Antigomobilismo Brasileiro

O antigomobilismo esportivo brasileiro, em especial o paulista, já fez história e vem crescendo.

Após algumas tentativas isoladas, porém de grande importância, em 1988, um grupo de entusiastas criou uma entidade, a APCAH (Associação de Pilotos de Carros Antigos e Históricos), com o firme propósito de tirar do imobilismo automóveis de época. Com o apoio da FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo), realizou oito eventos esportivos em Interlagos (autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, SP — Capital), aonde chegou a reunir mais de 300 carros antigos e colocar na pista, em competição, mais de cinqüenta, um feito inacreditável para a época.

O entusiasmo despertado nessas provas encorajou alguns de seus participantes a preparar seus carros exclusivamente para a competição. Em 1990, nascia a “Fórmula Classic” que sobreviveria por três anos e renasceria em 2000. Em 2003, os grids com mais de vinte automóveis eram dos mais volumosos do Campeonato Paulista. Vítima do próprio sucesso, padeceu em 2005.

Nessa mesma época surgia o “Historic Racing Cars”. O sucesso foi imediato e não tardou a ser sucedida pela “Super Classic”. Além da já tradicional competição de históricos de quatro cilindros”, em 2008 os “V8” voltaram para as pistas na “Históricos V8 5000”, cujas largadas têm acontecido junto ao grid de “Força Livre”.

Todos esses movimentos, sempre foram liderados associações, agremiações, clubes ou quaisquer outras entidades que encontravam apoio na FASP que em momento algum se eximiu, ou abriu mão do dever e do direito, de assumir inteira responsabilidade pelas categorias.

O automóvel antigo cresceu em participação no universo automobilístico brasileiro, não só, mas também, nas pistas. Em 2008 a FASP assumiu diretamente, sem intermediação de nenhuma associação, as categorias de carros históricos e, em setembro desse ano, com o forte propósito de não perder o rumo, criou um departamento especialmente voltado para o Antigomobilismo, um termo bastante recente que tem sido aplicado para traduzir um movimento cada vez mais em voga.

Integrado por pessoas bastante ativas e donas de histórias bastante dignas, foi criada uma comissão:

FABIO STEINBRUCH — Vem participando, desde 1988,com pequenos intervalos, das corridas de automóveis antigos.

JOSÉ ROBERTO RICCIARDI — Responsável técnico, por longo período, da FASP, é engenheiro e trabalha com automóvel desde muito antes do diploma.

Todos, individualmente ou em comissão, estão aptos a receber sugestões e representar a comissão. Qualquer contato deve ser feito via Federação e será o mais prontamente possível atendido.

JULIO ALBERTO PENTEADO — Pioneiro na participação em eventos de antigomobilismo para competição, sempre esteve engajado no mundo do automóvel.

LUIS HENRIQUE SILVA — Foi um dos idealizadores da “Historic Racing Cars”. Sempre acompanhado do pai, Sr. Wladimir, respeitado preparador, com fase áurea na “época do DKW”.

YUTAKA FUKUDA — Preparador que vem participando de todos os movimentos do nosso automobilismo desde os anos 1960.

No momento, estamos engajados na confecção dos regulamentos para 2009, os quais pretendemos apresentar até a metade de novembro.

Podemos adiantar que trabalhamos no sentido de preservar a força do movimento, prestigiando o já existente, ao mesmo tempo em que tentamos dar força para categorias que admitam carros mais originais e com preparação mais tradicional de época.

Sempre a disposição e ávidos pela participação de todos

Comissão de Antigomobilismo

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