No próximo fim de semana, 4 a 6 de maio, das 9h às 17h, acontece a abertura da Copa Brasil de Arrancada 2012, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais. A competição, que também será válida como a segunda etapa do Campeonato Paranaense, irá reunir mais de 200 carros preparados de todas as regiões do Brasil, divididos em 17 categorias, na reta de 402 metros, e é considerada a principal do esporte no País.
A Copa Brasil de Arrancada marca o início de uma nova fase do esporte no País já que a Força Livre Motorsport, do Paraná, o Velopark, do Rio Grande do Sul e a Spid, de São Paulo, se unem, com apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) para trabalhar pelo crescimento do esporte. “Vamos ampliar a visibilidade na mídia para atrair patrocinadores, estamos adotando um regulamento único em todas as etapas e implantamos as largadas eliminatórias, o que dá mais emoção para quem está assistindo, comenta o diretor da Força Livre, Eduardo Pereira.
Ao longo do ano serão seis etapas, sendo a primeira (4 a 6 e maio), a terceira (6 a 8 de julho), e a quinta (14 a 16 de setembro), no Autódromo de Curitiba; e a segunda (1º a 3 de junho), a quarta (24 a 26 de agosto) e a sexta (12 a 14 de outubro), no Velopark, em Nova Santa Rita/RS. “Se a Spid, em São Paulo, for liberada ainda este ano, vamos transferir duas etapas para lá”, explica Pereira.
Na sexta-feira (4), o ingresso é gratuito. No sábado, o ingresso feminino é R$ 10 e o masculino é R$ 15, ambos com acesso aos boxes. No domingo, o ingresso feminino é R$ 10 (com acesso box) e o masculino é R$ 15 (com acesso na arquibancada). A credencial masculina com acesso boxes todos os dias custa R$ 50 e apenas para o domingo R$ 40.
Entenda a competição
– Na Arrancada, os carros largam da inércia e tem como objetivo percorrer um trajeto de 402 metros no menor tempo possível. Todos os inscritos são divididos em 17 categorias de acordo com o regulamento da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
– No primeiro dia do evento (sexta-feira), os pilotos fazem os treinos-livres para acerto dos carros. No segundo dia (sábado) todos os pilotos participam das largadas classificatórias, ou seja, eles têm a chance de largar três vezes e o melhor tempo será válido para a sua classificação. No terceiro dia (domingo), acontece o sistema mata-mata. Nas categorias com até oito inscritos, terá quartas -de – final, semifinais e a final, como no futebol. Já nas categorias com mais de oito inscritos, teremos eliminatórias com no máximo 16 veículos seguindo a chave do regulamento.
Pontuação
Os 16 melhores pilotos de cada categoria, nas largadas classificatórias, recebem uma pontuação que varia de 5 a 80 pontos. Os cinco melhores das eliminatórias também são pontuados de 20 a 100 pontos. Além disso, todos os participantes receberão pontuação de 5 pontos por participarem da primeira etapa.
As categorias da Copa Brasil
1) Standard – ST
2) Dianteira Original – DO
3) Dianteira Super – DS
4) Dianteira Turbo C – DTC
5) Dianteira Turbo “B” – DT “B
6) Dianteira Turbo “A” – DT “A”
7) Força Livre Dianteira- FLD
8) Traseira Original – TO
9) Traseira Super – TS
10) Turbo Traseira – TT
11) Força Livre Traseira – FLT
12) Pro Mod – PM
13) Extreme 10.5 – XTM
14) Drag Light – D Light
15) Drag Top Álcool – DTOP
16) Street Tração Traseira STT
17) Drag Junior – DJR
** Reforço que todos devem fazer o credenciamento de imprensa de forma antecipada, já que eu por problemas particulares não estarei presente nesta etapa. O jornalista André Lopes irá me substituir. Na portaria, para retirada de credenciais, vocês podem procurar o Sr. Newton.
** Veja as instruções para o credenciamento.
http://www.forcalivre.com.br/flm/index.php?mod=n&i=888&a=4&t=
Todos os regulamentos podem ser consultados no www.forcalivre.com.br
Att,
Thiago Augusto
Jornalista / DRT 5059
41. 9998-4141