Copa Petrobras Sorriso Campeão define mais três finalistas da Seletiva neste sábado em Interlagos

Copa Petrobras Sorriso Campeão define mais três finalistas da Seletiva neste sábado em Interlagos

Depois de dois dias de treinos livres na quinta e sexta-feira, pilotos disputam corridas neste sábado valendo vagas na final da 18ª edição da Seletiva de Kart Petrobras

[Etapa em Interlagos selecionará mais três finalistas]

A segunda etapa classificatória da 18ª edição da Seletiva de Kart Petrobras definirá neste sábado (dia 24) mais três finalistas no kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos (SP). A competição acontece dentro da sétima etapa da Copa São Paulo Light de Kart, para pilotos da categoria Graduados.

Nestas quinta e sexta-feira (22 e 23), os pilotos participaram de treinos livres e, neste sábado, terão a tomada de tempos, a partir do meio-dia, e duas corridas (a primeira com largada às 13h20).

Conquistarão as vagas o vencedor da primeira bateria, o vencedor da segunda e o piloto que somar mais pontos nas duas corridas. Os três vão se juntar aos já finalistas: Gabriel Paturle, Matheus Tonussi e Gustavo Zwetkoff, que foram selecionados em Vespasiano (MG), dentro da 1ª edição da Taça Minas Gerais, há duas semanas.

Na manhã desta sexta-feira, o mais rápido no traçado principal do kartódromo de Interlagos (1.150 metros) foi o paulista Murilo Coletta, de 16 anos, que já foi finalista da Seletiva de Kart Petrobras no ano passado. Ele registrou o tempo de 49s210. Pedro Goulart foi o segundo (49s431) e Marcel Coletta, irmão de Murilo, o terceiro (49s538).

O veterano André Nicastro, que não pode mais concorrer às vagas em virtude da idade, mas já venceu a Copa Petrobras Sorriso Campeão três vezes no passado (2012, 13 e 14) e foi vice-campeão em 2015, ficou em quarto (49s609), seguido por Juan Belisairio (49s840) e Arthur Leist (49s848). Quinze kartistas participaram do treino, entre eles o atual campeão da Seletiva, Vinícius Paparelli, quer por já ter conquistado o prêmio não pode mais concorrer à vaga. O piloto ficou com o oitavo tempo.

“A etapa classificatória em São Paulo normalmente é bastante disputada, porque atrai gente do Brasil inteiro e isso eleva o nível técnico da Seletiva de Kart Petrobras. Tenho certeza de que teremos uma boa briga e vamos sair de Interlagos com mais três fortes candidatos”, comentou Binho Carcasci, organizador do evento.

Projeto Sorriso Campeão
A etapa na pista paulista também marca a realização da 14ª edição do projeto Sorriso Campeão. Por meio da ação social, cada piloto participante poderá indicar dois mecânicos da sua equipe para receber por um ano tratamento odontológico gratuito. Os mecânicos ainda terão direito a inscrever suas mulheres e filhos (até 12 anos) no projeto. A ação, uma iniciativa dos organizadores da Seletiva de Kart Petrobras, é apoiada pela Petrobras, MG Pneus e pela dentista Ligia Martins Xavier e realiza, em média, 120 atendimentos a cada ano. Já são mais de 1600 atendimentos nestes 14 anos.

Após a disputa em Interlagos, a Seletiva segue para Cascavel, no Paraná, palco da Copa do Brasil de Kart no dia 15 de outubro, e Teresina, no Piauí, que receberá a etapa final no dia 29 de outubro dentro da Copa Norte de Kart. A decisão está programada para o início de novembro, com local ainda a ser definido.

A programação em Interlagos:

Sábado, dia 24
12h00 – Tomada de Tempos
13h20 – Largada Corrida 1 (a segunda bateria será na sequência do evento, durante a tarde)

Os pilotos já classificados:
Gabriel Paturle (MG), 16 anos
Matheus Tonussi (MG), 15 anos
Gustavo Zwetkoff (MG), 16 anos

Confira o calendário da 18ª edição da Seletiva de Kart Petrobras: *

Fase Classificatória
10 de setembro – 1ª etapa (Taça Minas Gerais de Kart) – Vespasiano (MG)
24 de setembro – 2ª etapa – Copa Petrobras Sorriso Campeão (Copa São Paulo Light de Kart) – Interlagos (SP)
15 de outubro – 3ª etapa (Copa Brasil de Kart) – Cascavel (PR)
29 de outubro – 4ª etapa (Copa Norte de Kart) – Teresina (PI)

Final
Novembro – data e local a serem confirmados

* Sujeito a alterações

Seletiva de Kart Petrobras – Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras, a Seletiva tem, em média, aproximadamente 110 pilotos tentando a vaga na final. Em 17 anos, mais de 200 já estiveram na briga pelo título.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contempla três competidores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training. A premiação total – somando todas as ações – chega a aproximadamente 300 mil reais. O campeão recebe 70 mil reais em dinheiro e o vice-campeão 6 mil.

Os finalistas disputam o título com chassis fornecidos pela fabricante Bravar.

Mais informações: www.seletivadekartpetrobras.com.br

Informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Tel. 11 4116.5509
fernanda@fgcom.com.br /beatriz@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br