz-Honda (reserva)
14 – Felipe Giaffone (BRA/A.J. Foyt Enterprises), Dallara-Honda
97 – Stephan Gregoire (FRA/Back Motorsports), Panoz-Honda
3T – Hélio Castroneves (BRA/Team Penske), Dallara-Honda (reserva)

Grelak Comunicação
(45) 3222-5686

Ultimas Notícias:

FASP
Federação de Automobilismo de São Paulo

Rua Luiz Góis, 718 – Vila Mariana
São Paulo – SP – 0443-050
CNPJ: 62.501/0001-65

(11) 2577-0522

(11) 94790-7787

FASP