CBA dá continuidade ao processo de normatização de processos

Rio de Janeiro, 7 de outubro de 2011 – O Conselho Técnico Desportivo Nacional (CTDN) da COnfederação Brasileira de Automobilismo (CBA) deu prosseguimento ao seu plano de normatizar procedimentos em provas de campeonatos brasileiros com a realização de um workshop para diretores de provas e comissários desportivos na sede da entidade, esta semana. Segundo o presidente do CTDN, Nestor Valduga, a pauta da reunião foi a avaliação do trabalho realizado esta temporada e definir as correções para a continuidade deste projeto:

“Notamos que a documentação do procedimento unificado estava ocorrendo com algumas variações. Avaliamos as causas dessas diferenças e definimos as correções que adotaremos a partir das próximas corridas.”

Durante o encontro treze oficiais desportivos ligados às várias categorias homologadas pela CBA simularam a realização de uma competição e compararam a maneira como cada um gerencia os diversos estágios de um evento. Ao final desse exercício foi possível encontrar os principais pontos de distorção e definir as soluções para esclarecer definitivamente as normas e padronizações que formam o projeto. Pela proposta do CTDN cada um dos oficiais que participaram do encontro atua como multiplicador junto às suas respectivas federações de automobilismo, uma forma de transmitir o conhecimento adquirido nesses eventos. Um dos primeiros a disseminar esse conhecimento será o paranaense Alexandre Lagana, que atua normalmente em competições de kart e velocidade no asfalto:

“Neste fim de semana vou atuar no Campeonato Paranaense de Arrancada, em Curitiba, e aproveitarei a oportunidade para repassar as conclusões e ensinamentos do encontro do Rio para sete profissionais locais.”

Para Antonio Carlos Regal, outro participante do workshop, o evento ajudou a solucionar dúvidas que acontecem durante a realização de corridas. Regal destacou que o processo facilita a formação de novos oficiais de competição e facilita a implantação da padronização dos procedimentos de prova. Além deles participaram do encontro Carlos Roberto Montagner, Mirnei Antonio Piroca, Sergio Berti, Carlos Strey, Fernando Leal, Gilberto Elger, José Campiti, José Mario do Amaral, Jonir Paulo Scherer, Luis Felipe Silva e Waldner Bernardo. Segundo Nestor Valduga três novos encontros estão previstos para a temporada de 2012, o primeiro deles em janeiro. Para o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro, esse tipo de ação segue o treinamento prescrito pela FIA (Federação Internacional do Automóvel) e acontece regularmente:

“Esse tipo de encontro acontece desde 2009 e é realizado periodicamente para permitir o aperfeiçoamento dos oficiais de prova.”

Confederação Brasileira de Automobilismo
Assessoria de Imprensa